Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255169 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso consiste no estudo de inovação a partir de um produto digital para a Natura que apoie a causa Amazônia Viva da empresa, especificamente no eixo Comunicação e Engajamento para gerar Mobilização. Durante a primeira etapa do estudo foi feito um aprofundamento sobre a marca Natura e sobre a Floresta Amazônica e suas dificuldades. Na sequência, foi realizada uma pesquisa de referencial teórico sobre Design Social, Design Thinking e projetos de design digital. Seguindo a metodologia de Kumar (2013) o projeto se encaminhou para o desenvolvimento de um portal de grande alcance que comercializa artesanato e arte das pessoas da Amazônia e joga luz sobre como a linha Natura Ekos atua para o bem-estar dessa população, assim apoiando a geração de renda e visibilidade de comunidades amazônicas, geração de conversa no resto do país e mobilização sobre desflorestamento. |
id |
UFRGS-2_162a243de329edb1e47d3cf0ec6debe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255169 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dullius, Lia PereiraFetter, Sandro Roberto2023-02-28T03:23:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/255169001163314O presente trabalho de conclusão de curso consiste no estudo de inovação a partir de um produto digital para a Natura que apoie a causa Amazônia Viva da empresa, especificamente no eixo Comunicação e Engajamento para gerar Mobilização. Durante a primeira etapa do estudo foi feito um aprofundamento sobre a marca Natura e sobre a Floresta Amazônica e suas dificuldades. Na sequência, foi realizada uma pesquisa de referencial teórico sobre Design Social, Design Thinking e projetos de design digital. Seguindo a metodologia de Kumar (2013) o projeto se encaminhou para o desenvolvimento de um portal de grande alcance que comercializa artesanato e arte das pessoas da Amazônia e joga luz sobre como a linha Natura Ekos atua para o bem-estar dessa população, assim apoiando a geração de renda e visibilidade de comunidades amazônicas, geração de conversa no resto do país e mobilização sobre desflorestamento.The present course conclusion work consists of the study of innovation from a digital product for Natura that supports the company's Amazônia Viva cause, specifically in the Communication and Engagement axis to generate Mobilization. During the first stage of the study, an in-depth study was carried out on the Natura brand and on the Amazon Forest and its difficulties. Subsequently, a theoretical reference research was carried out on Social Design, Design Thinking and digital design projects. Following the methodology of Kumar (2013), the project moved towards the development of a wide-ranging portal that sells crafts and art from the people of the Amazon and sheds light on how the Natura Ekos line for the well-being of this population, thus supporting the generating income and visibility for Amazonian communities, generating conversation in the rest of the country and publicizing about forestry.application/pdfporDesign socialDesign thinkingDesign digitalAmazôniaNaturaAmazonPeoplePortal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazôniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2022Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163314.pdf.txt001163314.pdf.txtExtracted Texttext/plain249764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255169/2/001163314.pdf.txtb194714a19eaff67f6f9c88b01798931MD52ORIGINAL001163314.pdfTexto completoapplication/pdf61854113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255169/1/001163314.pdfb57c01d8097868b6a2b5e8eb71ea5f21MD5110183/2551692023-03-01 03:30:54.046416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255169Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia |
title |
Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia |
spellingShingle |
Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia Dullius, Lia Pereira Design social Design thinking Design digital Amazônia Natura Amazon People |
title_short |
Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia |
title_full |
Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia |
title_fullStr |
Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia |
title_full_unstemmed |
Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia |
title_sort |
Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia |
author |
Dullius, Lia Pereira |
author_facet |
Dullius, Lia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dullius, Lia Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fetter, Sandro Roberto |
contributor_str_mv |
Fetter, Sandro Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design social Design thinking Design digital Amazônia |
topic |
Design social Design thinking Design digital Amazônia Natura Amazon People |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Natura Amazon People |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso consiste no estudo de inovação a partir de um produto digital para a Natura que apoie a causa Amazônia Viva da empresa, especificamente no eixo Comunicação e Engajamento para gerar Mobilização. Durante a primeira etapa do estudo foi feito um aprofundamento sobre a marca Natura e sobre a Floresta Amazônica e suas dificuldades. Na sequência, foi realizada uma pesquisa de referencial teórico sobre Design Social, Design Thinking e projetos de design digital. Seguindo a metodologia de Kumar (2013) o projeto se encaminhou para o desenvolvimento de um portal de grande alcance que comercializa artesanato e arte das pessoas da Amazônia e joga luz sobre como a linha Natura Ekos atua para o bem-estar dessa população, assim apoiando a geração de renda e visibilidade de comunidades amazônicas, geração de conversa no resto do país e mobilização sobre desflorestamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T03:23:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255169 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001163314 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255169 |
identifier_str_mv |
001163314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255169/2/001163314.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255169/1/001163314.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b194714a19eaff67f6f9c88b01798931 b57c01d8097868b6a2b5e8eb71ea5f21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224652968689664 |