Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273625 |
Resumo: | Este trabalho foi construído com o intuito de propor melhorias e analisar a viabilidade de investimentos em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) do ponto de vista de uma Empresa Júnior (EJ) - que possui recursos limitados e objetivos únicos do ponto de vista estratégico (proporcionar a experiência de vivência organizacional para seus membros). Partindo desta questão, foi analisado o contexto de uma empresa júnior (PS Júnior - EJ vinculada à Escola de Administração da UFRGS), seus canais de conversão e o estado atual de seu site para então, a partir de diversas auditorias especializadas, identificar e propor ações para otimizar o potencial de tráfego e conversões do ponto de vista de SEO. Analisando o contexto histórico do site e compreendendo o nível dos problemas que reduzem a eficiência do mesmo, foi concluído que o site atual (https://psjuniorconsultoria.com) apresenta problemas críticos que restringem de maneira significativa sua rentabilidade como canal digital. A partir destes dados históricos, em conjunto com uma análise de demanda potencial, foi realizada uma projeção para compreender a viabilidade de investimentos de recursos no canal. A partir desta projeção, o presente estudo concluiu que mediante à diversas vantagens estratégicas advindas da otimização do site como canal digital, o canal de Busca Orgânica (canal central no que tange estratégias de SEO) torna-se um investimento consideravelmente interessante para a EJ analisada e potencialmente para demais Empresas Juniores que possuam estruturas similares às da PS Júnior. |
id |
UFRGS-2_157941d70ed381b2dfdba2ebe1948f76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273625 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Arthur de FragaNicolao, Leonardo2024-03-15T05:02:33Z2023http://hdl.handle.net/10183/273625001193865Este trabalho foi construído com o intuito de propor melhorias e analisar a viabilidade de investimentos em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) do ponto de vista de uma Empresa Júnior (EJ) - que possui recursos limitados e objetivos únicos do ponto de vista estratégico (proporcionar a experiência de vivência organizacional para seus membros). Partindo desta questão, foi analisado o contexto de uma empresa júnior (PS Júnior - EJ vinculada à Escola de Administração da UFRGS), seus canais de conversão e o estado atual de seu site para então, a partir de diversas auditorias especializadas, identificar e propor ações para otimizar o potencial de tráfego e conversões do ponto de vista de SEO. Analisando o contexto histórico do site e compreendendo o nível dos problemas que reduzem a eficiência do mesmo, foi concluído que o site atual (https://psjuniorconsultoria.com) apresenta problemas críticos que restringem de maneira significativa sua rentabilidade como canal digital. A partir destes dados históricos, em conjunto com uma análise de demanda potencial, foi realizada uma projeção para compreender a viabilidade de investimentos de recursos no canal. A partir desta projeção, o presente estudo concluiu que mediante à diversas vantagens estratégicas advindas da otimização do site como canal digital, o canal de Busca Orgânica (canal central no que tange estratégias de SEO) torna-se um investimento consideravelmente interessante para a EJ analisada e potencialmente para demais Empresas Juniores que possuam estruturas similares às da PS Júnior.This piece of work was made with the intent of proposing optimizations and analyzing the viability of Search Engine Optimization Strategies (SEO) from the perspective of a Junior Enterprise - which has limited resources and unique objectives from the strategic standpoint ( (provide organizational experience to its members). From this starting point, the context of a Junior Enterprise (PS Júnior - which is bound to UFRGS Business School) was analyzed, considering its conversion channels and the current status of its website to identify and propose actions and optimizations to improve the traffic and conversion potential of the website from the SEO perspective - using many different SEO specialized audit to fuel those recommendations. By analyzing the historical data of PS Júniors website and understanding the relevance of the problems that reduce its overall efficiency, it was concluded that the actual website (https://psjuniorconsultoria.com) presents critical issues that significantly restrict the rentability of its digital marketing channels. Using that historical data and crossing it with analysis regarding potential demand enabled the construction of a forecast in order to comprehend the viability of investing resources in the Organic Search channel (SEO strategies' main channel). Through that forecast, this study has concluded that, due to many strategic advantages derived from the optimization of the website as a digital marketing channel, the Organic Search channel is considerably interesting for the analyzed organization and potentially to other Junior Enterprises that present similar structures comparatively to PS Júnior.application/pdfporMarketing digitalEmpresa júniorCanais de comunicaçãoSites institucionaisJunior EnterpriseMarketingDigital marketingOrganic searchSearch Engine OptimizationProposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas junioresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193865.pdf.txt001193865.pdf.txtExtracted Texttext/plain163844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273625/2/001193865.pdf.txt8f378b66c72df1cbde16bf2290acfcc6MD52ORIGINAL001193865.pdfTexto completoapplication/pdf1553932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273625/1/001193865.pdf8087c586ad9a80ebdbeff33feb56f4a7MD5110183/2736252024-03-16 05:08:18.406876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273625Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-16T08:08:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores |
title |
Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores |
spellingShingle |
Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores Rocha, Arthur de Fraga Marketing digital Empresa júnior Canais de comunicação Sites institucionais Junior Enterprise Marketing Digital marketing Organic search Search Engine Optimization |
title_short |
Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores |
title_full |
Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores |
title_fullStr |
Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores |
title_full_unstemmed |
Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores |
title_sort |
Proposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniores |
author |
Rocha, Arthur de Fraga |
author_facet |
Rocha, Arthur de Fraga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Arthur de Fraga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicolao, Leonardo |
contributor_str_mv |
Nicolao, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Empresa júnior Canais de comunicação Sites institucionais |
topic |
Marketing digital Empresa júnior Canais de comunicação Sites institucionais Junior Enterprise Marketing Digital marketing Organic search Search Engine Optimization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Junior Enterprise Marketing Digital marketing Organic search Search Engine Optimization |
description |
Este trabalho foi construído com o intuito de propor melhorias e analisar a viabilidade de investimentos em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) do ponto de vista de uma Empresa Júnior (EJ) - que possui recursos limitados e objetivos únicos do ponto de vista estratégico (proporcionar a experiência de vivência organizacional para seus membros). Partindo desta questão, foi analisado o contexto de uma empresa júnior (PS Júnior - EJ vinculada à Escola de Administração da UFRGS), seus canais de conversão e o estado atual de seu site para então, a partir de diversas auditorias especializadas, identificar e propor ações para otimizar o potencial de tráfego e conversões do ponto de vista de SEO. Analisando o contexto histórico do site e compreendendo o nível dos problemas que reduzem a eficiência do mesmo, foi concluído que o site atual (https://psjuniorconsultoria.com) apresenta problemas críticos que restringem de maneira significativa sua rentabilidade como canal digital. A partir destes dados históricos, em conjunto com uma análise de demanda potencial, foi realizada uma projeção para compreender a viabilidade de investimentos de recursos no canal. A partir desta projeção, o presente estudo concluiu que mediante à diversas vantagens estratégicas advindas da otimização do site como canal digital, o canal de Busca Orgânica (canal central no que tange estratégias de SEO) torna-se um investimento consideravelmente interessante para a EJ analisada e potencialmente para demais Empresas Juniores que possuam estruturas similares às da PS Júnior. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-15T05:02:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273625 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001193865 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273625 |
identifier_str_mv |
001193865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273625/2/001193865.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273625/1/001193865.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f378b66c72df1cbde16bf2290acfcc6 8087c586ad9a80ebdbeff33feb56f4a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447361945600000 |