Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santana, Iolanda Mendonça
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes da Silva, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866
Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em educação que tem por objetivo investigar perspectivas interdisciplinares, no âmbito das práticas pedagógicas de sala de aula, de quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas do Município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. O recorte aqui apresentado reflete sobre as concepções de interdisciplinaridade das professoras e sobre formas de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de sala de aula das professoras referidas. No que toca aos procedimentos metodológicos para a realização da investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário por inquérito e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo numa perspectiva analítico-descritiva. Os resultados permitiram concluir que as professoras investigadas concebem e assentam as suas práticas pedagógicas de sala de aula num primeiro nível da integração de disciplinas que é o nível da justaposição e do paralelismo entre várias disciplinas que não se tocam e não interagem (POMBO, 2005). Conclui-se ainda, que as formas de vivência da interdisciplinaridade dessas professoras não proporcionam uma reflexão crítica sobre o conhecimento a ser construído
id UESB-7_2648a6b02c6bd763c501de94417151ee
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/866
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridadeEnsino fundamentalInterdisciplinaridadePrática pedagógicaEste artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em educação que tem por objetivo investigar perspectivas interdisciplinares, no âmbito das práticas pedagógicas de sala de aula, de quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas do Município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. O recorte aqui apresentado reflete sobre as concepções de interdisciplinaridade das professoras e sobre formas de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de sala de aula das professoras referidas. No que toca aos procedimentos metodológicos para a realização da investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário por inquérito e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo numa perspectiva analítico-descritiva. Os resultados permitiram concluir que as professoras investigadas concebem e assentam as suas práticas pedagógicas de sala de aula num primeiro nível da integração de disciplinas que é o nível da justaposição e do paralelismo entre várias disciplinas que não se tocam e não interagem (POMBO, 2005). Conclui-se ainda, que as formas de vivência da interdisciplinaridade dessas professoras não proporcionam uma reflexão crítica sobre o conhecimento a ser construídoEdições UESB2015-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-206Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-206Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-2062178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866/737de Santana, Iolanda MendonçaGomes da Silva, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/866Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade
title Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade
spellingShingle Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade
de Santana, Iolanda Mendonça
Ensino fundamental
Interdisciplinaridade
Prática pedagógica
title_short Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade
title_full Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade
title_fullStr Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade
title_sort Práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da interdisciplinaridade
author de Santana, Iolanda Mendonça
author_facet de Santana, Iolanda Mendonça
Gomes da Silva, Maria de Fátima
author_role author
author2 Gomes da Silva, Maria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santana, Iolanda Mendonça
Gomes da Silva, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Interdisciplinaridade
Prática pedagógica
topic Ensino fundamental
Interdisciplinaridade
Prática pedagógica
description Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em educação que tem por objetivo investigar perspectivas interdisciplinares, no âmbito das práticas pedagógicas de sala de aula, de quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas do Município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. O recorte aqui apresentado reflete sobre as concepções de interdisciplinaridade das professoras e sobre formas de vivência da interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de sala de aula das professoras referidas. No que toca aos procedimentos metodológicos para a realização da investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário por inquérito e os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo numa perspectiva analítico-descritiva. Os resultados permitiram concluir que as professoras investigadas concebem e assentam as suas práticas pedagógicas de sala de aula num primeiro nível da integração de disciplinas que é o nível da justaposição e do paralelismo entre várias disciplinas que não se tocam e não interagem (POMBO, 2005). Conclui-se ainda, que as formas de vivência da interdisciplinaridade dessas professoras não proporcionam uma reflexão crítica sobre o conhecimento a ser construído
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866/737
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-206
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-206
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 181-206
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816420700160