Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Mattos Petrucci da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242280
Resumo: Neste projeto de Graduação em Música Popular, desenvolvi uma investigação sobre o meu processo de composição musical, analisando-o por meio da gravação de um EP (Extended Play) chamado miralejos, que contém as quatro canções autorais que sulearam a pesquisa de todos os parâmetros musicais e extramusicais apresentados. No capítulo introdutório, autobiográfico, escrevi sobre a minha trajetória na música, fazendo um panorama dos primeiros contatos com aulas e com a aprendizagem de instrumentos musicais, até chegar à proposta deste trabalho. Dediquei o segundo capítulo apenas para traçar interseções entre o meu material musical autoral e parte dos materiais musicais e literários das referências artísticas mais fundamentais no meu processo de criação até o momento presente, no ano de 2022, contemplando musicistas como Milton Nascimento, Vitor Ramil, Fito Paez, Pedro Aznar e Esperanza Spalding e, também, a poeta Marília Kosby. O terceiro capítulo deste memorial objetiva explicar e analisar os processos de composição das quatro canções apresentadas neste trabalho. Nesse sentido, o capítulo, mais especificamente, aborda os referenciais literários, as letras, as melodias, as harmonias, os timbres e outras similaridades com a obra dos seis artistas elencados; como também as confluências do EP com alguns gêneros musicais – como o tango e a chacarera –, e, sobretudo, o processo de transposição do poema à canção que dele é presente. O recorte comparativo entre essas produções que me inspiram e a minha própria produção se deu por meio do próprio processo composicional desse EP e das reflexões sobre ele.
id UFRGS-2_151912a7439c7b5eb98da1097d8adbc2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242280
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rafael Mattos Petrucci daPrass, Luciana2022-07-12T04:50:20Z2022http://hdl.handle.net/10183/242280001145002Neste projeto de Graduação em Música Popular, desenvolvi uma investigação sobre o meu processo de composição musical, analisando-o por meio da gravação de um EP (Extended Play) chamado miralejos, que contém as quatro canções autorais que sulearam a pesquisa de todos os parâmetros musicais e extramusicais apresentados. No capítulo introdutório, autobiográfico, escrevi sobre a minha trajetória na música, fazendo um panorama dos primeiros contatos com aulas e com a aprendizagem de instrumentos musicais, até chegar à proposta deste trabalho. Dediquei o segundo capítulo apenas para traçar interseções entre o meu material musical autoral e parte dos materiais musicais e literários das referências artísticas mais fundamentais no meu processo de criação até o momento presente, no ano de 2022, contemplando musicistas como Milton Nascimento, Vitor Ramil, Fito Paez, Pedro Aznar e Esperanza Spalding e, também, a poeta Marília Kosby. O terceiro capítulo deste memorial objetiva explicar e analisar os processos de composição das quatro canções apresentadas neste trabalho. Nesse sentido, o capítulo, mais especificamente, aborda os referenciais literários, as letras, as melodias, as harmonias, os timbres e outras similaridades com a obra dos seis artistas elencados; como também as confluências do EP com alguns gêneros musicais – como o tango e a chacarera –, e, sobretudo, o processo de transposição do poema à canção que dele é presente. O recorte comparativo entre essas produções que me inspiram e a minha própria produção se deu por meio do próprio processo composicional desse EP e das reflexões sobre ele.In this undergraduate thesis in Popular Music, I developed an investigation on my musical composition process, analyzing it through the recording of an EP (Extended Play) called miralejos, containing the four original songs that guided the investigation of all musical and extramusical parameters herein approached. In the introductory chapter, which is autobiographical, I wrote about my trajectory in music, making an overview of my first contacts with music classes and learning musical instruments, until arriving at the proposal of the thesis. The second chapter is dedicated to tracing intersections between my original musical material and part of the musical and literary materials of the most fundamental artistic references to my creation process until the present moment, in the year 2022. It includes musicians such as Milton Nascimento, Vitor Ramil, Fito Paez, Pedro Aznar and Esperanza Spalding and also the poet Marília Kosby. The third chapter of this memorial aims to explain and analyze the composition processes of the four songs presented in the work. In this sense, the chapter, more specifically, addresses literary references, lyrics, melodies, harmonies, timbres and other similarities shared with the work of the six artists listed above; as well as the confluences of the EP with some musical genres – such as tango and chacarera – and, above all, the process of transposing poem to song that is present in it. The comparative cutout between these productions that inspire me and my own production took place through the compositional process of this EP and the reflections on it.application/pdfporCanção popularProcessos composicionais : MúsicaPopular musicComposition processesAesthetics of the coldCounter-hegemonic poetryProcessos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145002.pdf.txt001145002.pdf.txtExtracted Texttext/plain116809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242280/2/001145002.pdf.txtdacd78feb417360fdc62455ce4814ad6MD52ORIGINAL001145002.pdfTexto completoapplication/pdf7799635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242280/1/001145002.pdf3a73f9ed7e65630eee68b97e39ad60d3MD5110183/2422802022-07-13 04:53:54.050591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242280Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-13T07:53:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia
title Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia
spellingShingle Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia
Silva, Rafael Mattos Petrucci da
Canção popular
Processos composicionais : Música
Popular music
Composition processes
Aesthetics of the cold
Counter-hegemonic poetry
title_short Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia
title_full Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia
title_fullStr Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia
title_full_unstemmed Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia
title_sort Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia
author Silva, Rafael Mattos Petrucci da
author_facet Silva, Rafael Mattos Petrucci da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Mattos Petrucci da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prass, Luciana
contributor_str_mv Prass, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Canção popular
Processos composicionais : Música
topic Canção popular
Processos composicionais : Música
Popular music
Composition processes
Aesthetics of the cold
Counter-hegemonic poetry
dc.subject.eng.fl_str_mv Popular music
Composition processes
Aesthetics of the cold
Counter-hegemonic poetry
description Neste projeto de Graduação em Música Popular, desenvolvi uma investigação sobre o meu processo de composição musical, analisando-o por meio da gravação de um EP (Extended Play) chamado miralejos, que contém as quatro canções autorais que sulearam a pesquisa de todos os parâmetros musicais e extramusicais apresentados. No capítulo introdutório, autobiográfico, escrevi sobre a minha trajetória na música, fazendo um panorama dos primeiros contatos com aulas e com a aprendizagem de instrumentos musicais, até chegar à proposta deste trabalho. Dediquei o segundo capítulo apenas para traçar interseções entre o meu material musical autoral e parte dos materiais musicais e literários das referências artísticas mais fundamentais no meu processo de criação até o momento presente, no ano de 2022, contemplando musicistas como Milton Nascimento, Vitor Ramil, Fito Paez, Pedro Aznar e Esperanza Spalding e, também, a poeta Marília Kosby. O terceiro capítulo deste memorial objetiva explicar e analisar os processos de composição das quatro canções apresentadas neste trabalho. Nesse sentido, o capítulo, mais especificamente, aborda os referenciais literários, as letras, as melodias, as harmonias, os timbres e outras similaridades com a obra dos seis artistas elencados; como também as confluências do EP com alguns gêneros musicais – como o tango e a chacarera –, e, sobretudo, o processo de transposição do poema à canção que dele é presente. O recorte comparativo entre essas produções que me inspiram e a minha própria produção se deu por meio do próprio processo composicional desse EP e das reflexões sobre ele.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T04:50:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242280
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145002
url http://hdl.handle.net/10183/242280
identifier_str_mv 001145002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242280/2/001145002.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242280/1/001145002.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dacd78feb417360fdc62455ce4814ad6
3a73f9ed7e65630eee68b97e39ad60d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224637580836864