ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223 |
Resumo: | Introdução: A alfabetização e letramento fazem parte da formação educacional de todas as pessoas. A esse respeito muitos estudos e pesquisas sobre o tema tem sido realizado. A partir da década de 1980, no Brasil, a perspectiva do letramento ganhou espaço no cenário educacional, uma vez que a habilidade de codificar e decodificar palavras e até mesmo a escrita de textos, de forma mecânica e descontextualizada não atendia às demandas sociais. Nesse contexto, pesquisadores, teóricos e especialistas da área buscam ressignificar o conceito de alfabetização e letramento. Isso ocorreu devido ao fato de que durante muito tempo uma pessoa sabia ler e escrever, ainda que em um nível rudimentar era tida como alfabetizada. Desse modo, a alfabetização poderia ser definida como o processo de codificação e decodificação de letras, palavras e textos. Assim, faz-se necessário ampliar a compreensão do conceito de alfabetização e letramento, principalmente, no início da educação básica, os anos iniciais do ensino fundamental. Objetivo: Diante dos fatos apresentados, esse estudo teve por objetivo refletir sobre a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Compreender a importância da alfabetização e letramento na formação do cidadão. Metodologia: Metodologicamente recorreu-se à revisão bibliográfica, base de dados Google acadêmico, Scielo, Biblioteca virtual, através do diálogo com os teóricos da área. Considerações: O estudo possibilitou-nos concluir que mesmo sendo processos distintos, alfabetização e letramento devem ser trabalhados de forma integrada de modo a possibilitar ao estudante, não apenas a aprendizagem do código linguístico, mas também sua compreensão e utilização nas diversas situações de interação social. A alfabetização e o letramento são questões bastante relevantes no processo educacional nos anos iniciais do ensino fundamental e podem contribuir para que a escola cumpra a sua função social. |
id |
INDEP-1_49b679086ca21d10f91cea571193430b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/223 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALAlfabetizaçãoLetramentoEnsino FundamentalIntrodução: A alfabetização e letramento fazem parte da formação educacional de todas as pessoas. A esse respeito muitos estudos e pesquisas sobre o tema tem sido realizado. A partir da década de 1980, no Brasil, a perspectiva do letramento ganhou espaço no cenário educacional, uma vez que a habilidade de codificar e decodificar palavras e até mesmo a escrita de textos, de forma mecânica e descontextualizada não atendia às demandas sociais. Nesse contexto, pesquisadores, teóricos e especialistas da área buscam ressignificar o conceito de alfabetização e letramento. Isso ocorreu devido ao fato de que durante muito tempo uma pessoa sabia ler e escrever, ainda que em um nível rudimentar era tida como alfabetizada. Desse modo, a alfabetização poderia ser definida como o processo de codificação e decodificação de letras, palavras e textos. Assim, faz-se necessário ampliar a compreensão do conceito de alfabetização e letramento, principalmente, no início da educação básica, os anos iniciais do ensino fundamental. Objetivo: Diante dos fatos apresentados, esse estudo teve por objetivo refletir sobre a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Compreender a importância da alfabetização e letramento na formação do cidadão. Metodologia: Metodologicamente recorreu-se à revisão bibliográfica, base de dados Google acadêmico, Scielo, Biblioteca virtual, através do diálogo com os teóricos da área. Considerações: O estudo possibilitou-nos concluir que mesmo sendo processos distintos, alfabetização e letramento devem ser trabalhados de forma integrada de modo a possibilitar ao estudante, não apenas a aprendizagem do código linguístico, mas também sua compreensão e utilização nas diversas situações de interação social. A alfabetização e o letramento são questões bastante relevantes no processo educacional nos anos iniciais do ensino fundamental e podem contribuir para que a escola cumpra a sua função social.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-10Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-10Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-102675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223/162Copyright (c) 2022 Natália Boaventura , Neusa Esméria da Silva Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoaventura , Natália Fonseca, Neusa Esméria da Silva 2023-08-01T03:32:07Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/223Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:07Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Boaventura , Natália Alfabetização Letramento Ensino Fundamental |
title_short |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Boaventura , Natália |
author_facet |
Boaventura , Natália Fonseca, Neusa Esméria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Neusa Esméria da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boaventura , Natália Fonseca, Neusa Esméria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Ensino Fundamental |
topic |
Alfabetização Letramento Ensino Fundamental |
description |
Introdução: A alfabetização e letramento fazem parte da formação educacional de todas as pessoas. A esse respeito muitos estudos e pesquisas sobre o tema tem sido realizado. A partir da década de 1980, no Brasil, a perspectiva do letramento ganhou espaço no cenário educacional, uma vez que a habilidade de codificar e decodificar palavras e até mesmo a escrita de textos, de forma mecânica e descontextualizada não atendia às demandas sociais. Nesse contexto, pesquisadores, teóricos e especialistas da área buscam ressignificar o conceito de alfabetização e letramento. Isso ocorreu devido ao fato de que durante muito tempo uma pessoa sabia ler e escrever, ainda que em um nível rudimentar era tida como alfabetizada. Desse modo, a alfabetização poderia ser definida como o processo de codificação e decodificação de letras, palavras e textos. Assim, faz-se necessário ampliar a compreensão do conceito de alfabetização e letramento, principalmente, no início da educação básica, os anos iniciais do ensino fundamental. Objetivo: Diante dos fatos apresentados, esse estudo teve por objetivo refletir sobre a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Compreender a importância da alfabetização e letramento na formação do cidadão. Metodologia: Metodologicamente recorreu-se à revisão bibliográfica, base de dados Google acadêmico, Scielo, Biblioteca virtual, através do diálogo com os teóricos da área. Considerações: O estudo possibilitou-nos concluir que mesmo sendo processos distintos, alfabetização e letramento devem ser trabalhados de forma integrada de modo a possibilitar ao estudante, não apenas a aprendizagem do código linguístico, mas também sua compreensão e utilização nas diversas situações de interação social. A alfabetização e o letramento são questões bastante relevantes no processo educacional nos anos iniciais do ensino fundamental e podem contribuir para que a escola cumpra a sua função social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/223/162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Natália Boaventura , Neusa Esméria da Silva Fonseca https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Natália Boaventura , Neusa Esméria da Silva Fonseca https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-10 Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-10 Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 10-10 2675-2999 27363//v2S1 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1797042484541390848 |