O processo de construção da sequência didática La vida universitaria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259505 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade apresentar a descrição e a reflexão oriundas do processo de elaboração e da aplicação da sequência didática (SD) La Vida Universitaria, para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O material foi criado com o propósito de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por esse público. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, multiletramentos e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material, seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de multiletramentos. |
id |
UFRGS-2_150db0afe9cab4cdef92c7b11f32058f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259505 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Welp, Anamaria Kurtz de SouzaAlves, Leonardo Teixeira Madrid2023-06-27T03:32:23Z20192317-3475http://hdl.handle.net/10183/259505001168800Este artigo tem como finalidade apresentar a descrição e a reflexão oriundas do processo de elaboração e da aplicação da sequência didática (SD) La Vida Universitaria, para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O material foi criado com o propósito de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por esse público. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, multiletramentos e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material, seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de multiletramentos.This paper presents the description and reflection on the production and teaching of the didactic sequence (DS) La Vida Universitaria, for the Spanish I course of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Languages and Arts Program. The material was created as a way to offer learning opportunities based on relevant topics for university students and to provide significant interactions from discursive genres that circulate in the social practices performed by freshmen. The article begins by presenting the methodology used in the construction of the DS and the theoretical framework that supported its production: discourse genres, multiliteracies and task-based learning. Subsequently, the composition of the material is described followed by the final products prepared by the students. As a result, it was verified that the engagement of the group of Spanish I students in the first semester of the UFRGS Languages and Arts Program was evidenced by the texts produced. Students’ final productions displayed the use of language to do things in the world, reflecting the very definition of multiliteracies.application/pdfpor(Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 13, n. 26 (2019), p. 102-118Sequência didáticaLíngua espanholaMultiletramentoEnsino de língua estrangeira (espanhol)Língua adicionalAdditional language teachingLiteracyUniversity lifeO processo de construção da sequência didática La vida universitariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168800.pdf.txt001168800.pdf.txtExtracted Texttext/plain37397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259505/2/001168800.pdf.txt26e06e1ddddb167d7a89a04834397a9aMD52ORIGINAL001168800.pdfTexto completoapplication/pdf571166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259505/1/001168800.pdf3c33df2e9631b3a1cb453ca79ac37089MD5110183/2595052023-06-28 03:28:19.220279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259505Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-28T06:28:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de construção da sequência didática La vida universitaria |
title |
O processo de construção da sequência didática La vida universitaria |
spellingShingle |
O processo de construção da sequência didática La vida universitaria Welp, Anamaria Kurtz de Souza Sequência didática Língua espanhola Multiletramento Ensino de língua estrangeira (espanhol) Língua adicional Additional language teaching Literacy University life |
title_short |
O processo de construção da sequência didática La vida universitaria |
title_full |
O processo de construção da sequência didática La vida universitaria |
title_fullStr |
O processo de construção da sequência didática La vida universitaria |
title_full_unstemmed |
O processo de construção da sequência didática La vida universitaria |
title_sort |
O processo de construção da sequência didática La vida universitaria |
author |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author_facet |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza Alves, Leonardo Teixeira Madrid |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Leonardo Teixeira Madrid |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza Alves, Leonardo Teixeira Madrid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Língua espanhola Multiletramento Ensino de língua estrangeira (espanhol) Língua adicional |
topic |
Sequência didática Língua espanhola Multiletramento Ensino de língua estrangeira (espanhol) Língua adicional Additional language teaching Literacy University life |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Additional language teaching Literacy University life |
description |
Este artigo tem como finalidade apresentar a descrição e a reflexão oriundas do processo de elaboração e da aplicação da sequência didática (SD) La Vida Universitaria, para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O material foi criado com o propósito de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por esse público. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, multiletramentos e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material, seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de multiletramentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-27T03:32:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259505 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-3475 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001168800 |
identifier_str_mv |
2317-3475 001168800 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
(Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 13, n. 26 (2019), p. 102-118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259505/2/001168800.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259505/1/001168800.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26e06e1ddddb167d7a89a04834397a9a 3c33df2e9631b3a1cb453ca79ac37089 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225090009923584 |