Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniele Vargas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Stormowski, Vandoir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232174
Resumo: Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito de um programa de pós graduação que analisa as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.
id UFRGS-2_1501c87c64d7551843866190457c3790
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232174
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Daniele VargasStormowski, Vandoir2021-11-25T04:37:00Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/232174001132825Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito de um programa de pós graduação que analisa as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.This article presents a study developed as part of a postgraduate program that analyzes the contributions of the GeoGebra software in the spatial visualization process in Elementary School, through a didactic sequence that addresses activities involving rotation and surfaces of revolution. Six activities were developed and applied in six remote meetings with students from the 8th and 9th grade of elementary school at a private school in Porto Alegre. It is a qualitative research based on Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Records as well as the construction of the visualization process for Angel Gutiérrez. The analyzes signaled that, through the different records of representation involved and the visualization skills required in the context of GeoGebra, students presented advances in spatial visualization and understanding of the geometric concepts covered.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 574 - 583Geometria espacialGeometria : Ensino fundamentalGeoGebra : SoftwareVisualizaçãoRotaçãoRegistro de representação semióticaSpatial geometryGeoGebra classroomVisualizationRotationRegisters of semiotic representationVisualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebraSpatial visualization in Elementary School : rotations in GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132825.pdf.txt001132825.pdf.txtExtracted Texttext/plain34488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232174/2/001132825.pdf.txt859d39d04d6476b15d6b2292725c949eMD52ORIGINAL001132825.pdfTexto completoapplication/pdf2024061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232174/1/001132825.pdf15e8259d633a9e02c31dd4a5a4ce9b7dMD5110183/2321742021-12-06 05:39:01.457887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232174Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Spatial visualization in Elementary School : rotations in GeoGebra
title Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra
spellingShingle Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra
Oliveira, Daniele Vargas
Geometria espacial
Geometria : Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Visualização
Rotação
Registro de representação semiótica
Spatial geometry
GeoGebra classroom
Visualization
Rotation
Registers of semiotic representation
title_short Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra
title_full Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra
title_fullStr Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra
title_full_unstemmed Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra
title_sort Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra
author Oliveira, Daniele Vargas
author_facet Oliveira, Daniele Vargas
Stormowski, Vandoir
author_role author
author2 Stormowski, Vandoir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniele Vargas
Stormowski, Vandoir
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria espacial
Geometria : Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Visualização
Rotação
Registro de representação semiótica
topic Geometria espacial
Geometria : Ensino fundamental
GeoGebra : Software
Visualização
Rotação
Registro de representação semiótica
Spatial geometry
GeoGebra classroom
Visualization
Rotation
Registers of semiotic representation
dc.subject.eng.fl_str_mv Spatial geometry
GeoGebra classroom
Visualization
Rotation
Registers of semiotic representation
description Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito de um programa de pós graduação que analisa as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-25T04:37:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232174
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132825
identifier_str_mv 1679-1916
001132825
url http://hdl.handle.net/10183/232174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 574 - 583
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232174/2/001132825.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232174/1/001132825.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 859d39d04d6476b15d6b2292725c949e
15e8259d633a9e02c31dd4a5a4ce9b7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447775246024704