O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Claudia Amaral
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95921
Resumo: A Internet é hoje uma importante ferramenta que permeia tanto o contexto social, econômico, cultural, quanto o educacional. Sabe-se que está presente em várias instituições de ensino, e que pode ser uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do que está sendo estudado em aula. Desta forma, o presente trabalho busca investigar, através de uma pequena amostragem com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São Leopoldo/RS, o que estes docentes realizam de atividades, juntamente com seus alunos, na sala de informática, quando esses exploram a Internet. Para compor este estudo foi realizado um questionário com dez professoras que trabalham no referido estabelecimento de ensino. Baseado nesta investigação verificou-se que os docentes reconhecem o crescimento e a importância da Internet dentro do espaço da escola, relatam que esta rede virtual favorece a aprendizagem dos alunos e descrevem como atividades mais exploradas as tarefas de pesquisa, vídeos e sites pedagógicos.
id UFRGS-2_16dcc2646d5166114e37d30b6b84e435
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95921
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Claudia AmaralNunes, Cintia2014-06-03T02:03:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/95921000912311A Internet é hoje uma importante ferramenta que permeia tanto o contexto social, econômico, cultural, quanto o educacional. Sabe-se que está presente em várias instituições de ensino, e que pode ser uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do que está sendo estudado em aula. Desta forma, o presente trabalho busca investigar, através de uma pequena amostragem com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São Leopoldo/RS, o que estes docentes realizam de atividades, juntamente com seus alunos, na sala de informática, quando esses exploram a Internet. Para compor este estudo foi realizado um questionário com dez professoras que trabalham no referido estabelecimento de ensino. Baseado nesta investigação verificou-se que os docentes reconhecem o crescimento e a importância da Internet dentro do espaço da escola, relatam que esta rede virtual favorece a aprendizagem dos alunos e descrevem como atividades mais exploradas as tarefas de pesquisa, vídeos e sites pedagógicos.application/pdfporTecnologia educacionalEnsino fundamentalInternetPrática pedagógicaO uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912311.pdf000912311.pdfTexto completoapplication/pdf592120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/1/000912311.pdf8ffac6c4eccd53f19986a210a61bf218MD51TEXT000912311.pdf.txt000912311.pdf.txtExtracted Texttext/plain95071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/2/000912311.pdf.txt715fdcf3f17d09ff83e906e4b176840cMD52THUMBNAIL000912311.pdf.jpg000912311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/3/000912311.pdf.jpg90bd15446645feacc1ac05c0510023bbMD5310183/959212018-10-16 07:57:21.734oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental
title O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental
Dias, Claudia Amaral
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Internet
Prática pedagógica
title_short O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O uso da internet nos anos iniciais do ensino fundamental
author Dias, Claudia Amaral
author_facet Dias, Claudia Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Claudia Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Cintia
contributor_str_mv Nunes, Cintia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Internet
Prática pedagógica
topic Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Internet
Prática pedagógica
description A Internet é hoje uma importante ferramenta que permeia tanto o contexto social, econômico, cultural, quanto o educacional. Sabe-se que está presente em várias instituições de ensino, e que pode ser uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do que está sendo estudado em aula. Desta forma, o presente trabalho busca investigar, através de uma pequena amostragem com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São Leopoldo/RS, o que estes docentes realizam de atividades, juntamente com seus alunos, na sala de informática, quando esses exploram a Internet. Para compor este estudo foi realizado um questionário com dez professoras que trabalham no referido estabelecimento de ensino. Baseado nesta investigação verificou-se que os docentes reconhecem o crescimento e a importância da Internet dentro do espaço da escola, relatam que esta rede virtual favorece a aprendizagem dos alunos e descrevem como atividades mais exploradas as tarefas de pesquisa, vídeos e sites pedagógicos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95921
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912311
url http://hdl.handle.net/10183/95921
identifier_str_mv 000912311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/1/000912311.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/2/000912311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95921/3/000912311.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ffac6c4eccd53f19986a210a61bf218
715fdcf3f17d09ff83e906e4b176840c
90bd15446645feacc1ac05c0510023bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127129587712