Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205549 |
Resumo: | O presente trabalho busca avaliar, com base em análise estatística, os resultados da implementação de um curso a distância para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D, com modelo pedagógico desenvolvido especialmente para esse fim. Essa ferramenta é utilizada pela disciplina Desenho Técnico Instrumentado, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da criação do modelo pedagógico, foi desenvolvido um curso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada a criação do curso, foi iniciado o processo de implementação para sua validação. Para tanto, foram formados três grupos de alunos de graduação de diferentes cursos de Engenharia, com variados perfis e sem conhecimento prévio de AutoCAD. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente por meio da ferramenta computacional SPSS Statistics. A cada implementação, foram realizadas alterações no curso para o seu aperfeiçoamento. As análises estatísticas demonstraram que o desempenho dosalunos que realizaram a última versão do curso a distância foi bastante satisfatório, sendo equiparado ao desempenho dos estudantes que aprenderam a ferramenta de forma presencial. Esses resultados indicam a adequação do curso desenvolvido para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D a distância. |
id |
UFRGS-2_15e29c1de07df36c177a944cab0fb867 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205549 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schwetz, Paulete FridmanNunes, Luciana Neves2020-02-06T04:18:07Z20191806-1362http://hdl.handle.net/10183/205549001103308O presente trabalho busca avaliar, com base em análise estatística, os resultados da implementação de um curso a distância para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D, com modelo pedagógico desenvolvido especialmente para esse fim. Essa ferramenta é utilizada pela disciplina Desenho Técnico Instrumentado, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da criação do modelo pedagógico, foi desenvolvido um curso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada a criação do curso, foi iniciado o processo de implementação para sua validação. Para tanto, foram formados três grupos de alunos de graduação de diferentes cursos de Engenharia, com variados perfis e sem conhecimento prévio de AutoCAD. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente por meio da ferramenta computacional SPSS Statistics. A cada implementação, foram realizadas alterações no curso para o seu aperfeiçoamento. As análises estatísticas demonstraram que o desempenho dosalunos que realizaram a última versão do curso a distância foi bastante satisfatório, sendo equiparado ao desempenho dos estudantes que aprenderam a ferramenta de forma presencial. Esses resultados indicam a adequação do curso desenvolvido para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D a distância.The current research attempts to evaluate, through statistical analysis, the results of the implementation of a course to teach the computer- -aided drafting software application AutoCAD 2D that uses a pedagogical model developed for this purpose. This application is used in the Instrumented Technical Design undergraduate course offered by the Federal University of Rio Grande do Sul. Based on the created pedagogical model, the course was developed in thevirtual learning environment (VLE) Moodle UFRGS. After that, theimplementation process took place for its validation. Three groups of studentsfrom different engineering courses with different backgrounds and no previousknowledge of AutoCAD were formed. The results were statistically analyzedusing the SPSS statistical computational tool. At each implementation, changeswere made to the course for its improvement. Statistical analysis showed thatthe performance of the students who did the last version of the distance learning course was quite satisfactory when compared to the performance of the students who learned the tool in the face-to- -face classroom setting. Thus, it can be concluded that the pedagogical model proposed by this study is appropriate to teach the AutoCAD2 software at a distance.El presente trabajo busca evaluar, a partir de un análisis estadístico, los resultados de la implementación de un curso a distancia para la enseñanza del programa computacional AutoCAD 2D, con modelo pedagógico desarrollado especialmente para ese fin. Esta herramienta es utilizada por la disciplina Diseño Técnico Instrumentado, ofrecida por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. A partir de la creación del modelo pedagógico, se desarrolló un curso en el ambiente virtual de aprendizaje (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada la creación de curso, se inició el proceso de implementación para su validación. Se formaron tres grupos de alumnos de graduación de diferentes cursos de Ingeniería, con variados perfiles y sin conocimiento previo de AutoCAD. Los resultados obtenidos fueron analizados estadísticamente a través de la herramienta computacional SPSS Statistics. En cada implementación, se realizaron cambios en el curso para su perfeccionamiento. Los análisis estadísticos demostraron que el desempeño de los alumnos que realizaron la última versión del curso a distancia fue bastante satisfactorio, siendo equiparada al desempeño de los estudiantes que aprendieron la herramienta de forma presencial. Estos resultados indican la adecuación del curso desarrollado para la enseñanza del programa computacional AutoCAD 2D a distancia.application/pdfporRevista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, Associação Brasileira de Educação a Distância, 2019. Vol. 18, n°. 1 (2019), p. 1 - 18.Educação superior : BrasilAmbiente virtual de aprendizagemEducação a distânciaAutocadDistance education (DE)Virtual learning environment (VLE)Pedagogical modelAutoCAD 2DDesenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2Dinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103308.pdf.txt001103308.pdf.txtExtracted Texttext/plain34039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205549/2/001103308.pdf.txt211ba6e6f2cbc55b627de7d20952db2fMD52ORIGINAL001103308.pdfTexto completoapplication/pdf577090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205549/1/001103308.pdf5f92900ab668178d93f8668611dcffc6MD5110183/2055492024-05-23 06:42:52.75375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205549Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-23T09:42:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D |
title |
Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D Schwetz, Paulete Fridman Educação superior : Brasil Ambiente virtual de aprendizagem Educação a distância Autocad Distance education (DE) Virtual learning environment (VLE) Pedagogical model AutoCAD 2D |
title_short |
Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D |
title_full |
Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D |
title_sort |
Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D |
author |
Schwetz, Paulete Fridman |
author_facet |
Schwetz, Paulete Fridman Nunes, Luciana Neves |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Luciana Neves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwetz, Paulete Fridman Nunes, Luciana Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior : Brasil Ambiente virtual de aprendizagem Educação a distância Autocad |
topic |
Educação superior : Brasil Ambiente virtual de aprendizagem Educação a distância Autocad Distance education (DE) Virtual learning environment (VLE) Pedagogical model AutoCAD 2D |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education (DE) Virtual learning environment (VLE) Pedagogical model AutoCAD 2D |
description |
O presente trabalho busca avaliar, com base em análise estatística, os resultados da implementação de um curso a distância para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D, com modelo pedagógico desenvolvido especialmente para esse fim. Essa ferramenta é utilizada pela disciplina Desenho Técnico Instrumentado, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da criação do modelo pedagógico, foi desenvolvido um curso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada a criação do curso, foi iniciado o processo de implementação para sua validação. Para tanto, foram formados três grupos de alunos de graduação de diferentes cursos de Engenharia, com variados perfis e sem conhecimento prévio de AutoCAD. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente por meio da ferramenta computacional SPSS Statistics. A cada implementação, foram realizadas alterações no curso para o seu aperfeiçoamento. As análises estatísticas demonstraram que o desempenho dosalunos que realizaram a última versão do curso a distância foi bastante satisfatório, sendo equiparado ao desempenho dos estudantes que aprenderam a ferramenta de forma presencial. Esses resultados indicam a adequação do curso desenvolvido para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D a distância. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-06T04:18:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205549 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1362 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001103308 |
identifier_str_mv |
1806-1362 001103308 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, Associação Brasileira de Educação a Distância, 2019. Vol. 18, n°. 1 (2019), p. 1 - 18. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205549/2/001103308.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205549/1/001103308.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
211ba6e6f2cbc55b627de7d20952db2f 5f92900ab668178d93f8668611dcffc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224985601114112 |