Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Cristiane de Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95957
Resumo: A crescente inserção das tecnologias digitais à vida cotidiana ocasiona mudanças em diversos campos da atividade humana. A utilização de ferramentas digitais alcança as práticas sociais de leitura e de escrita, fazendo com o que processo de letramento ganhe novas dimensões. Entende-se que se fazem necessárias transformações também no processo de ensino e aprendizagem, exigindo o planejamento de estratégias pedagógicas desafiadoras que incorporem os recursos do meio digital e que atraiam e envolvam os alunos em uma participação ativa. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é Investigar como um agente pedagógico animado pode contribuir no processo de letramento de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em uma estratégia pedagógica para apoio à escrita. Letramento, agentes pedagógicos animados e engajamento são conceitos centrais da perspectiva teórica na qual a pesquisa está ancorada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em educação. Mais especificamente, trata-se de um estudo de caso, envolvendo um grupo de três estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental de nove anos. A metodologia proposta incluiu o desenvolvimento de uma estratégia pedagógica de letramento e optou-se pela técnica de observação participante como principal instrumento para a coleta de dados. Entrevistas semiestruturadas complementaram os resultados. As análises evidenciaram que o emprego de agentes pedagógicos animados favoreceu a ampliação de habilidades e competências que o processo de letramento infantil abrange. Entende-se também que a utilização destes agentes pode contribuir para o engajamento dos alunos – nos níveis comportamental, emocional e cognitivo – em estratégias pedagógicas, favorecendo o progresso em diferentes dimensões que o letramento envolve.
id UFRGS-2_14ffc91cf895a6c2ea4bab8b559c12df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95957
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abreu, Cristiane de SouzaReategui, Eliseo Berni2014-06-03T02:03:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95957000912397A crescente inserção das tecnologias digitais à vida cotidiana ocasiona mudanças em diversos campos da atividade humana. A utilização de ferramentas digitais alcança as práticas sociais de leitura e de escrita, fazendo com o que processo de letramento ganhe novas dimensões. Entende-se que se fazem necessárias transformações também no processo de ensino e aprendizagem, exigindo o planejamento de estratégias pedagógicas desafiadoras que incorporem os recursos do meio digital e que atraiam e envolvam os alunos em uma participação ativa. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é Investigar como um agente pedagógico animado pode contribuir no processo de letramento de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em uma estratégia pedagógica para apoio à escrita. Letramento, agentes pedagógicos animados e engajamento são conceitos centrais da perspectiva teórica na qual a pesquisa está ancorada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em educação. Mais especificamente, trata-se de um estudo de caso, envolvendo um grupo de três estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental de nove anos. A metodologia proposta incluiu o desenvolvimento de uma estratégia pedagógica de letramento e optou-se pela técnica de observação participante como principal instrumento para a coleta de dados. Entrevistas semiestruturadas complementaram os resultados. As análises evidenciaram que o emprego de agentes pedagógicos animados favoreceu a ampliação de habilidades e competências que o processo de letramento infantil abrange. Entende-se também que a utilização destes agentes pode contribuir para o engajamento dos alunos – nos níveis comportamental, emocional e cognitivo – em estratégias pedagógicas, favorecendo o progresso em diferentes dimensões que o letramento envolve.application/pdfporLetramentoEnsino fundamentalUm estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912397.pdf000912397.pdfTexto completoapplication/pdf1215749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95957/1/000912397.pdf6c11ca841fff4707054c5d2778782c10MD51TEXT000912397.pdf.txt000912397.pdf.txtExtracted Texttext/plain92458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95957/2/000912397.pdf.txt889699b3131a6290e4c48b2053de52afMD52THUMBNAIL000912397.pdf.jpg000912397.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95957/3/000912397.pdf.jpg933bd6d8263d43e4e6c2b9fdaa696e60MD5310183/959572018-10-15 09:17:26.361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95957Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:17:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento
title Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento
spellingShingle Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento
Abreu, Cristiane de Souza
Letramento
Ensino fundamental
title_short Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento
title_full Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento
title_fullStr Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento
title_full_unstemmed Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento
title_sort Um estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramento
author Abreu, Cristiane de Souza
author_facet Abreu, Cristiane de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Cristiane de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Ensino fundamental
topic Letramento
Ensino fundamental
description A crescente inserção das tecnologias digitais à vida cotidiana ocasiona mudanças em diversos campos da atividade humana. A utilização de ferramentas digitais alcança as práticas sociais de leitura e de escrita, fazendo com o que processo de letramento ganhe novas dimensões. Entende-se que se fazem necessárias transformações também no processo de ensino e aprendizagem, exigindo o planejamento de estratégias pedagógicas desafiadoras que incorporem os recursos do meio digital e que atraiam e envolvam os alunos em uma participação ativa. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é Investigar como um agente pedagógico animado pode contribuir no processo de letramento de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em uma estratégia pedagógica para apoio à escrita. Letramento, agentes pedagógicos animados e engajamento são conceitos centrais da perspectiva teórica na qual a pesquisa está ancorada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em educação. Mais especificamente, trata-se de um estudo de caso, envolvendo um grupo de três estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental de nove anos. A metodologia proposta incluiu o desenvolvimento de uma estratégia pedagógica de letramento e optou-se pela técnica de observação participante como principal instrumento para a coleta de dados. Entrevistas semiestruturadas complementaram os resultados. As análises evidenciaram que o emprego de agentes pedagógicos animados favoreceu a ampliação de habilidades e competências que o processo de letramento infantil abrange. Entende-se também que a utilização destes agentes pode contribuir para o engajamento dos alunos – nos níveis comportamental, emocional e cognitivo – em estratégias pedagógicas, favorecendo o progresso em diferentes dimensões que o letramento envolve.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95957
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912397
url http://hdl.handle.net/10183/95957
identifier_str_mv 000912397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95957/1/000912397.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95957/2/000912397.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95957/3/000912397.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c11ca841fff4707054c5d2778782c10
889699b3131a6290e4c48b2053de52af
933bd6d8263d43e4e6c2b9fdaa696e60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127209279488