Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Arthur de Fraga
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273625
Resumo: Este trabalho foi construído com o intuito de propor melhorias e analisar a viabilidade de investimentos em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) do ponto de vista de uma Empresa Júnior (EJ) - que possui recursos limitados e objetivos únicos do ponto de vista estratégico (proporcionar a experiência de vivência organizacional para seus membros). Partindo desta questão, foi analisado o contexto de uma empresa júnior (PS Júnior - EJ vinculada à Escola de Administração da UFRGS), seus canais de conversão e o estado atual de seu site para então, a partir de diversas auditorias especializadas, identificar e propor ações para otimizar o potencial de tráfego e conversões do ponto de vista de SEO. Analisando o contexto histórico do site e compreendendo o nível dos problemas que reduzem a eficiência do mesmo, foi concluído que o site atual (https://psjuniorconsultoria.com) apresenta problemas críticos que restringem de maneira significativa sua rentabilidade como canal digital. A partir destes dados históricos, em conjunto com uma análise de demanda potencial, foi realizada uma projeção para compreender a viabilidade de investimentos de recursos no canal. A partir desta projeção, o presente estudo concluiu que mediante à diversas vantagens estratégicas advindas da otimização do site como canal digital, o canal de Busca Orgânica (canal central no que tange estratégias de SEO) torna-se um investimento consideravelmente interessante para a EJ analisada e potencialmente para demais Empresas Juniores que possuam estruturas similares às da PS Júnior.
id UFRGS-2_157941d70ed381b2dfdba2ebe1948f76
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273625
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Arthur de FragaNicolao, Leonardo2024-03-15T05:02:33Z2023http://hdl.handle.net/10183/273625001193865Este trabalho foi construído com o intuito de propor melhorias e analisar a viabilidade de investimentos em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) do ponto de vista de uma Empresa Júnior (EJ) - que possui recursos limitados e objetivos únicos do ponto de vista estratégico (proporcionar a experiência de vivência organizacional para seus membros). Partindo desta questão, foi analisado o contexto de uma empresa júnior (PS Júnior - EJ vinculada à Escola de Administração da UFRGS), seus canais de conversão e o estado atual de seu site para então, a partir de diversas auditorias especializadas, identificar e propor ações para otimizar o potencial de tráfego e conversões do ponto de vista de SEO. Analisando o contexto histórico do site e compreendendo o nível dos problemas que reduzem a eficiência do mesmo, foi concluído que o site atual (https://psjuniorconsultoria.com) apresenta problemas críticos que restringem de maneira significativa sua rentabilidade como canal digital. A partir destes dados históricos, em conjunto com uma análise de demanda potencial, foi realizada uma projeção para compreender a viabilidade de investimentos de recursos no canal. A partir desta projeção, o presente estudo concluiu que mediante à diversas vantagens estratégicas advindas da otimização do site como canal digital, o canal de Busca Orgânica (canal central no que tange estratégias de SEO) torna-se um investimento consideravelmente interessante para a EJ analisada e potencialmente para demais Empresas Juniores que possuam estruturas similares às da PS Júnior.This piece of work was made with the intent of proposing optimizations and analyzing the viability of Search Engine Optimization Strategies (SEO) from the perspective of a Junior Enterprise - which has limited resources and unique objectives from the strategic standpoint ( (provide organizational experience to its members). From this starting point, the context of a Junior Enterprise (PS Júnior - which is bound to UFRGS Business School) was analyzed, considering its conversion channels and the current status of its website to identify and propose actions and optimizations to improve the traffic and conversion potential of the website from the SEO perspective - using many different SEO specialized audit to fuel those recommendations. By analyzing the historical data of PS Júniors website and understanding the relevance of the problems that reduce its overall efficiency, it was concluded that the actual website (https://psjuniorconsultoria.com) presents critical issues that significantly restrict the rentability of its digital marketing channels. Using that historical data and crossing it with analysis regarding potential demand enabled the construction of a forecast in order to comprehend the viability of investing resources in the Organic Search channel (SEO strategies' main channel). Through that forecast, this study has concluded that, due to many strategic advantages derived from the optimization of the website as a digital marketing channel, the Organic Search channel is considerably interesting for the analyzed organization and potentially to other Junior Enterprises that present similar structures comparatively to PS Júnior.application/pdfporMarketing digitalEmpresa júniorCanais de comunicaçãoSites institucionaisJunior EnterpriseMarketingDigital marketingOrganic searchSearch Engine OptimizationProposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas junioresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193865.pdf.txt001193865.pdf.txtExtracted Texttext/plain163844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273625/2/001193865.pdf.txt8f378b66c72df1cbde16bf2290acfcc6MD52ORIGINAL001193865.pdfTexto completoapplication/pdf1553932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273625/1/001193865.pdf8087c586ad9a80ebdbeff33feb56f4a7MD5110183/2736252024-03-16 05:08:18.406876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273625Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-16T08:08:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores
title Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores
spellingShingle Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores
Rocha, Arthur de Fraga
Marketing digital
Empresa júnior
Canais de comunicação
Sites institucionais
Junior Enterprise
Marketing
Digital marketing
Organic search
Search Engine Optimization
title_short Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores
title_full Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores
title_fullStr Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores
title_full_unstemmed Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores
title_sort Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores
author Rocha, Arthur de Fraga
author_facet Rocha, Arthur de Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Arthur de Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolao, Leonardo
contributor_str_mv Nicolao, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Empresa júnior
Canais de comunicação
Sites institucionais
topic Marketing digital
Empresa júnior
Canais de comunicação
Sites institucionais
Junior Enterprise
Marketing
Digital marketing
Organic search
Search Engine Optimization
dc.subject.eng.fl_str_mv Junior Enterprise
Marketing
Digital marketing
Organic search
Search Engine Optimization
description Este trabalho foi construído com o intuito de propor melhorias e analisar a viabilidade de investimentos em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) do ponto de vista de uma Empresa Júnior (EJ) - que possui recursos limitados e objetivos únicos do ponto de vista estratégico (proporcionar a experiência de vivência organizacional para seus membros). Partindo desta questão, foi analisado o contexto de uma empresa júnior (PS Júnior - EJ vinculada à Escola de Administração da UFRGS), seus canais de conversão e o estado atual de seu site para então, a partir de diversas auditorias especializadas, identificar e propor ações para otimizar o potencial de tráfego e conversões do ponto de vista de SEO. Analisando o contexto histórico do site e compreendendo o nível dos problemas que reduzem a eficiência do mesmo, foi concluído que o site atual (https://psjuniorconsultoria.com) apresenta problemas críticos que restringem de maneira significativa sua rentabilidade como canal digital. A partir destes dados históricos, em conjunto com uma análise de demanda potencial, foi realizada uma projeção para compreender a viabilidade de investimentos de recursos no canal. A partir desta projeção, o presente estudo concluiu que mediante à diversas vantagens estratégicas advindas da otimização do site como canal digital, o canal de Busca Orgânica (canal central no que tange estratégias de SEO) torna-se um investimento consideravelmente interessante para a EJ analisada e potencialmente para demais Empresas Juniores que possuam estruturas similares às da PS Júnior.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-15T05:02:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193865
url http://hdl.handle.net/10183/273625
identifier_str_mv 001193865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273625/2/001193865.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273625/1/001193865.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f378b66c72df1cbde16bf2290acfcc6
8087c586ad9a80ebdbeff33feb56f4a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447361945600000