Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diehl, Vera Regina Oliveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230276
Resumo: Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, consequentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.
id UFRGS-2_15e0a3e6881653ee9ad744f5f2d922f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230276
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Diehl, Vera Regina OliveiraMolina Neto, Vicente2021-09-29T04:24:54Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/230276000753630Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, consequentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.This article discusses the migratory flow of families and, consequently, of the students as a micro-social phenomenon that reflects the big changes that have been occurring in the contemporary society and that interferes significantly with the pedagogical action of teachers, especially those of Physical Education. The study evidences that understanding the deep change taking place in the current world can help Physical Education teachers to review their former pedagogical and social references from a new glance at the historical and social context and, thus, create new ways of dealing with the social changes whose effects are manifested inside schools.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 253-277Curso de Educação FísicaGraduaçãoFunção socialProfessorAção educativaMudança socialMigratory flowPedagogical actionPhysical educationFluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação físicaMigratory flow and the pedagogical action of physical education teachers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000753630.pdf.txt000753630.pdf.txtExtracted Texttext/plain71860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230276/2/000753630.pdf.txt7ef342d6d3244b359fff3a9b41afe6edMD52ORIGINAL000753630.pdfTexto completoapplication/pdf507459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230276/1/000753630.pdfa7586ad749c64467b1e2af5e8bbe2417MD5110183/2302762021-10-04 04:23:50.585911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230276Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Migratory flow and the pedagogical action of physical education teachers
title Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física
spellingShingle Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física
Diehl, Vera Regina Oliveira
Curso de Educação Física
Graduação
Função social
Professor
Ação educativa
Mudança social
Migratory flow
Pedagogical action
Physical education
title_short Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física
title_full Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física
title_fullStr Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física
title_full_unstemmed Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física
title_sort Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física
author Diehl, Vera Regina Oliveira
author_facet Diehl, Vera Regina Oliveira
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diehl, Vera Regina Oliveira
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Educação Física
Graduação
Função social
Professor
Ação educativa
Mudança social
topic Curso de Educação Física
Graduação
Função social
Professor
Ação educativa
Mudança social
Migratory flow
Pedagogical action
Physical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Migratory flow
Pedagogical action
Physical education
description Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, consequentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-29T04:24:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230276
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000753630
identifier_str_mv 0100-3143
000753630
url http://hdl.handle.net/10183/230276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 253-277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230276/2/000753630.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230276/1/000753630.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ef342d6d3244b359fff3a9b41afe6ed
a7586ad749c64467b1e2af5e8bbe2417
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225037719535616