Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232174 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito de um programa de pós graduação que analisa as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados. |
id |
UFRGS-2_1501c87c64d7551843866190457c3790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232174 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Daniele VargasStormowski, Vandoir2021-11-25T04:37:00Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/232174001132825Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito de um programa de pós graduação que analisa as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.This article presents a study developed as part of a postgraduate program that analyzes the contributions of the GeoGebra software in the spatial visualization process in Elementary School, through a didactic sequence that addresses activities involving rotation and surfaces of revolution. Six activities were developed and applied in six remote meetings with students from the 8th and 9th grade of elementary school at a private school in Porto Alegre. It is a qualitative research based on Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Records as well as the construction of the visualization process for Angel Gutiérrez. The analyzes signaled that, through the different records of representation involved and the visualization skills required in the context of GeoGebra, students presented advances in spatial visualization and understanding of the geometric concepts covered.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 574 - 583Geometria espacialGeometria : Ensino fundamentalGeoGebra : SoftwareVisualizaçãoRotaçãoRegistro de representação semióticaSpatial geometryGeoGebra classroomVisualizationRotationRegisters of semiotic representationVisualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebraSpatial visualization in Elementary School : rotations in GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132825.pdf.txt001132825.pdf.txtExtracted Texttext/plain34488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232174/2/001132825.pdf.txt859d39d04d6476b15d6b2292725c949eMD52ORIGINAL001132825.pdfTexto completoapplication/pdf2024061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232174/1/001132825.pdf15e8259d633a9e02c31dd4a5a4ce9b7dMD5110183/2321742021-12-06 05:39:01.457887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232174Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Spatial visualization in Elementary School : rotations in GeoGebra |
title |
Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra |
spellingShingle |
Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra Oliveira, Daniele Vargas Geometria espacial Geometria : Ensino fundamental GeoGebra : Software Visualização Rotação Registro de representação semiótica Spatial geometry GeoGebra classroom Visualization Rotation Registers of semiotic representation |
title_short |
Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra |
title_full |
Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra |
title_fullStr |
Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra |
title_sort |
Visualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebra |
author |
Oliveira, Daniele Vargas |
author_facet |
Oliveira, Daniele Vargas Stormowski, Vandoir |
author_role |
author |
author2 |
Stormowski, Vandoir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniele Vargas Stormowski, Vandoir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria espacial Geometria : Ensino fundamental GeoGebra : Software Visualização Rotação Registro de representação semiótica |
topic |
Geometria espacial Geometria : Ensino fundamental GeoGebra : Software Visualização Rotação Registro de representação semiótica Spatial geometry GeoGebra classroom Visualization Rotation Registers of semiotic representation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Spatial geometry GeoGebra classroom Visualization Rotation Registers of semiotic representation |
description |
Este artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito de um programa de pós graduação que analisa as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-25T04:37:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232174 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132825 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001132825 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 574 - 583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232174/2/001132825.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232174/1/001132825.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
859d39d04d6476b15d6b2292725c949e 15e8259d633a9e02c31dd4a5a4ce9b7d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447775246024704 |