Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Tamira Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28843
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.183
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo compreender como se configuram as dimensões insólitas e heterotópicas produzidas no enlace entre imagens, palavras e corpos presentes na obra de Frida Kahlo. O corpus da pesquisa é constituído por trechos de O Diário de Frida Kahlo, um autorretrato íntimo (2015), suas pinturas, suas fotografias e suas indumentárias. Partimos de uma articulação teórica em torno do biografema, do corpo-espaço, da roupa, de elementos ficcionais e da ambiência fantástica, que permeiam tais produções artísticas e configuram-se como fatores decisivos para que ocorram os processos de representação da pintora como personagem insólita. O corpus imagético que compõe a dissertação foi pensado com base nas temáticas de cada capítulo e, apesar da sensação de déjà vu e da recorrência temática, procuramos não fazer repetições nas análises, para que seja possível ampliar e girar as teorias em torno das produções artísticas analisadas e os seus multimundos. Embasamo-nos em pesquisadores(as) e teóricos(as) como: Roland Barthes (1975, 1982, 2005, 2009, 2015), Maurice Blanchot (2005), Maurice Halbwachs (2006), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2016, 2018, 2019), Gaston Bachelard (2001), Michel Foucault (2007, 2013), Alain Corbin (2005), Umberto Eco (1982, 1989, 1994), Maria João Simões (2005), Hayden Herrera (2011). Através de uma metodologia descritivo-analítica, entendemos como Frida Kahlo construiu em sua obra várias possibilidades de si, por meio do duplo e do jogo de espelhos; ela se apaga/se inscreve via palavras, imagens e corpos fragmentados, como um modo de sobreviver ao labirinto denominado vida, pluralizando seus vários “eus”. PALAVRAS-CHAVE: Palavras. Imagens. Corpo. Biografema. Frida Kahlo.
id UFU_45922a4482299468922e4c546beacf8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/28843
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2020-02-27T19:30:14Z2020-02-27T19:30:14Z2020-02-10PIMENTA, Tamira Fernandes. Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo. 2020. 224 f. Dissertação ( Mestrado em Estudos Literários)- Universidade Federal de Uberlândia.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28843http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.183A presente dissertação tem por objetivo compreender como se configuram as dimensões insólitas e heterotópicas produzidas no enlace entre imagens, palavras e corpos presentes na obra de Frida Kahlo. O corpus da pesquisa é constituído por trechos de O Diário de Frida Kahlo, um autorretrato íntimo (2015), suas pinturas, suas fotografias e suas indumentárias. Partimos de uma articulação teórica em torno do biografema, do corpo-espaço, da roupa, de elementos ficcionais e da ambiência fantástica, que permeiam tais produções artísticas e configuram-se como fatores decisivos para que ocorram os processos de representação da pintora como personagem insólita. O corpus imagético que compõe a dissertação foi pensado com base nas temáticas de cada capítulo e, apesar da sensação de déjà vu e da recorrência temática, procuramos não fazer repetições nas análises, para que seja possível ampliar e girar as teorias em torno das produções artísticas analisadas e os seus multimundos. Embasamo-nos em pesquisadores(as) e teóricos(as) como: Roland Barthes (1975, 1982, 2005, 2009, 2015), Maurice Blanchot (2005), Maurice Halbwachs (2006), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2016, 2018, 2019), Gaston Bachelard (2001), Michel Foucault (2007, 2013), Alain Corbin (2005), Umberto Eco (1982, 1989, 1994), Maria João Simões (2005), Hayden Herrera (2011). Através de uma metodologia descritivo-analítica, entendemos como Frida Kahlo construiu em sua obra várias possibilidades de si, por meio do duplo e do jogo de espelhos; ela se apaga/se inscreve via palavras, imagens e corpos fragmentados, como um modo de sobreviver ao labirinto denominado vida, pluralizando seus vários “eus”. PALAVRAS-CHAVE: Palavras. Imagens. Corpo. Biografema. Frida Kahlo.Esta investigación tiene como objetivo comprender cómo se configuran las dimensiones insólitas y heterotópicas producidas en el vínculo entre imágenes, palabras y cuerpos presentes en la obra de Frida Kahlo. O corpus de la investigación está compuesto por trechos de El Diario de Frida Kahlo, un autorretrato intimo (2015), de sus pinturas, sus fotografías y su indumentaria. Partimos de una articulación teórica en torno del biografema de cuerpoespacio, de la ropa, de los elementos ficcionales y del ambiente fantástico, que impregnan tales producciones artísticas los cuales se configuran como factores decisivos para que los procesos de representación de la pintora ocurran como un personaje insólito. El corpus imaginario que compone está investigación fue pensado en base a los temas de cada capítulo y, a pesar que deja la sensación de haber vivido antes y de recurrencia temática, intentamos no ser repetitivos en el análisis, para que sea posible expandir y girar las teorías alrededor de las producciones artísticas analizadas y sus multimundos. Basados en investigadores (as) y teóricos (as) como: Roland Barthes (1975, 1982, 2005, 2009, 2015), Maurice Blanchot (2005), Maurice Halbwachs (2006), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2016, 2018, 2019), Gaston Bachelard (2001), Michel Foucault (2007, 2013), Alain Corbin (2005), Umberto Eco (1982, 1989, 1994), Maria João Simões (2005), Hayden Herrera (2011). A través de una metodología descriptiva-analítica, entendemos como Frida Kahlo construyó en su obra varias posibilidades de sí misma, por medio de la duplicidad y del juego de espejos; ella se borra/se inscribe vía palabras, imágenes y cuerpos fragmentados, como una forma de sobrevivir al laberinto llamado vida, pluralizando sus diferentes “yos” PALABRAS-CLAVE: Palabras. Imágenes. Cuerpo. Biografema. Frida Kahlo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESPalavrasImagensCorpoBiografemasFrida KahloPalabrasImágenesCuerpoFrida KahloBiografemaEntre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida KahloBetween words, body and image:the uncanny biographemes in the interlacing of work and life in Frida Kahloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGama-Khalil, Marisa MartinsVermeersch, Paula FerreiraSoares, Leonardo Franciscohttp://lattes.cnpq.br/4812595395842458Pimenta, Tamira Fernandes22480978724-fd64-4d86-a98f-edfdbb353079info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdfEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdfapplication/pdf4926014https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/3/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf4d944a4b85f2537c064238e7ff1c03acMD53TEXTEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdf.txtEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdf.txtExtracted texttext/plain401286https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/4/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf.txtd6482143e568a7c191293b40f68dbcd5MD54THUMBNAILEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdf.jpgEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/5/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf.jpg691d5bdb6c774df5fa946f741b3c62b0MD55123456789/288432022-04-26 09:42:00.595oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-26T12:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Between words, body and image:the uncanny biographemes in the interlacing of work and life in Frida Kahlo
title Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo
spellingShingle Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo
Pimenta, Tamira Fernandes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Palavras
Imagens
Corpo
Biografemas
Frida Kahlo
Palabras
Imágenes
Cuerpo
Frida Kahlo
Biografema
title_short Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo
title_full Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo
title_fullStr Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo
title_full_unstemmed Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo
title_sort Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo
author Pimenta, Tamira Fernandes
author_facet Pimenta, Tamira Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gama-Khalil, Marisa Martins
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vermeersch, Paula Ferreira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soares, Leonardo Francisco
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4812595395842458
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Tamira Fernandes
contributor_str_mv Gama-Khalil, Marisa Martins
Vermeersch, Paula Ferreira
Soares, Leonardo Francisco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Palavras
Imagens
Corpo
Biografemas
Frida Kahlo
Palabras
Imágenes
Cuerpo
Frida Kahlo
Biografema
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras
Imagens
Corpo
Biografemas
Frida Kahlo
Palabras
Imágenes
Cuerpo
Frida Kahlo
Biografema
description A presente dissertação tem por objetivo compreender como se configuram as dimensões insólitas e heterotópicas produzidas no enlace entre imagens, palavras e corpos presentes na obra de Frida Kahlo. O corpus da pesquisa é constituído por trechos de O Diário de Frida Kahlo, um autorretrato íntimo (2015), suas pinturas, suas fotografias e suas indumentárias. Partimos de uma articulação teórica em torno do biografema, do corpo-espaço, da roupa, de elementos ficcionais e da ambiência fantástica, que permeiam tais produções artísticas e configuram-se como fatores decisivos para que ocorram os processos de representação da pintora como personagem insólita. O corpus imagético que compõe a dissertação foi pensado com base nas temáticas de cada capítulo e, apesar da sensação de déjà vu e da recorrência temática, procuramos não fazer repetições nas análises, para que seja possível ampliar e girar as teorias em torno das produções artísticas analisadas e os seus multimundos. Embasamo-nos em pesquisadores(as) e teóricos(as) como: Roland Barthes (1975, 1982, 2005, 2009, 2015), Maurice Blanchot (2005), Maurice Halbwachs (2006), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2016, 2018, 2019), Gaston Bachelard (2001), Michel Foucault (2007, 2013), Alain Corbin (2005), Umberto Eco (1982, 1989, 1994), Maria João Simões (2005), Hayden Herrera (2011). Através de uma metodologia descritivo-analítica, entendemos como Frida Kahlo construiu em sua obra várias possibilidades de si, por meio do duplo e do jogo de espelhos; ela se apaga/se inscreve via palavras, imagens e corpos fragmentados, como um modo de sobreviver ao labirinto denominado vida, pluralizando seus vários “eus”. PALAVRAS-CHAVE: Palavras. Imagens. Corpo. Biografema. Frida Kahlo.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-27T19:30:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-27T19:30:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIMENTA, Tamira Fernandes. Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo. 2020. 224 f. Dissertação ( Mestrado em Estudos Literários)- Universidade Federal de Uberlândia.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28843
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.183
identifier_str_mv PIMENTA, Tamira Fernandes. Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo. 2020. 224 f. Dissertação ( Mestrado em Estudos Literários)- Universidade Federal de Uberlândia.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28843
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/3/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/4/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/5/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
4d944a4b85f2537c064238e7ff1c03ac
d6482143e568a7c191293b40f68dbcd5
691d5bdb6c774df5fa946f741b3c62b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110557383294976