O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95921 |
Resumo: | A Internet é hoje uma importante ferramenta que permeia tanto o contexto social, econômico, cultural, quanto o educacional. Sabe-se que está presente em várias instituições de ensino, e que pode ser uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do que está sendo estudado em aula. Desta forma, o presente trabalho busca investigar, através de uma pequena amostragem com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São Leopoldo/RS, o que estes docentes realizam de atividades, juntamente com seus alunos, na sala de informática, quando esses exploram a Internet. Para compor este estudo foi realizado um questionário com dez professoras que trabalham no referido estabelecimento de ensino. Baseado nesta investigação verificou-se que os docentes reconhecem o crescimento e a importância da Internet dentro do espaço da escola, relatam que esta rede virtual favorece a aprendizagem dos alunos e descrevem como atividades mais exploradas as tarefas de pesquisa, vídeos e sites pedagógicos. |
id |
UFRGS-2_16dcc2646d5166114e37d30b6b84e435 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95921 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Claudia AmaralNunes, Cintia2014-06-03T02:03:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/95921000912311A Internet é hoje uma importante ferramenta que permeia tanto o contexto social, econômico, cultural, quanto o educacional. Sabe-se que está presente em várias instituições de ensino, e que pode ser uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do que está sendo estudado em aula. Desta forma, o presente trabalho busca investigar, através de uma pequena amostragem com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São Leopoldo/RS, o que estes docentes realizam de atividades, juntamente com seus alunos, na sala de informática, quando esses exploram a Internet. Para compor este estudo foi realizado um questionário com dez professoras que trabalham no referido estabelecimento de ensino. Baseado nesta investigação verificou-se que os docentes reconhecem o crescimento e a importância da Internet dentro do espaço da escola, relatam que esta rede virtual favorece a aprendizagem dos alunos e descrevem como atividades mais exploradas as tarefas de pesquisa, vídeos e sites pedagógicos.application/pdfporTecnologia educacionalEnsino fundamentalInternetPrática pedagógicaO uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912311.pdf000912311.pdfTexto completoapplication/pdf592120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/1/000912311.pdf8ffac6c4eccd53f19986a210a61bf218MD51TEXT000912311.pdf.txt000912311.pdf.txtExtracted Texttext/plain95071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/2/000912311.pdf.txt715fdcf3f17d09ff83e906e4b176840cMD52THUMBNAIL000912311.pdf.jpg000912311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/3/000912311.pdf.jpg90bd15446645feacc1ac05c0510023bbMD5310183/959212018-10-16 07:57:21.734oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental Dias, Claudia Amaral Tecnologia educacional Ensino fundamental Internet Prática pedagógica |
title_short |
O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Dias, Claudia Amaral |
author_facet |
Dias, Claudia Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Claudia Amaral |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Cintia |
contributor_str_mv |
Nunes, Cintia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Ensino fundamental Internet Prática pedagógica |
topic |
Tecnologia educacional Ensino fundamental Internet Prática pedagógica |
description |
A Internet é hoje uma importante ferramenta que permeia tanto o contexto social, econômico, cultural, quanto o educacional. Sabe-se que está presente em várias instituições de ensino, e que pode ser uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do que está sendo estudado em aula. Desta forma, o presente trabalho busca investigar, através de uma pequena amostragem com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São Leopoldo/RS, o que estes docentes realizam de atividades, juntamente com seus alunos, na sala de informática, quando esses exploram a Internet. Para compor este estudo foi realizado um questionário com dez professoras que trabalham no referido estabelecimento de ensino. Baseado nesta investigação verificou-se que os docentes reconhecem o crescimento e a importância da Internet dentro do espaço da escola, relatam que esta rede virtual favorece a aprendizagem dos alunos e descrevem como atividades mais exploradas as tarefas de pesquisa, vídeos e sites pedagógicos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95921 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912311 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95921 |
identifier_str_mv |
000912311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/1/000912311.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/2/000912311.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/3/000912311.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ffac6c4eccd53f19986a210a61bf218 715fdcf3f17d09ff83e906e4b176840c 90bd15446645feacc1ac05c0510023bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127129587712 |