Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242280 |
Resumo: | Neste projeto de Graduação em Música Popular, desenvolvi uma investigação sobre o meu processo de composição musical, analisando-o por meio da gravação de um EP (Extended Play) chamado miralejos, que contém as quatro canções autorais que sulearam a pesquisa de todos os parâmetros musicais e extramusicais apresentados. No capítulo introdutório, autobiográfico, escrevi sobre a minha trajetória na música, fazendo um panorama dos primeiros contatos com aulas e com a aprendizagem de instrumentos musicais, até chegar à proposta deste trabalho. Dediquei o segundo capítulo apenas para traçar interseções entre o meu material musical autoral e parte dos materiais musicais e literários das referências artísticas mais fundamentais no meu processo de criação até o momento presente, no ano de 2022, contemplando musicistas como Milton Nascimento, Vitor Ramil, Fito Paez, Pedro Aznar e Esperanza Spalding e, também, a poeta Marília Kosby. O terceiro capítulo deste memorial objetiva explicar e analisar os processos de composição das quatro canções apresentadas neste trabalho. Nesse sentido, o capítulo, mais especificamente, aborda os referenciais literários, as letras, as melodias, as harmonias, os timbres e outras similaridades com a obra dos seis artistas elencados; como também as confluências do EP com alguns gêneros musicais – como o tango e a chacarera –, e, sobretudo, o processo de transposição do poema à canção que dele é presente. O recorte comparativo entre essas produções que me inspiram e a minha própria produção se deu por meio do próprio processo composicional desse EP e das reflexões sobre ele. |
id |
UFRGS-2_151912a7439c7b5eb98da1097d8adbc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242280 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rafael Mattos Petrucci daPrass, Luciana2022-07-12T04:50:20Z2022http://hdl.handle.net/10183/242280001145002Neste projeto de Graduação em Música Popular, desenvolvi uma investigação sobre o meu processo de composição musical, analisando-o por meio da gravação de um EP (Extended Play) chamado miralejos, que contém as quatro canções autorais que sulearam a pesquisa de todos os parâmetros musicais e extramusicais apresentados. No capítulo introdutório, autobiográfico, escrevi sobre a minha trajetória na música, fazendo um panorama dos primeiros contatos com aulas e com a aprendizagem de instrumentos musicais, até chegar à proposta deste trabalho. Dediquei o segundo capítulo apenas para traçar interseções entre o meu material musical autoral e parte dos materiais musicais e literários das referências artísticas mais fundamentais no meu processo de criação até o momento presente, no ano de 2022, contemplando musicistas como Milton Nascimento, Vitor Ramil, Fito Paez, Pedro Aznar e Esperanza Spalding e, também, a poeta Marília Kosby. O terceiro capítulo deste memorial objetiva explicar e analisar os processos de composição das quatro canções apresentadas neste trabalho. Nesse sentido, o capítulo, mais especificamente, aborda os referenciais literários, as letras, as melodias, as harmonias, os timbres e outras similaridades com a obra dos seis artistas elencados; como também as confluências do EP com alguns gêneros musicais – como o tango e a chacarera –, e, sobretudo, o processo de transposição do poema à canção que dele é presente. O recorte comparativo entre essas produções que me inspiram e a minha própria produção se deu por meio do próprio processo composicional desse EP e das reflexões sobre ele.In this undergraduate thesis in Popular Music, I developed an investigation on my musical composition process, analyzing it through the recording of an EP (Extended Play) called miralejos, containing the four original songs that guided the investigation of all musical and extramusical parameters herein approached. In the introductory chapter, which is autobiographical, I wrote about my trajectory in music, making an overview of my first contacts with music classes and learning musical instruments, until arriving at the proposal of the thesis. The second chapter is dedicated to tracing intersections between my original musical material and part of the musical and literary materials of the most fundamental artistic references to my creation process until the present moment, in the year 2022. It includes musicians such as Milton Nascimento, Vitor Ramil, Fito Paez, Pedro Aznar and Esperanza Spalding and also the poet Marília Kosby. The third chapter of this memorial aims to explain and analyze the composition processes of the four songs presented in the work. In this sense, the chapter, more specifically, addresses literary references, lyrics, melodies, harmonies, timbres and other similarities shared with the work of the six artists listed above; as well as the confluences of the EP with some musical genres – such as tango and chacarera – and, above all, the process of transposing poem to song that is present in it. The comparative cutout between these productions that inspire me and my own production took place through the compositional process of this EP and the reflections on it.application/pdfporCanção popularProcessos composicionais : MúsicaPopular musicComposition processesAesthetics of the coldCounter-hegemonic poetryProcessos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145002.pdf.txt001145002.pdf.txtExtracted Texttext/plain116809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242280/2/001145002.pdf.txtdacd78feb417360fdc62455ce4814ad6MD52ORIGINAL001145002.pdfTexto completoapplication/pdf7799635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242280/1/001145002.pdf3a73f9ed7e65630eee68b97e39ad60d3MD5110183/2422802022-07-13 04:53:54.050591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242280Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-13T07:53:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia |
title |
Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia |
spellingShingle |
Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia Silva, Rafael Mattos Petrucci da Canção popular Processos composicionais : Música Popular music Composition processes Aesthetics of the cold Counter-hegemonic poetry |
title_short |
Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia |
title_full |
Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia |
title_fullStr |
Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia |
title_full_unstemmed |
Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia |
title_sort |
Processos de composição das canções do EP Miralejos : a análise dos materiais musicais e o cancionar de poesia |
author |
Silva, Rafael Mattos Petrucci da |
author_facet |
Silva, Rafael Mattos Petrucci da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafael Mattos Petrucci da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prass, Luciana |
contributor_str_mv |
Prass, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção popular Processos composicionais : Música |
topic |
Canção popular Processos composicionais : Música Popular music Composition processes Aesthetics of the cold Counter-hegemonic poetry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Popular music Composition processes Aesthetics of the cold Counter-hegemonic poetry |
description |
Neste projeto de Graduação em Música Popular, desenvolvi uma investigação sobre o meu processo de composição musical, analisando-o por meio da gravação de um EP (Extended Play) chamado miralejos, que contém as quatro canções autorais que sulearam a pesquisa de todos os parâmetros musicais e extramusicais apresentados. No capítulo introdutório, autobiográfico, escrevi sobre a minha trajetória na música, fazendo um panorama dos primeiros contatos com aulas e com a aprendizagem de instrumentos musicais, até chegar à proposta deste trabalho. Dediquei o segundo capítulo apenas para traçar interseções entre o meu material musical autoral e parte dos materiais musicais e literários das referências artísticas mais fundamentais no meu processo de criação até o momento presente, no ano de 2022, contemplando musicistas como Milton Nascimento, Vitor Ramil, Fito Paez, Pedro Aznar e Esperanza Spalding e, também, a poeta Marília Kosby. O terceiro capítulo deste memorial objetiva explicar e analisar os processos de composição das quatro canções apresentadas neste trabalho. Nesse sentido, o capítulo, mais especificamente, aborda os referenciais literários, as letras, as melodias, as harmonias, os timbres e outras similaridades com a obra dos seis artistas elencados; como também as confluências do EP com alguns gêneros musicais – como o tango e a chacarera –, e, sobretudo, o processo de transposição do poema à canção que dele é presente. O recorte comparativo entre essas produções que me inspiram e a minha própria produção se deu por meio do próprio processo composicional desse EP e das reflexões sobre ele. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-12T04:50:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/242280 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145002 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/242280 |
identifier_str_mv |
001145002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242280/2/001145002.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242280/1/001145002.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dacd78feb417360fdc62455ce4814ad6 3a73f9ed7e65630eee68b97e39ad60d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224637580836864 |