O processo de construção da sequência didática La vida universitaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, Leonardo Teixeira Madrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259505
Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar a descrição e a reflexão oriundas do processo de elaboração e da aplicação da sequência didática (SD) La Vida Universitaria, para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O material foi criado com o propósito de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por esse público. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, multiletramentos e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material, seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de multiletramentos.
id UFRGS-2_150db0afe9cab4cdef92c7b11f32058f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259505
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Welp, Anamaria Kurtz de SouzaAlves, Leonardo Teixeira Madrid2023-06-27T03:32:23Z20192317-3475http://hdl.handle.net/10183/259505001168800Este artigo tem como finalidade apresentar a descrição e a reflexão oriundas do processo de elaboração e da aplicação da sequência didática (SD) La Vida Universitaria, para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O material foi criado com o propósito de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por esse público. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, multiletramentos e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material, seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de multiletramentos.This paper presents the description and reflection on the production and teaching of the didactic sequence (DS) La Vida Universitaria, for the Spanish I course of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Languages and Arts Program. The material was created as a way to offer learning opportunities based on relevant topics for university students and to provide significant interactions from discursive genres that circulate in the social practices performed by freshmen. The article begins by presenting the methodology used in the construction of the DS and the theoretical framework that supported its production: discourse genres, multiliteracies and task-based learning. Subsequently, the composition of the material is described followed by the final products prepared by the students. As a result, it was verified that the engagement of the group of Spanish I students in the first semester of the UFRGS Languages and Arts Program was evidenced by the texts produced. Students’ final productions displayed the use of language to do things in the world, reflecting the very definition of multiliteracies.application/pdfpor(Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 13, n. 26 (2019), p. 102-118Sequência didáticaLíngua espanholaMultiletramentoEnsino de língua estrangeira (espanhol)Língua adicionalAdditional language teachingLiteracyUniversity lifeO processo de construção da sequência didática La vida universitariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168800.pdf.txt001168800.pdf.txtExtracted Texttext/plain37397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259505/2/001168800.pdf.txt26e06e1ddddb167d7a89a04834397a9aMD52ORIGINAL001168800.pdfTexto completoapplication/pdf571166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259505/1/001168800.pdf3c33df2e9631b3a1cb453ca79ac37089MD5110183/2595052023-06-28 03:28:19.220279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259505Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-28T06:28:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de construção da sequência didática La vida universitaria
title O processo de construção da sequência didática La vida universitaria
spellingShingle O processo de construção da sequência didática La vida universitaria
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Sequência didática
Língua espanhola
Multiletramento
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Língua adicional
Additional language teaching
Literacy
University life
title_short O processo de construção da sequência didática La vida universitaria
title_full O processo de construção da sequência didática La vida universitaria
title_fullStr O processo de construção da sequência didática La vida universitaria
title_full_unstemmed O processo de construção da sequência didática La vida universitaria
title_sort O processo de construção da sequência didática La vida universitaria
author Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author_facet Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Alves, Leonardo Teixeira Madrid
author_role author
author2 Alves, Leonardo Teixeira Madrid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Alves, Leonardo Teixeira Madrid
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Língua espanhola
Multiletramento
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Língua adicional
topic Sequência didática
Língua espanhola
Multiletramento
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Língua adicional
Additional language teaching
Literacy
University life
dc.subject.eng.fl_str_mv Additional language teaching
Literacy
University life
description Este artigo tem como finalidade apresentar a descrição e a reflexão oriundas do processo de elaboração e da aplicação da sequência didática (SD) La Vida Universitaria, para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O material foi criado com o propósito de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por esse público. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, multiletramentos e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material, seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de multiletramentos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-27T03:32:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259505
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-3475
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168800
identifier_str_mv 2317-3475
001168800
url http://hdl.handle.net/10183/259505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv (Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 13, n. 26 (2019), p. 102-118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259505/2/001168800.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259505/1/001168800.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26e06e1ddddb167d7a89a04834397a9a
3c33df2e9631b3a1cb453ca79ac37089
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225090009923584