Experiências corpóreas em ambientes escolares : (biografemas de uma professora de artes visuais)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223222 |
Resumo: | Este texto é um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC de licenciatura em artes visuais. Neste espaço me dediquei a refletir sobre meu percurso e construção como professora. Contar que antes de qualquer coisa minha opção foi ser professora, ainda que tenha postergado esta formação e me aventurado no mundo das artes. Percebi na arte a possibilidade de experimentar e conhecer mundos poetizados, surreais, lúdicos, espaços em que o protagonista se faz urgente. Ao longo desta escrita revisitei momentos em que estive em ambientes escolares com diferentes percepções, experiências que busquei contar sob a ótica de licencianda. Ao longo destes percursos fui me envolvendo com as artes e me interessante por temáticas que evolvem ou partem do corpo. Percebi a importância e a falta de reflexão sobre o que fazemos com nossos corpos, como nos relacionamos com ele, como nos relacionamos com outros corpos através do nosso. Corpo é nossa condição primária. Com corpo experienciamos acontecimentos, aprendizagens, atravessamentos, vivenciamos situações de forma singular. Nestas andanças encontrei com a artista e professora Claudia Paim que me inspirou na licenciatura, nas artes, vida; ela me apresentou o artista Hundertwasser e sua teoria das 5 Peles, teoria que ainda busco na vida. Há neste percurso importantes leituras, como: Jorge Larrosa e suas proposições e reflexões sobre experiencia; Edith Derdyk e suas poetizações acerca do corpo; Miriam Celeste Martins pensando a licenciatura de forma poética e experiencial; Edgar Morin para pensarmos sobre a educação do futuro e poetizações na vida. Neste texto também há relatos de estágio docente: presencial (2019) e remoto (2021), momentos bastante distintos pelo lugar onde a escola se encontra em cada momento, mas muito semelhantes pelas humanidades e dificuldades com que cada um se deparou em meio a pandemia de Covid-19. O momento atual é surreal e real, lembro da música de Arnaldo Antunes “O real Resiste”, sugiro a escuta. |
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Azambuja, Flávia LeiteRosa, Aline Nunes da2021-07-06T04:46:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/223222001127773Este texto é um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC de licenciatura em artes visuais. Neste espaço me dediquei a refletir sobre meu percurso e construção como professora. Contar que antes de qualquer coisa minha opção foi ser professora, ainda que tenha postergado esta formação e me aventurado no mundo das artes. Percebi na arte a possibilidade de experimentar e conhecer mundos poetizados, surreais, lúdicos, espaços em que o protagonista se faz urgente. Ao longo desta escrita revisitei momentos em que estive em ambientes escolares com diferentes percepções, experiências que busquei contar sob a ótica de licencianda. Ao longo destes percursos fui me envolvendo com as artes e me interessante por temáticas que evolvem ou partem do corpo. Percebi a importância e a falta de reflexão sobre o que fazemos com nossos corpos, como nos relacionamos com ele, como nos relacionamos com outros corpos através do nosso. Corpo é nossa condição primária. Com corpo experienciamos acontecimentos, aprendizagens, atravessamentos, vivenciamos situações de forma singular. Nestas andanças encontrei com a artista e professora Claudia Paim que me inspirou na licenciatura, nas artes, vida; ela me apresentou o artista Hundertwasser e sua teoria das 5 Peles, teoria que ainda busco na vida. Há neste percurso importantes leituras, como: Jorge Larrosa e suas proposições e reflexões sobre experiencia; Edith Derdyk e suas poetizações acerca do corpo; Miriam Celeste Martins pensando a licenciatura de forma poética e experiencial; Edgar Morin para pensarmos sobre a educação do futuro e poetizações na vida. Neste texto também há relatos de estágio docente: presencial (2019) e remoto (2021), momentos bastante distintos pelo lugar onde a escola se encontra em cada momento, mas muito semelhantes pelas humanidades e dificuldades com que cada um se deparou em meio a pandemia de Covid-19. O momento atual é surreal e real, lembro da música de Arnaldo Antunes “O real Resiste”, sugiro a escuta.Este texto es un documento de conclusión del curso - licenciatura en artes visuales. En este espacio me dediqué a reflexionar sobre mi carrera y construcción como docente. Decir que antes que nada, mi elección fue ser docente, a pesar de que pospuse esta formación y me adentré en el mundo de las artes. Percibí en el arte la posibilidad de experimentar y descubrir mundos poetizados, surrealistas, lúdicos, espacios en los que el protagonista es urgente. A lo largo de este escrito repasé momentos en los que estaba en ambientes escolares con diferentes percepciones, experiencias que traté de contar sobre la perspectiva del licenciatario. A lo largo de estos cursos me involucré con las artes y me interesé por temas que evolucionan o se apartan del cuerpo. Me di cuenta de la importancia y la falta de reflexión sobre lo que hacemos con nuestro cuerpo, cómo nos relacionamos con él, cómo nos relacionamos con otros cuerpos a través del nuestro. El cuerpo es nuestra condición principal. Con cuerpo vivimos eventos, aprendizajes, cruces, vivimos situaciones de una manera única. En estas andanzas conocí a la artista y profesora Claudia Paim que me inspiró en mi carrera, en las artes, en la vida; ella me presentó al artista Hundertwasser y su teoría de las 5 pieles, una teoría que todavía busco en la vida. Hay lecturas importantes en esta ruta, como: Jorge Larrosa y sus propuestas y reflexiones sobre la experiencia; Edith Derdyk y sus poetizaciones sobre el cuerpo; Miriam Celeste Martins pensando en la licenciatura de forma poética y vivencial; Edgar Morin para pensar en la educación del futuro y las poetizaciones en la vida. En este texto también hay relatos de prácticas docentes: presenciales (2019) y remotas (2021), momentos muy distintos por el lugar donde se encuentra la escuela en cada momento, pero muy similares por las humanidades y dificultades que conlleva. cada uno se enfrentó en medio de la pandemia de Covid-19. El momento actual es surrealista y real, recuerdo la música de Arnaldo Antunes “O real Resiste”, sugiero escuchar.application/pdfporCorpo : ArteExperiênciaBiografemaArteEducaçãoCuerpoVivenciasEducaciónExperiências corpóreas em ambientes escolares : (biografemas de uma professora de artes visuais)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127773.pdf.txt001127773.pdf.txtExtracted Texttext/plain67279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223222/2/001127773.pdf.txt6d691cc43cb8d6868c75edd031295365MD52ORIGINAL001127773.pdfTexto completoapplication/pdf1665803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223222/1/001127773.pdf9ae3f8e2c68d259cdff1962a0ea0cd26MD5110183/2232222023-05-04 04:03:07.103223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223222Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-04T07:03:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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