Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179505 |
Resumo: | De acordo com o conceito de que a consciência fonológica (CF) é uma habilidade metalinguística, que permite refletir sobre os sons, e que está relacionada ao desempenho do indivíduo durante a alfabetização, relacionou-se a influência que o estímulo à CF exerce sob o desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos, através da análise da ocorrência dos processos de hipossegmentação e hipersegmentação em escrita de frases ditadas. Os dados de escrita analisados mostram que a hipossegmentação, assim como aponta a literatura, é um processo frequente entre alfabetizandos, e apresentou a mesma ocorrência entre os grupos controle e experimental. Por outro lado, a hipersegmentação teve diferença significativa entre os grupos, demonstrando sofrer influência positiva da CF no grupo experimental. |
id |
UFRGS-2_e01ab66a248c6082498215debac01d2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179505 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Mariane IrigarayFrança, Marcio PezziniWolff, Clarice Lehnen2018-06-19T02:29:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/179505001068532De acordo com o conceito de que a consciência fonológica (CF) é uma habilidade metalinguística, que permite refletir sobre os sons, e que está relacionada ao desempenho do indivíduo durante a alfabetização, relacionou-se a influência que o estímulo à CF exerce sob o desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos, através da análise da ocorrência dos processos de hipossegmentação e hipersegmentação em escrita de frases ditadas. Os dados de escrita analisados mostram que a hipossegmentação, assim como aponta a literatura, é um processo frequente entre alfabetizandos, e apresentou a mesma ocorrência entre os grupos controle e experimental. Por outro lado, a hipersegmentação teve diferença significativa entre os grupos, demonstrando sofrer influência positiva da CF no grupo experimental.According to the concept that phonological awareness (PhA) is a metalinguistic ability, which allows you to reflect on the sounds, and that is related to the individual's performance during literacy, the influence that the stimulus to PhA exerts under the lexical development of literacy students is related, through the analysis of the hyposegmentation and hypersegmentation processes occurrence in dictated sentence writing. The written data analyzed show that the hyposegmentation, as the literature points out, is a frequent process among literacy students, and it has the same occurrence between the control and experimental groups. On the other hand, hypersegmentation had a significant difference between the groups, demonstrating to suffer a positive influenceof PhA in the experimental group.application/pdfporConsciência fonológicaAlfabetizaçãoFonoaudiologiaPhonological awarenessLexical developmentLiteracyEstudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandosStudy on the influence of phonological awareness stimulation on the lexical development of literacy students info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2017Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068532.pdf001068532.pdfTexto completoapplication/pdf768455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179505/1/001068532.pdfff9bc7f78491ac4890b3808142a4876fMD51TEXT001068532.pdf.txt001068532.pdf.txtExtracted Texttext/plain61449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179505/2/001068532.pdf.txt8e12bb7a65edae811c5cb8d32be47536MD5210183/1795052018-06-20 02:29:41.26298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179505Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-20T05:29:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Study on the influence of phonological awareness stimulation on the lexical development of literacy students |
title |
Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos |
spellingShingle |
Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos Costa, Mariane Irigaray Consciência fonológica Alfabetização Fonoaudiologia Phonological awareness Lexical development Literacy |
title_short |
Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos |
title_full |
Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos |
title_fullStr |
Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos |
title_sort |
Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos |
author |
Costa, Mariane Irigaray |
author_facet |
Costa, Mariane Irigaray |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Mariane Irigaray |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
França, Marcio Pezzini |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Wolff, Clarice Lehnen |
contributor_str_mv |
França, Marcio Pezzini Wolff, Clarice Lehnen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência fonológica Alfabetização Fonoaudiologia |
topic |
Consciência fonológica Alfabetização Fonoaudiologia Phonological awareness Lexical development Literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Phonological awareness Lexical development Literacy |
description |
De acordo com o conceito de que a consciência fonológica (CF) é uma habilidade metalinguística, que permite refletir sobre os sons, e que está relacionada ao desempenho do indivíduo durante a alfabetização, relacionou-se a influência que o estímulo à CF exerce sob o desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos, através da análise da ocorrência dos processos de hipossegmentação e hipersegmentação em escrita de frases ditadas. Os dados de escrita analisados mostram que a hipossegmentação, assim como aponta a literatura, é um processo frequente entre alfabetizandos, e apresentou a mesma ocorrência entre os grupos controle e experimental. Por outro lado, a hipersegmentação teve diferença significativa entre os grupos, demonstrando sofrer influência positiva da CF no grupo experimental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-19T02:29:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179505 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068532 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179505 |
identifier_str_mv |
001068532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179505/1/001068532.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179505/2/001068532.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff9bc7f78491ac4890b3808142a4876f 8e12bb7a65edae811c5cb8d32be47536 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224552732164096 |