ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura , Natália
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fonseca, Neusa Esméria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223
Resumo: Introdução: A alfabetização e letramento fazem parte da formação educacional de todas as pessoas. A esse respeito muitos estudos e pesquisas sobre o tema tem sido realizado. A partir da década de 1980, no Brasil, a perspectiva do letramento ganhou espaço no cenário educacional, uma vez que a habilidade de codificar e decodificar palavras e até mesmo a escrita de textos, de forma mecânica e descontextualizada não atendia às demandas sociais. Nesse contexto, pesquisadores, teóricos e especialistas da área buscam ressignificar o conceito de alfabetização e letramento. Isso ocorreu devido ao fato de   que durante muito tempo uma pessoa sabia ler e escrever, ainda que em um nível rudimentar era tida como alfabetizada. Desse modo, a alfabetização poderia ser definida como o processo de codificação e decodificação de letras, palavras e textos.   Assim, faz-se necessário ampliar a compreensão do conceito de alfabetização e letramento, principalmente, no início da educação básica, os anos iniciais do ensino fundamental. Objetivo: Diante dos fatos apresentados, esse estudo teve por objetivo refletir sobre a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Compreender a importância da alfabetização e letramento na formação do cidadão. Metodologia: Metodologicamente recorreu-se à revisão bibliográfica, base de dados Google acadêmico, Scielo, Biblioteca virtual, através do diálogo com os teóricos da área. Considerações: O estudo possibilitou-nos concluir que mesmo sendo processos distintos, alfabetização e letramento devem ser trabalhados de forma integrada de modo a possibilitar ao estudante, não apenas a aprendizagem do código linguístico, mas também sua compreensão e utilização nas diversas situações de interação social. A alfabetização e o letramento são questões bastante relevantes no processo educacional nos anos iniciais do ensino fundamental e podem contribuir para que a escola cumpra a sua função social.
id INDEP-1_49b679086ca21d10f91cea571193430b
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/223
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALAlfabetizaçãoLetramentoEnsino FundamentalIntrodução: A alfabetização e letramento fazem parte da formação educacional de todas as pessoas. A esse respeito muitos estudos e pesquisas sobre o tema tem sido realizado. A partir da década de 1980, no Brasil, a perspectiva do letramento ganhou espaço no cenário educacional, uma vez que a habilidade de codificar e decodificar palavras e até mesmo a escrita de textos, de forma mecânica e descontextualizada não atendia às demandas sociais. Nesse contexto, pesquisadores, teóricos e especialistas da área buscam ressignificar o conceito de alfabetização e letramento. Isso ocorreu devido ao fato de   que durante muito tempo uma pessoa sabia ler e escrever, ainda que em um nível rudimentar era tida como alfabetizada. Desse modo, a alfabetização poderia ser definida como o processo de codificação e decodificação de letras, palavras e textos.   Assim, faz-se necessário ampliar a compreensão do conceito de alfabetização e letramento, principalmente, no início da educação básica, os anos iniciais do ensino fundamental. Objetivo: Diante dos fatos apresentados, esse estudo teve por objetivo refletir sobre a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Compreender a importância da alfabetização e letramento na formação do cidadão. Metodologia: Metodologicamente recorreu-se à revisão bibliográfica, base de dados Google acadêmico, Scielo, Biblioteca virtual, através do diálogo com os teóricos da área. Considerações: O estudo possibilitou-nos concluir que mesmo sendo processos distintos, alfabetização e letramento devem ser trabalhados de forma integrada de modo a possibilitar ao estudante, não apenas a aprendizagem do código linguístico, mas também sua compreensão e utilização nas diversas situações de interação social. A alfabetização e o letramento são questões bastante relevantes no processo educacional nos anos iniciais do ensino fundamental e podem contribuir para que a escola cumpra a sua função social.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-10Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-10Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-102675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223/162Copyright (c) 2022 Natália Boaventura , Neusa Esméria da Silva Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoaventura , Natália Fonseca, Neusa Esméria da Silva 2023-08-01T03:32:07Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/223Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:07Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Boaventura , Natália
Alfabetização
Letramento
Ensino Fundamental
title_short ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Boaventura , Natália
author_facet Boaventura , Natália
Fonseca, Neusa Esméria da Silva
author_role author
author2 Fonseca, Neusa Esméria da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaventura , Natália
Fonseca, Neusa Esméria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Ensino Fundamental
topic Alfabetização
Letramento
Ensino Fundamental
description Introdução: A alfabetização e letramento fazem parte da formação educacional de todas as pessoas. A esse respeito muitos estudos e pesquisas sobre o tema tem sido realizado. A partir da década de 1980, no Brasil, a perspectiva do letramento ganhou espaço no cenário educacional, uma vez que a habilidade de codificar e decodificar palavras e até mesmo a escrita de textos, de forma mecânica e descontextualizada não atendia às demandas sociais. Nesse contexto, pesquisadores, teóricos e especialistas da área buscam ressignificar o conceito de alfabetização e letramento. Isso ocorreu devido ao fato de   que durante muito tempo uma pessoa sabia ler e escrever, ainda que em um nível rudimentar era tida como alfabetizada. Desse modo, a alfabetização poderia ser definida como o processo de codificação e decodificação de letras, palavras e textos.   Assim, faz-se necessário ampliar a compreensão do conceito de alfabetização e letramento, principalmente, no início da educação básica, os anos iniciais do ensino fundamental. Objetivo: Diante dos fatos apresentados, esse estudo teve por objetivo refletir sobre a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Compreender a importância da alfabetização e letramento na formação do cidadão. Metodologia: Metodologicamente recorreu-se à revisão bibliográfica, base de dados Google acadêmico, Scielo, Biblioteca virtual, através do diálogo com os teóricos da área. Considerações: O estudo possibilitou-nos concluir que mesmo sendo processos distintos, alfabetização e letramento devem ser trabalhados de forma integrada de modo a possibilitar ao estudante, não apenas a aprendizagem do código linguístico, mas também sua compreensão e utilização nas diversas situações de interação social. A alfabetização e o letramento são questões bastante relevantes no processo educacional nos anos iniciais do ensino fundamental e podem contribuir para que a escola cumpra a sua função social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223/162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Natália Boaventura , Neusa Esméria da Silva Fonseca
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Natália Boaventura , Neusa Esméria da Silva Fonseca
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-10
Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-10
Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-10
2675-2999
27363//v2S1
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042484541390848