Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diehl, Vera Regina Oliveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7615
Resumo: Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, consequentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.
id UFRGS-9_8d9dce0593a943c8823b2cd0c2600635
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/7615
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educaçãofluxo migratóriomudanças sociaisação pedagógicaeducação física.Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, consequentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.FACED - UFRGS2010-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7615Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 2 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 2 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7615/9480Diehl, Vera Regina OliveiraMolina Neto, Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:17:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/7615Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:17:49Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação
title Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação
spellingShingle Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação
Diehl, Vera Regina Oliveira
fluxo migratório
mudanças sociais
ação pedagógica
educação física.
title_short Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação
title_full Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação
title_fullStr Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação
title_full_unstemmed Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação
title_sort Fluxo Migratório e a Ação Pedagógica dos Professores de Educação
author Diehl, Vera Regina Oliveira
author_facet Diehl, Vera Regina Oliveira
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diehl, Vera Regina Oliveira
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv fluxo migratório
mudanças sociais
ação pedagógica
educação física.
topic fluxo migratório
mudanças sociais
ação pedagógica
educação física.
description Este artigo discute o fluxo migratório das famílias e, consequentemente, dos estudantes, como um fenômeno de caráter microssocial que reflete as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea e que interfere significativamente na ação pedagógica dos professores e, de modo especial, do professorado de Educação Física. O estudo evidencia que compreender as profundas mudanças em curso no mundo atual pode ajudar os docentes de Educação Física a rever suas antigas referências pedagógicas e sociais a partir de um novo olhar lançado sobre o contexto histórico e social e, assim, a criar novas formas de lidar com as mudanças sociais cujos efeitos se manifestam no interior das escolas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7615
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7615/9480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 2 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 2 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766983645855744