Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwetz, Paulete Fridman
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, Luciana Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205549
Resumo: O presente trabalho busca avaliar, com base em análise estatística, os resultados da implementação de um curso a distância para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D, com modelo pedagógico desenvolvido especialmente para esse fim. Essa ferramenta é utilizada pela disciplina Desenho Técnico Instrumentado, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da criação do modelo pedagógico, foi desenvolvido um curso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada a criação do curso, foi iniciado o processo de implementação para sua validação. Para tanto, foram formados três grupos de alunos de graduação de diferentes cursos de Engenharia, com variados perfis e sem conhecimento prévio de AutoCAD. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente por meio da ferramenta computacional SPSS Statistics. A cada implementação, foram realizadas alterações no curso para o seu aperfeiçoamento. As análises estatísticas demonstraram que o desempenho dosalunos que realizaram a última versão do curso a distância foi bastante satisfatório, sendo equiparado ao desempenho dos estudantes que aprenderam a ferramenta de forma presencial. Esses resultados indicam a adequação do curso desenvolvido para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D a distância.
id UFRGS-2_15e29c1de07df36c177a944cab0fb867
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205549
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schwetz, Paulete FridmanNunes, Luciana Neves2020-02-06T04:18:07Z20191806-1362http://hdl.handle.net/10183/205549001103308O presente trabalho busca avaliar, com base em análise estatística, os resultados da implementação de um curso a distância para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D, com modelo pedagógico desenvolvido especialmente para esse fim. Essa ferramenta é utilizada pela disciplina Desenho Técnico Instrumentado, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da criação do modelo pedagógico, foi desenvolvido um curso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada a criação do curso, foi iniciado o processo de implementação para sua validação. Para tanto, foram formados três grupos de alunos de graduação de diferentes cursos de Engenharia, com variados perfis e sem conhecimento prévio de AutoCAD. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente por meio da ferramenta computacional SPSS Statistics. A cada implementação, foram realizadas alterações no curso para o seu aperfeiçoamento. As análises estatísticas demonstraram que o desempenho dosalunos que realizaram a última versão do curso a distância foi bastante satisfatório, sendo equiparado ao desempenho dos estudantes que aprenderam a ferramenta de forma presencial. Esses resultados indicam a adequação do curso desenvolvido para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D a distância.The current research attempts to evaluate, through statistical analysis, the results of the implementation of a course to teach the computer- -aided drafting software application AutoCAD 2D that uses a pedagogical model developed for this purpose. This application is used in the Instrumented Technical Design undergraduate course offered by the Federal University of Rio Grande do Sul. Based on the created pedagogical model, the course was developed in thevirtual learning environment (VLE) Moodle UFRGS. After that, theimplementation process took place for its validation. Three groups of studentsfrom different engineering courses with different backgrounds and no previousknowledge of AutoCAD were formed. The results were statistically analyzedusing the SPSS statistical computational tool. At each implementation, changeswere made to the course for its improvement. Statistical analysis showed thatthe performance of the students who did the last version of the distance learning course was quite satisfactory when compared to the performance of the students who learned the tool in the face-to- -face classroom setting. Thus, it can be concluded that the pedagogical model proposed by this study is appropriate to teach the AutoCAD2 software at a distance.El presente trabajo busca evaluar, a partir de un análisis estadístico, los resultados de la implementación de un curso a distancia para la enseñanza del programa computacional AutoCAD 2D, con modelo pedagógico desarrollado especialmente para ese fin. Esta herramienta es utilizada por la disciplina Diseño Técnico Instrumentado, ofrecida por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. A partir de la creación del modelo pedagógico, se desarrolló un curso en el ambiente virtual de aprendizaje (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada la creación de curso, se inició el proceso de implementación para su validación. Se formaron tres grupos de alumnos de graduación de diferentes cursos de Ingeniería, con variados perfiles y sin conocimiento previo de AutoCAD. Los resultados obtenidos fueron analizados estadísticamente a través de la herramienta computacional SPSS Statistics. En cada implementación, se realizaron cambios en el curso para su perfeccionamiento. Los análisis estadísticos demostraron que el desempeño de los alumnos que realizaron la última versión del curso a distancia fue bastante satisfactorio, siendo equiparada al desempeño de los estudiantes que aprendieron la herramienta de forma presencial. Estos resultados indican la adecuación del curso desarrollado para la enseñanza del programa computacional AutoCAD 2D a distancia.application/pdfporRevista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, Associação Brasileira de Educação a Distância, 2019. Vol. 18, n°. 1 (2019), p. 1 - 18.Educação superior : BrasilAmbiente virtual de aprendizagemEducação a distânciaAutocadDistance education (DE)Virtual learning environment (VLE)Pedagogical modelAutoCAD 2DDesenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2Dinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103308.pdf.txt001103308.pdf.txtExtracted Texttext/plain34039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205549/2/001103308.pdf.txt211ba6e6f2cbc55b627de7d20952db2fMD52ORIGINAL001103308.pdfTexto completoapplication/pdf577090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205549/1/001103308.pdf5f92900ab668178d93f8668611dcffc6MD5110183/2055492024-05-23 06:42:52.75375oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205549Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-23T09:42:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D
title Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D
spellingShingle Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D
Schwetz, Paulete Fridman
Educação superior : Brasil
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
Autocad
Distance education (DE)
Virtual learning environment (VLE)
Pedagogical model
AutoCAD 2D
title_short Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D
title_full Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D
title_fullStr Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D
title_sort Desenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2D
author Schwetz, Paulete Fridman
author_facet Schwetz, Paulete Fridman
Nunes, Luciana Neves
author_role author
author2 Nunes, Luciana Neves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwetz, Paulete Fridman
Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior : Brasil
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
Autocad
topic Educação superior : Brasil
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
Autocad
Distance education (DE)
Virtual learning environment (VLE)
Pedagogical model
AutoCAD 2D
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education (DE)
Virtual learning environment (VLE)
Pedagogical model
AutoCAD 2D
description O presente trabalho busca avaliar, com base em análise estatística, os resultados da implementação de um curso a distância para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D, com modelo pedagógico desenvolvido especialmente para esse fim. Essa ferramenta é utilizada pela disciplina Desenho Técnico Instrumentado, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da criação do modelo pedagógico, foi desenvolvido um curso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada a criação do curso, foi iniciado o processo de implementação para sua validação. Para tanto, foram formados três grupos de alunos de graduação de diferentes cursos de Engenharia, com variados perfis e sem conhecimento prévio de AutoCAD. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente por meio da ferramenta computacional SPSS Statistics. A cada implementação, foram realizadas alterações no curso para o seu aperfeiçoamento. As análises estatísticas demonstraram que o desempenho dosalunos que realizaram a última versão do curso a distância foi bastante satisfatório, sendo equiparado ao desempenho dos estudantes que aprenderam a ferramenta de forma presencial. Esses resultados indicam a adequação do curso desenvolvido para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D a distância.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:18:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205549
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1362
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103308
identifier_str_mv 1806-1362
001103308
url http://hdl.handle.net/10183/205549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, Associação Brasileira de Educação a Distância, 2019. Vol. 18, n°. 1 (2019), p. 1 - 18.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205549/2/001103308.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205549/1/001103308.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 211ba6e6f2cbc55b627de7d20952db2f
5f92900ab668178d93f8668611dcffc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224985601114112