Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230276 |
Resumo: | Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, consequentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas. |
id |
UFRGS-2_15e0a3e6881653ee9ad744f5f2d922f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230276 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Diehl, Vera Regina OliveiraMolina Neto, Vicente2021-09-29T04:24:54Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/230276000753630Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, consequentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.This article discusses the migratory flow of families and, consequently, of the students as a micro-social phenomenon that reflects the big changes that have been occurring in the contemporary society and that interferes significantly with the pedagogical action of teachers, especially those of Physical Education. The study evidences that understanding the deep change taking place in the current world can help Physical Education teachers to review their former pedagogical and social references from a new glance at the historical and social context and, thus, create new ways of dealing with the social changes whose effects are manifested inside schools.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 253-277Curso de Educação FísicaGraduaçãoFunção socialProfessorAção educativaMudança socialMigratory flowPedagogical actionPhysical educationFluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação físicaMigratory flow and the pedagogical action of physical education teachers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000753630.pdf.txt000753630.pdf.txtExtracted Texttext/plain71860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230276/2/000753630.pdf.txt7ef342d6d3244b359fff3a9b41afe6edMD52ORIGINAL000753630.pdfTexto completoapplication/pdf507459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230276/1/000753630.pdfa7586ad749c64467b1e2af5e8bbe2417MD5110183/2302762021-10-04 04:23:50.585911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230276Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Migratory flow and the pedagogical action of physical education teachers |
title |
Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física |
spellingShingle |
Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física Diehl, Vera Regina Oliveira Curso de Educação Física Graduação Função social Professor Ação educativa Mudança social Migratory flow Pedagogical action Physical education |
title_short |
Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física |
title_full |
Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física |
title_fullStr |
Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física |
title_full_unstemmed |
Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física |
title_sort |
Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física |
author |
Diehl, Vera Regina Oliveira |
author_facet |
Diehl, Vera Regina Oliveira Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diehl, Vera Regina Oliveira Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Educação Física Graduação Função social Professor Ação educativa Mudança social |
topic |
Curso de Educação Física Graduação Função social Professor Ação educativa Mudança social Migratory flow Pedagogical action Physical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Migratory flow Pedagogical action Physical education |
description |
Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, consequentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-29T04:24:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230276 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000753630 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000753630 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 253-277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230276/2/000753630.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230276/1/000753630.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ef342d6d3244b359fff3a9b41afe6ed a7586ad749c64467b1e2af5e8bbe2417 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225037719535616 |