A literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Miguel Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253839
Resumo: Este estudo objetivou analisar a percepção de bibliotecários de escolas particulares acerca da importância da literatura homoafetiva infantil nos acervos de bibliotecas escolares. A fundamentação teórica se deu a partir de contribuições da Teoria das Representações sociais articulando a aspectos da Teoria QUEER. Para isso foram elencados quatro objetivos: (1) discutir sobre a importância da literatura homoafetiva para a constituição de uma sociedade diversa tendo como referência a teoria QUEER; (2) compreender a importância da literatura infantil homoafetiva como parte do acervo das bibliotecas escolares de ensino privado; (3) problematizar o quanto a ausência da literatura homoafetiva nos acervos de bibliotecas escolares implica em apagamento social das pessoas LGBTQIAP+ e (4) elucidar as representações sociais sobre a literatura homoafetiva infantil na perspectiva dos bibliotecários entrevistadas a luz do Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa foi de natureza básica, tendo uma abordagem qualitativa. A fonte de obtenção dos dados se fundamentou a partir de um questionário com 8 questões abertas relativas à compreensão do presente estudo. Para compreender os resultados obtidos, a análise foi realizada a luz do Discurso do Sujeito Coletivo de forma manual. Os resultados dos objetivos permitiram inferir que os Discursos dos Sujeitos Coletivos valorizam a importância da inclusão de literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares. A partir dos resultados, podemos concluir a necessidade de desconstruir a hegemonia da heteronormatividade que se perpetua ao longo do tempo a partir do desconhecimento dos profissionais de bibliotecas, imposta através de uma cultura que necessita ser rompida. Dessa forma, abordar o contexto da literatura homoafetiva através de obras infantis pode conferir diversidade ao acervo, permitindo que novas formas de amor sejam expressas e aceitas por gerações vindouras.
id UFRGS-2_151cd894d84e24a520267f1550f9330c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cury, Miguel HenriqueSousa, Rodrigo Silva Caxias de2023-01-18T05:02:41Z2022http://hdl.handle.net/10183/253839001157456Este estudo objetivou analisar a percepção de bibliotecários de escolas particulares acerca da importância da literatura homoafetiva infantil nos acervos de bibliotecas escolares. A fundamentação teórica se deu a partir de contribuições da Teoria das Representações sociais articulando a aspectos da Teoria QUEER. Para isso foram elencados quatro objetivos: (1) discutir sobre a importância da literatura homoafetiva para a constituição de uma sociedade diversa tendo como referência a teoria QUEER; (2) compreender a importância da literatura infantil homoafetiva como parte do acervo das bibliotecas escolares de ensino privado; (3) problematizar o quanto a ausência da literatura homoafetiva nos acervos de bibliotecas escolares implica em apagamento social das pessoas LGBTQIAP+ e (4) elucidar as representações sociais sobre a literatura homoafetiva infantil na perspectiva dos bibliotecários entrevistadas a luz do Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa foi de natureza básica, tendo uma abordagem qualitativa. A fonte de obtenção dos dados se fundamentou a partir de um questionário com 8 questões abertas relativas à compreensão do presente estudo. Para compreender os resultados obtidos, a análise foi realizada a luz do Discurso do Sujeito Coletivo de forma manual. Os resultados dos objetivos permitiram inferir que os Discursos dos Sujeitos Coletivos valorizam a importância da inclusão de literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares. A partir dos resultados, podemos concluir a necessidade de desconstruir a hegemonia da heteronormatividade que se perpetua ao longo do tempo a partir do desconhecimento dos profissionais de bibliotecas, imposta através de uma cultura que necessita ser rompida. Dessa forma, abordar o contexto da literatura homoafetiva através de obras infantis pode conferir diversidade ao acervo, permitindo que novas formas de amor sejam expressas e aceitas por gerações vindouras.This study aimed to analyze the perception of librarians from private schools about the importance of homoaffective children's literature in the collections of school libraries. The theoretical foundation was based on contributions from the Theory of Social Representations, articulating aspects of the QUEER Theory. For this, four objectives were listed: (1) to discuss the importance of homoaffective literature for the constitution of a diverse society with reference to the QUEER theory; (2) understand the importance of homoaffective children's literature as part of the collection of private school libraries; (3) to problematize how the absence of homoaffective literature in the collections of school libraries implies in the social erasure of LGBTQIAP+ people and (4) to elucidate the social representations of homoaffective children's literature from the perspective of the librarians interviewed in the light of the Collective Subject Discourse. The research was of a basic nature, having a qualitative approach. The source of data collection was based on a questionnaire with 8 open questions related to the understanding of the present study. To understand the results obtained, the analysis was performed manually in the light of the Collective Subject Discourse. The results of the objectives allowed us to infer that the Discourses of Collective Subjects value the importance of including homoaffective children's literature in the collection of school libraries. From the results, we can conclude the need to deconstruct the hegemony of heteronormativity that is perpetuated over time from the lack of knowledge of library professionals, imposed through a culture that needs to be broken. In this way, approaching the context of homoaffective literature through children's works can give diversity to the collection, allowing new forms of love to be expressed and accepted by future generations.application/pdfporLiteratura infantilEstudos de gêneroBibliotecárioChildren's literatureHomoaffectivitySocial representationsA literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157456.pdf.txt001157456.pdf.txtExtracted Texttext/plain147831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253839/2/001157456.pdf.txt754748af5786a6ffcaff09a05f5d5adaMD52ORIGINAL001157456.pdfTexto completoapplication/pdf1050881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253839/1/001157456.pdf173c7250df9f61bc1727bf7923e8aa39MD5110183/2538392023-01-19 06:02:27.456741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-19T08:02:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecários
title A literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecários
spellingShingle A literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecários
Cury, Miguel Henrique
Literatura infantil
Estudos de gênero
Bibliotecário
Children's literature
Homoaffectivity
Social representations
title_short A literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecários
title_full A literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecários
title_fullStr A literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecários
title_full_unstemmed A literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecários
title_sort A literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecários
author Cury, Miguel Henrique
author_facet Cury, Miguel Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cury, Miguel Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
contributor_str_mv Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Estudos de gênero
Bibliotecário
topic Literatura infantil
Estudos de gênero
Bibliotecário
Children's literature
Homoaffectivity
Social representations
dc.subject.eng.fl_str_mv Children's literature
Homoaffectivity
Social representations
description Este estudo objetivou analisar a percepção de bibliotecários de escolas particulares acerca da importância da literatura homoafetiva infantil nos acervos de bibliotecas escolares. A fundamentação teórica se deu a partir de contribuições da Teoria das Representações sociais articulando a aspectos da Teoria QUEER. Para isso foram elencados quatro objetivos: (1) discutir sobre a importância da literatura homoafetiva para a constituição de uma sociedade diversa tendo como referência a teoria QUEER; (2) compreender a importância da literatura infantil homoafetiva como parte do acervo das bibliotecas escolares de ensino privado; (3) problematizar o quanto a ausência da literatura homoafetiva nos acervos de bibliotecas escolares implica em apagamento social das pessoas LGBTQIAP+ e (4) elucidar as representações sociais sobre a literatura homoafetiva infantil na perspectiva dos bibliotecários entrevistadas a luz do Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa foi de natureza básica, tendo uma abordagem qualitativa. A fonte de obtenção dos dados se fundamentou a partir de um questionário com 8 questões abertas relativas à compreensão do presente estudo. Para compreender os resultados obtidos, a análise foi realizada a luz do Discurso do Sujeito Coletivo de forma manual. Os resultados dos objetivos permitiram inferir que os Discursos dos Sujeitos Coletivos valorizam a importância da inclusão de literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares. A partir dos resultados, podemos concluir a necessidade de desconstruir a hegemonia da heteronormatividade que se perpetua ao longo do tempo a partir do desconhecimento dos profissionais de bibliotecas, imposta através de uma cultura que necessita ser rompida. Dessa forma, abordar o contexto da literatura homoafetiva através de obras infantis pode conferir diversidade ao acervo, permitindo que novas formas de amor sejam expressas e aceitas por gerações vindouras.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-18T05:02:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253839
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157456
url http://hdl.handle.net/10183/253839
identifier_str_mv 001157456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253839/2/001157456.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253839/1/001157456.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 754748af5786a6ffcaff09a05f5d5ada
173c7250df9f61bc1727bf7923e8aa39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224649955082240