Tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaela Santana da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262581
Resumo: O processo de alfabetização das crianças com Síndrome de Down (SD) inclui os aspectos de integração da pessoa com deficiência, além de programas educacionais que se adapte às habilidades e as necessidades especiais de cada um. A consciência fonológica (CF) vem sendo estudada ao longo dos anos, como um fator preditivo significativo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas crianças com SD, sendo assim, o objetivo do presente trabalho é identificar e analisar o que dizem as pesquisas sobre o uso de tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita de crianças com Síndrome de Down, além de abordar a importância e as contribuições da Fonoaudiologia na intervenção destas habilidades. O presente estudo possui um viés integrativo descritivo com base em uma análise qualitativa de estudos num período de corte de 10 anos (2013-2023). Conclui-se que há divergência entre a literatura na relação do uso das tarefas de consciência fonológica na intervenção em leitura e escrita no sujeitos com SD,, além do trabalho da fonoaudiologia na intervenção com o uso de estratégias que avaliam e estimulam a CF e do apoio a educadores e familiares das crianças com SD.
id UFRGS-2_1699ba1a560c8437a0289e71cf14bfea
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262581
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rafaela Santana daScherer, Ana Paula Rigatti2023-07-22T03:41:35Z2023http://hdl.handle.net/10183/262581001172824O processo de alfabetização das crianças com Síndrome de Down (SD) inclui os aspectos de integração da pessoa com deficiência, além de programas educacionais que se adapte às habilidades e as necessidades especiais de cada um. A consciência fonológica (CF) vem sendo estudada ao longo dos anos, como um fator preditivo significativo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas crianças com SD, sendo assim, o objetivo do presente trabalho é identificar e analisar o que dizem as pesquisas sobre o uso de tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita de crianças com Síndrome de Down, além de abordar a importância e as contribuições da Fonoaudiologia na intervenção destas habilidades. O presente estudo possui um viés integrativo descritivo com base em uma análise qualitativa de estudos num período de corte de 10 anos (2013-2023). Conclui-se que há divergência entre a literatura na relação do uso das tarefas de consciência fonológica na intervenção em leitura e escrita no sujeitos com SD,, além do trabalho da fonoaudiologia na intervenção com o uso de estratégias que avaliam e estimulam a CF e do apoio a educadores e familiares das crianças com SD.The literacy process of children with Down Syndrome (DS) includes aspects of integration of the disabled person, in addition to educational programs that adapt to the abilities and special needs of each one. Phonological awareness (PA) has been studied over the years as a significant predictive factor for the development of reading and writing skills in children with DS. on the use of phonological skills tasks in the intervention in reading and writing of children with Down Syndrome, in addition to addressing the importance and contributions of Speech Therapy in the intervention of these skills. The present study has a descriptive integrative bias based on a qualitative analysis of studies in a cut-off period of 10 years (2013-2023). It is concluded that there is divergence between the literature in relation to the use of phonological awareness tasks in the intervention in reading and writing in subjects with DS, in addition to the work of speech therapy in the intervention with the use of strategies that evaluate and stimulate the PA and the support for educators and families of children with DS.application/pdfporFonoaudiologiaConsciência fonológicaSíndrome de DownAlfabetizaçãoHabilidades para escritaHabilidades para leituraPhonological awarenessDown's syndromeLiteracyWritingTarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativaPhonological skill tasks in reading and writing intervention in Down syndrome : an integrative reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2023Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172824.pdf.txt001172824.pdf.txtExtracted Texttext/plain57160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262581/2/001172824.pdf.txt527274bcde760d23e21e0b8515494507MD52ORIGINAL001172824.pdfTexto completoapplication/pdf344227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262581/1/001172824.pdfe1f7e0c9d4b7524d96904802dbd43757MD5110183/2625812023-07-23 03:39:41.153339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262581Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-23T06:39:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Phonological skill tasks in reading and writing intervention in Down syndrome : an integrative review
title Tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativa
spellingShingle Tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativa
Silva, Rafaela Santana da
Fonoaudiologia
Consciência fonológica
Síndrome de Down
Alfabetização
Habilidades para escrita
Habilidades para leitura
Phonological awareness
Down's syndrome
Literacy
Writing
title_short Tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativa
title_full Tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativa
title_fullStr Tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativa
title_sort Tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativa
author Silva, Rafaela Santana da
author_facet Silva, Rafaela Santana da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafaela Santana da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherer, Ana Paula Rigatti
contributor_str_mv Scherer, Ana Paula Rigatti
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Consciência fonológica
Síndrome de Down
Alfabetização
Habilidades para escrita
Habilidades para leitura
topic Fonoaudiologia
Consciência fonológica
Síndrome de Down
Alfabetização
Habilidades para escrita
Habilidades para leitura
Phonological awareness
Down's syndrome
Literacy
Writing
dc.subject.eng.fl_str_mv Phonological awareness
Down's syndrome
Literacy
Writing
description O processo de alfabetização das crianças com Síndrome de Down (SD) inclui os aspectos de integração da pessoa com deficiência, além de programas educacionais que se adapte às habilidades e as necessidades especiais de cada um. A consciência fonológica (CF) vem sendo estudada ao longo dos anos, como um fator preditivo significativo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas crianças com SD, sendo assim, o objetivo do presente trabalho é identificar e analisar o que dizem as pesquisas sobre o uso de tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita de crianças com Síndrome de Down, além de abordar a importância e as contribuições da Fonoaudiologia na intervenção destas habilidades. O presente estudo possui um viés integrativo descritivo com base em uma análise qualitativa de estudos num período de corte de 10 anos (2013-2023). Conclui-se que há divergência entre a literatura na relação do uso das tarefas de consciência fonológica na intervenção em leitura e escrita no sujeitos com SD,, além do trabalho da fonoaudiologia na intervenção com o uso de estratégias que avaliam e estimulam a CF e do apoio a educadores e familiares das crianças com SD.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-22T03:41:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262581
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172824
url http://hdl.handle.net/10183/262581
identifier_str_mv 001172824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262581/2/001172824.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262581/1/001172824.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 527274bcde760d23e21e0b8515494507
e1f7e0c9d4b7524d96904802dbd43757
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447346141462528