Sobre o ensino do método científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85011 |
Resumo: | Este é um artigo dirigido a professores de ciências, no qual procuramos, sobretudo, mostrar que o ensino do método científico como se fosse uma rígida seqüência de passos que começa com a observação e culmina em uma conclusão/descoberta é um erro didático e epistemológico. |
id |
UFRGS-2_15b6c80a19d82ed9628dbe67acc6107c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85011 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreira, Marco AntonioOstermann, Fernanda2013-12-21T01:51:02Z19930102-3594http://hdl.handle.net/10183/85011000220127Este é um artigo dirigido a professores de ciências, no qual procuramos, sobretudo, mostrar que o ensino do método científico como se fosse uma rígida seqüência de passos que começa com a observação e culmina em uma conclusão/descoberta é um erro didático e epistemológico.application/pdfporCaderno catarinense de ensino de física. Florianópolis. Vol. 10, n. 2 (ago. 1993), p. 108-117Método científicoEnsinoEnsino superiorSobre o ensino do método científicoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000220127.pdf000220127.pdfTexto completoapplication/pdf102692http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85011/1/000220127.pdf0f4f31136a5d2f41fb7ec39b12dbe8deMD51TEXT000220127.pdf.txt000220127.pdf.txtExtracted Texttext/plain27556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85011/2/000220127.pdf.txtd3bb435fc303e36bc75df3cb0e4505cdMD52THUMBNAIL000220127.pdf.jpg000220127.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85011/3/000220127.pdf.jpg600562d3bb0d4f45e9b7ef1326060d6cMD5310183/850112023-09-14 03:25:37.990745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85011Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sobre o ensino do método científico |
title |
Sobre o ensino do método científico |
spellingShingle |
Sobre o ensino do método científico Moreira, Marco Antonio Método científico Ensino Ensino superior |
title_short |
Sobre o ensino do método científico |
title_full |
Sobre o ensino do método científico |
title_fullStr |
Sobre o ensino do método científico |
title_full_unstemmed |
Sobre o ensino do método científico |
title_sort |
Sobre o ensino do método científico |
author |
Moreira, Marco Antonio |
author_facet |
Moreira, Marco Antonio Ostermann, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Ostermann, Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Marco Antonio Ostermann, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método científico Ensino Ensino superior |
topic |
Método científico Ensino Ensino superior |
description |
Este é um artigo dirigido a professores de ciências, no qual procuramos, sobretudo, mostrar que o ensino do método científico como se fosse uma rígida seqüência de passos que começa com a observação e culmina em uma conclusão/descoberta é um erro didático e epistemológico. |
publishDate |
1993 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1993 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-21T01:51:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85011 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-3594 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000220127 |
identifier_str_mv |
0102-3594 000220127 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno catarinense de ensino de física. Florianópolis. Vol. 10, n. 2 (ago. 1993), p. 108-117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85011/1/000220127.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85011/2/000220127.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85011/3/000220127.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f4f31136a5d2f41fb7ec39b12dbe8de d3bb435fc303e36bc75df3cb0e4505cd 600562d3bb0d4f45e9b7ef1326060d6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224816529768448 |