Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dullius, Lia Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255169
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso consiste no estudo de inovação a partir de um produto digital para a Natura que apoie a causa Amazônia Viva da empresa, especificamente no eixo Comunicação e Engajamento para gerar Mobilização. Durante a primeira etapa do estudo foi feito um aprofundamento sobre a marca Natura e sobre a Floresta Amazônica e suas dificuldades. Na sequência, foi realizada uma pesquisa de referencial teórico sobre Design Social, Design Thinking e projetos de design digital. Seguindo a metodologia de Kumar (2013) o projeto se encaminhou para o desenvolvimento de um portal de grande alcance que comercializa artesanato e arte das pessoas da Amazônia e joga luz sobre como a linha Natura Ekos atua para o bem-estar dessa população, assim apoiando a geração de renda e visibilidade de comunidades amazônicas, geração de conversa no resto do país e mobilização sobre desflorestamento.
id UFRGS-2_162a243de329edb1e47d3cf0ec6debe1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255169
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dullius, Lia PereiraFetter, Sandro Roberto2023-02-28T03:23:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/255169001163314O presente trabalho de conclusão de curso consiste no estudo de inovação a partir de um produto digital para a Natura que apoie a causa Amazônia Viva da empresa, especificamente no eixo Comunicação e Engajamento para gerar Mobilização. Durante a primeira etapa do estudo foi feito um aprofundamento sobre a marca Natura e sobre a Floresta Amazônica e suas dificuldades. Na sequência, foi realizada uma pesquisa de referencial teórico sobre Design Social, Design Thinking e projetos de design digital. Seguindo a metodologia de Kumar (2013) o projeto se encaminhou para o desenvolvimento de um portal de grande alcance que comercializa artesanato e arte das pessoas da Amazônia e joga luz sobre como a linha Natura Ekos atua para o bem-estar dessa população, assim apoiando a geração de renda e visibilidade de comunidades amazônicas, geração de conversa no resto do país e mobilização sobre desflorestamento.The present course conclusion work consists of the study of innovation from a digital product for Natura that supports the company's Amazônia Viva cause, specifically in the Communication and Engagement axis to generate Mobilization. During the first stage of the study, an in-depth study was carried out on the Natura brand and on the Amazon Forest and its difficulties. Subsequently, a theoretical reference research was carried out on Social Design, Design Thinking and digital design projects. Following the methodology of Kumar (2013), the project moved towards the development of a wide-ranging portal that sells crafts and art from the people of the Amazon and sheds light on how the Natura Ekos line for the well-being of this population, thus supporting the generating income and visibility for Amazonian communities, generating conversation in the rest of the country and publicizing about forestry.application/pdfporDesign socialDesign thinkingDesign digitalAmazôniaNaturaAmazonPeoplePortal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazôniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2022Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163314.pdf.txt001163314.pdf.txtExtracted Texttext/plain249764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255169/2/001163314.pdf.txtb194714a19eaff67f6f9c88b01798931MD52ORIGINAL001163314.pdfTexto completoapplication/pdf61854113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255169/1/001163314.pdfb57c01d8097868b6a2b5e8eb71ea5f21MD5110183/2551692023-03-01 03:30:54.046416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255169Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia
title Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia
spellingShingle Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia
Dullius, Lia Pereira
Design social
Design thinking
Design digital
Amazônia
Natura
Amazon
People
title_short Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia
title_full Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia
title_fullStr Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia
title_full_unstemmed Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia
title_sort Portal Amazônia Viva : visibilidade e renda para a população da Amazônia
author Dullius, Lia Pereira
author_facet Dullius, Lia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dullius, Lia Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fetter, Sandro Roberto
contributor_str_mv Fetter, Sandro Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Design social
Design thinking
Design digital
Amazônia
topic Design social
Design thinking
Design digital
Amazônia
Natura
Amazon
People
dc.subject.eng.fl_str_mv Natura
Amazon
People
description O presente trabalho de conclusão de curso consiste no estudo de inovação a partir de um produto digital para a Natura que apoie a causa Amazônia Viva da empresa, especificamente no eixo Comunicação e Engajamento para gerar Mobilização. Durante a primeira etapa do estudo foi feito um aprofundamento sobre a marca Natura e sobre a Floresta Amazônica e suas dificuldades. Na sequência, foi realizada uma pesquisa de referencial teórico sobre Design Social, Design Thinking e projetos de design digital. Seguindo a metodologia de Kumar (2013) o projeto se encaminhou para o desenvolvimento de um portal de grande alcance que comercializa artesanato e arte das pessoas da Amazônia e joga luz sobre como a linha Natura Ekos atua para o bem-estar dessa população, assim apoiando a geração de renda e visibilidade de comunidades amazônicas, geração de conversa no resto do país e mobilização sobre desflorestamento.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T03:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255169
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163314
url http://hdl.handle.net/10183/255169
identifier_str_mv 001163314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255169/2/001163314.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255169/1/001163314.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b194714a19eaff67f6f9c88b01798931
b57c01d8097868b6a2b5e8eb71ea5f21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224652968689664