O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sérgio Ferrarini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157165
Resumo: A prática do skate cresce consideravelmente nos últimos anos no Brasil, tendo dobrado o número de praticantes entre 2009 e 2015, somando hoje aproximadamente 8,4 milhões de adeptos a esta prática. No entanto, sendo um esporte moderno, há poucos estudos realizados com a prática do skate e o impacto nos domínios motores. Portanto, o objetivo do presente estudo foi verificar os impactos de um programa de intervenção com a prática do skate nos domínios motores e sociais de crianças e adolescentes do sexo masculino. Participaram desse estudo 28 meninos, organizados em grupo de intervenção (n=14) e grupo de comparação (n=14). Os indivíduos foram avaliados no momento pré e pós intervenção com o Bruininsk Oseretski Test-Second Edition. O grupo interventivo participou de 9 semanas de aulas de skate (1 sessão semanal de 120 minutos). Para a análise dos dados foi utilizado General Linear Model com medidas repetidas no fator tempo e grupo como uso de teste-t pareado e teste-t independente como post-hoc testes. Os resultados indicaram: (1) efeito do grupo para coordenação de membros superiores (p = 0,001), no momento pós-intervenção o grupo interventivo mantendo esta superioridade (p<0,001); (2) interação significativa tempo x grupo para coordenação bilateral (p = 0,054) e efeito do grupo para equilíbrio (p < 0,001) indicando que os o grupo interventivo apresentou desempenho superior ao grupo de comparação no equilíbrio no pós-intervenção (p<0,001) com tamanho de efeito elevado (d=1,79); (3) interações significativas tempo x grupo para corrida e agilidade (p = 0,025) e força (p < 0,001), no pós-intervenção o grupo interventivo demonstrou desempenho superior em corrida e agilidade (p=0,010) o tamanho de efeito foi elevado (d=1,14); (4) em relação a força o grupo interventivo alcançou o desempenho do grupo de comparação no pós intervenção (p=0,208) com tamanho de efeito elevado (d=1,29,); (5) mudança positiva, significativa com alto tamanho de efeito para força (p=0,003, d=0,82) e corrida e agilidade (p=0,017, d=1,11) do pré-intervenção para o pós-intervenção. A prática do skate pode influenciar no incremento de diferentes domínios motores. Apesar de ser uma prática que exige principalmente dos membros inferiores, foi possível observar que os membros superiores também são exigidos durante a prática do skate, contribuindo para realizar com sucesso a performance motora. O skate pode melhorar diversos domínios motores e sociais de crianças e jovens, sendo assim uma ferramenta benéfica no desenvolvimento motor do indivíduo.
id UFRGS-2_e58bfdd76d8508b3a621bdf52490e154
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157165
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Sérgio FerrariniValentini, Nadia CristinaZanella, Larissa Wagner2017-04-27T02:24:03Z2016http://hdl.handle.net/10183/157165001017983A prática do skate cresce consideravelmente nos últimos anos no Brasil, tendo dobrado o número de praticantes entre 2009 e 2015, somando hoje aproximadamente 8,4 milhões de adeptos a esta prática. No entanto, sendo um esporte moderno, há poucos estudos realizados com a prática do skate e o impacto nos domínios motores. Portanto, o objetivo do presente estudo foi verificar os impactos de um programa de intervenção com a prática do skate nos domínios motores e sociais de crianças e adolescentes do sexo masculino. Participaram desse estudo 28 meninos, organizados em grupo de intervenção (n=14) e grupo de comparação (n=14). Os indivíduos foram avaliados no momento pré e pós intervenção com o Bruininsk Oseretski Test-Second Edition. O grupo interventivo participou de 9 semanas de aulas de skate (1 sessão semanal de 120 minutos). Para a análise dos dados foi utilizado General Linear Model com medidas repetidas no fator tempo e grupo como uso de teste-t pareado e teste-t independente como post-hoc testes. Os resultados indicaram: (1) efeito do grupo para coordenação de membros superiores (p = 0,001), no momento pós-intervenção o grupo interventivo mantendo esta superioridade (p<0,001); (2) interação significativa tempo x grupo para coordenação bilateral (p = 0,054) e efeito do grupo para equilíbrio (p < 0,001) indicando que os o grupo interventivo apresentou desempenho superior ao grupo de comparação no equilíbrio no pós-intervenção (p<0,001) com tamanho de efeito elevado (d=1,79); (3) interações significativas tempo x grupo para corrida e agilidade (p = 0,025) e força (p < 0,001), no pós-intervenção o grupo interventivo demonstrou desempenho superior em corrida e agilidade (p=0,010) o tamanho de efeito foi elevado (d=1,14); (4) em relação a força o grupo interventivo alcançou o desempenho do grupo de comparação no pós intervenção (p=0,208) com tamanho de efeito elevado (d=1,29,); (5) mudança positiva, significativa com alto tamanho de efeito para força (p=0,003, d=0,82) e corrida e agilidade (p=0,017, d=1,11) do pré-intervenção para o pós-intervenção. A prática do skate pode influenciar no incremento de diferentes domínios motores. Apesar de ser uma prática que exige principalmente dos membros inferiores, foi possível observar que os membros superiores também são exigidos durante a prática do skate, contribuindo para realizar com sucesso a performance motora. O skate pode melhorar diversos domínios motores e sociais de crianças e jovens, sendo assim uma ferramenta benéfica no desenvolvimento motor do indivíduo.application/pdfporSkateCriançasJovensO impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017983.pdf001017983.pdfTexto completoapplication/pdf717093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157165/1/001017983.pdf0143d8493fd20a737cd07356608bda8aMD51TEXT001017983.pdf.txt001017983.pdf.txtExtracted Texttext/plain82487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157165/2/001017983.pdf.txte2f36e4a7e97c6033258384c40648eb0MD52THUMBNAIL001017983.pdf.jpg001017983.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157165/3/001017983.pdf.jpg6e903cbcf995c8bdcf02ec414dc46bddMD5310183/1571652019-11-07 04:49:34.272741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T06:49:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens
title O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens
spellingShingle O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens
Santos, Sérgio Ferrarini
Skate
Crianças
Jovens
title_short O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens
title_full O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens
title_fullStr O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens
title_full_unstemmed O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens
title_sort O impacto da prática do skate em domínios motores de crianças e jovens
author Santos, Sérgio Ferrarini
author_facet Santos, Sérgio Ferrarini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sérgio Ferrarini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Nadia Cristina
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Zanella, Larissa Wagner
contributor_str_mv Valentini, Nadia Cristina
Zanella, Larissa Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Skate
Crianças
Jovens
topic Skate
Crianças
Jovens
description A prática do skate cresce consideravelmente nos últimos anos no Brasil, tendo dobrado o número de praticantes entre 2009 e 2015, somando hoje aproximadamente 8,4 milhões de adeptos a esta prática. No entanto, sendo um esporte moderno, há poucos estudos realizados com a prática do skate e o impacto nos domínios motores. Portanto, o objetivo do presente estudo foi verificar os impactos de um programa de intervenção com a prática do skate nos domínios motores e sociais de crianças e adolescentes do sexo masculino. Participaram desse estudo 28 meninos, organizados em grupo de intervenção (n=14) e grupo de comparação (n=14). Os indivíduos foram avaliados no momento pré e pós intervenção com o Bruininsk Oseretski Test-Second Edition. O grupo interventivo participou de 9 semanas de aulas de skate (1 sessão semanal de 120 minutos). Para a análise dos dados foi utilizado General Linear Model com medidas repetidas no fator tempo e grupo como uso de teste-t pareado e teste-t independente como post-hoc testes. Os resultados indicaram: (1) efeito do grupo para coordenação de membros superiores (p = 0,001), no momento pós-intervenção o grupo interventivo mantendo esta superioridade (p<0,001); (2) interação significativa tempo x grupo para coordenação bilateral (p = 0,054) e efeito do grupo para equilíbrio (p < 0,001) indicando que os o grupo interventivo apresentou desempenho superior ao grupo de comparação no equilíbrio no pós-intervenção (p<0,001) com tamanho de efeito elevado (d=1,79); (3) interações significativas tempo x grupo para corrida e agilidade (p = 0,025) e força (p < 0,001), no pós-intervenção o grupo interventivo demonstrou desempenho superior em corrida e agilidade (p=0,010) o tamanho de efeito foi elevado (d=1,14); (4) em relação a força o grupo interventivo alcançou o desempenho do grupo de comparação no pós intervenção (p=0,208) com tamanho de efeito elevado (d=1,29,); (5) mudança positiva, significativa com alto tamanho de efeito para força (p=0,003, d=0,82) e corrida e agilidade (p=0,017, d=1,11) do pré-intervenção para o pós-intervenção. A prática do skate pode influenciar no incremento de diferentes domínios motores. Apesar de ser uma prática que exige principalmente dos membros inferiores, foi possível observar que os membros superiores também são exigidos durante a prática do skate, contribuindo para realizar com sucesso a performance motora. O skate pode melhorar diversos domínios motores e sociais de crianças e jovens, sendo assim uma ferramenta benéfica no desenvolvimento motor do indivíduo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-27T02:24:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157165
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017983
url http://hdl.handle.net/10183/157165
identifier_str_mv 001017983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157165/1/001017983.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157165/2/001017983.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157165/3/001017983.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0143d8493fd20a737cd07356608bda8a
e2f36e4a7e97c6033258384c40648eb0
6e903cbcf995c8bdcf02ec414dc46bdd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224528321314816