Prática do skate de crianças e jovens e impacto no desempenho motor, social e cognitivo : um estudo interventivo e associativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sérgio Ferrarini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174724
Resumo: A prática do skate cresce consideravelmente nos últimos anos no Brasil, tendo dobrado o número de praticantes entre 2009 e 2015, somando hoje aproximadamente 8,4 milhões de adeptos a esta prática. No entanto, sendo um esporte moderno, há poucos estudos realizados com a prática do skate e o impacto nos desempenho motor, social e cognitivo. Portanto, o objetivo do presente estudo foi verificar os impactos de um programa de intervenção com a prática do skate no desempenho motor, social e cognitivo de crianças e jovens do sexo masculino. Participaram desse estudo 28 meninos, organizados em grupo de intervenção (n=14), grupo de comparação (n=14) e grupo interventivo-associativo (n=7). Os indivíduos foram avaliados no momento pré e pós intervenção com o Bruininsk Oseretski Test-Second Edition e pós com o GONOGO. O grupo interventivo participou de 9 semanas de aulas de skate (1 sessão semanal de 120 minutos). Para a análise dos dados do grupo intervenção e comparação foi utilizado General Linear Model com medidas repetidas no fator tempo e grupo como uso de teste-t pareado e teste-t independente como post-hoc testes. No grupo interventivo-associativo realizamos uma correlação de Spearman Os resultados indicaram: (1) efeito do grupo para coordenação de membros superiores (p = 0,001), no momento pós-intervenção o grupo interventivo mantendo esta superioridade (p<0,001); (2) interação significativa tempo x grupo para coordenação bilateral (p = 0,054) e efeito do grupo para equilíbrio (p < 0,001) indicando que os o grupo interventivo apresentou desempenho superior ao grupo de comparação no equilíbrio no pós-intervenção (p<0,001) com tamanho de efeito elevado (d=1,79); (3) interações significativas tempo x grupo para corrida e agilidade (p = 0,025) e força (p < 0,001), no pós-intervenção o grupo interventivo demonstrou desempenho superior em corrida e agilidade (p=0,010) o tamanho de efeito foi elevado (d=1,14); (4) em relação a força o grupo interventivo alcançou o desempenho do grupo de comparação no pós intervenção (p=0,208) com tamanho de efeito elevado (d=1,29,); (5) mudança positiva, significativa com alto tamanho de efeito para força (p=0,003, d=0,82) e corrida e agilidade (p=0,017, d=1,11) do pré-intervenção para o pós-intervenção; (6) alta correlação entre as variáveis desempenho motor e controle inibitório. A prática do skate pode influenciar no incremento do desempenho motor e controle inibitório. Apesar de ser uma prática que exige principalmente dos membros inferiores, foi possível observar que os membros superiores também são exigidos durante a prática do skate, contribuindo para realizar com sucesso a performance motora. O skate pode melhorar o desempenho de domínios motores, aspectos sociais e cognitivos de crianças e jovens, sendo assim uma ferramenta benéfica no desenvolvimento motor do indivíduo.
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