Envelhecimento e vulnerabilidades : a odontogeriatria na graduação como estratégia de valorização da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Marchi, Renato José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carniel, Raquel Kaufmann, Bitencourt, Renata Riffel, Bulgarelli, Alexandre Fávero, Baldisserotto, Julio, Martins, Aline Blaya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233846
Resumo: O envelhecimento populacional suscita desafios sociais que se tornam mais evidentes pela pandemia de COVID-19, e o Brasil tem observado a morte de seus idosos e de jovens que não terão a oportunidade de envelhecer. A gerontologia, nesse contexto, faz-se imperativa e sua inserção na formação de profissionais de saúde é uma demanda urgente que a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atende por meio de estágios curriculares voltados à pessoa idosa, construindo e consolidando conhecimentos relacionados ao envelhecimento na formação de estudantes de graduação em odontologia. As atividades ocorrem no curso diurno em unidades de saúde e em instituições de longa permanência para idosos, e no curso noturno através de visitas domiciliares a idosos vinculados a unidades de saúde. A problematização que esses estágios geram parece ter um impacto positivo no processo de formação pois proporciona aos estudantes a possibilidade de desenvolverem outras formas de cuidado, que vão além da clínica biomédica tradicional e que os capacita como atores sociais. Essas diferentes práticas de ensino fortalecem a valorização da vida e do envelhecer, a autonomia e a participação do idoso como agente de formação e transformação social, e o protagonismo do próprio estudante.
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spelling De Marchi, Renato JoséCarniel, Raquel KaufmannBitencourt, Renata RiffelBulgarelli, Alexandre FáveroBaldisserotto, JulioMartins, Aline Blaya2022-01-07T04:28:46Z20212446-4813http://hdl.handle.net/10183/233846001135185O envelhecimento populacional suscita desafios sociais que se tornam mais evidentes pela pandemia de COVID-19, e o Brasil tem observado a morte de seus idosos e de jovens que não terão a oportunidade de envelhecer. A gerontologia, nesse contexto, faz-se imperativa e sua inserção na formação de profissionais de saúde é uma demanda urgente que a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atende por meio de estágios curriculares voltados à pessoa idosa, construindo e consolidando conhecimentos relacionados ao envelhecimento na formação de estudantes de graduação em odontologia. As atividades ocorrem no curso diurno em unidades de saúde e em instituições de longa permanência para idosos, e no curso noturno através de visitas domiciliares a idosos vinculados a unidades de saúde. A problematização que esses estágios geram parece ter um impacto positivo no processo de formação pois proporciona aos estudantes a possibilidade de desenvolverem outras formas de cuidado, que vão além da clínica biomédica tradicional e que os capacita como atores sociais. Essas diferentes práticas de ensino fortalecem a valorização da vida e do envelhecer, a autonomia e a participação do idoso como agente de formação e transformação social, e o protagonismo do próprio estudante.The populational aging reveals many challenges to the society highlighted by the COVID-19 pandemic. At this moment, Brazil observes the death of its elderly and young people who will not have the opportunity to get old. In this context, the gerontology is imperative and your insertion in health professional formation is an urgent demand. Therefore, this article is a case report with the aim of exposing the experience of the geriatric dentistry teaching, developed by curricular internship, during the dentistry course of Federal University of Rio Grande do Sul. This internship occurs on the day shift of dentistry course in health units and in long-term institutions, and at the night shift, it occurs through home visits to elderly linked to health units. During the internship, the students have the possibility to develop collective and individual activities including promotion and prevention in health and other ways of care beyond the traditional biomedical clinic. In conclusion, the different teaching practices presented give the opportunity to students to understand the life and oral epidemiological reality of elderly people in different contexts and encourage the formation of professionals more qualified to offer an integral care. Furthermore, these practices strengthen the valuation of life, aging, autonomy and participation of elderly in society, contributing to the expansion of the field of geriatric dentistry.application/pdfporSaúde em Redes. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2, supl. 2, (Nov. 2021), 11 p.Educação em saúdeAssistência odontológica para idososSaúde do idosoHealth educationHealth of the elderlyDental care for ageEnvelhecimento e vulnerabilidades : a odontogeriatria na graduação como estratégia de valorização da vidainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135185.pdf.txt001135185.pdf.txtExtracted Texttext/plain36570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233846/2/001135185.pdf.txt1e6217568b0e7503837c13ef32f7b9a8MD52ORIGINAL001135185.pdfTexto completoapplication/pdf626121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233846/1/001135185.pdf03692c94daf3ee2ed1bd3a60d14a58a2MD5110183/2338462022-02-22 04:54:38.761224oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233846Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:54:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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