Avaliação no judô : reflexões sobre o exame de faixa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Miguel Machado Mello Gomes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240213
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o principal instrumento de avaliação utilizado no Judô: o exame de faixa. Tal análise será feita com base nas Novas Tendências da Pedagogia do Esporte e nos referenciais por ela propostos (técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural) e é dividida em 5 capítulos. No primeiro, resgataremos as raízes mitológicas e históricas das artes marciais japonesas, bem como a história do país até o começo da era Meiji. No segundo, falaremos sobre o que é o Judô, suas origens no Japão, sua evolução até os dias atuais e sobre sua prática no Brasil e no mundo. No terceiro capítulo, abordaremos o Judô como objeto de aprendizagem, presente em ambientes tais quais escolinhas, clubes e projetos sociais. A discussão proposta estará centrada nos principais métodos de ensino desta arte marcial: o Kata, o Uchi-komi, o Nage-komi, o Tandoku-renshu e o Randori. No quarto capítulo, o foco recairá sobre a avaliação, primeiramente num âmbito geral, seguida de um recorte centrado na Pedagogia do Esporte e, por fim, no contexto do Judô. Relativamente ao Judô, nossa atenção estará voltada especialmente para o uso de faixas como medidor do progresso do aluno e para a avaliação feita com vistas ao avanço de etapa e aos elementos por ela observados. Finalmente, no quinto capítulo, será discutido se o exame de faixa é um instrumento capaz de avaliar o judoca plenamente e serão sinalizados indicativos sobre a necessidade de criação de outros instrumentos complementares ao exame.
id UFRGS-2_179449d908fcfa5bc097f796837a88e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240213
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barros, Miguel Machado Mello Gomes deLeonardi, Thiago José2022-06-14T04:42:39Z2021http://hdl.handle.net/10183/240213001142533Este estudo tem como objetivo analisar o principal instrumento de avaliação utilizado no Judô: o exame de faixa. Tal análise será feita com base nas Novas Tendências da Pedagogia do Esporte e nos referenciais por ela propostos (técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural) e é dividida em 5 capítulos. No primeiro, resgataremos as raízes mitológicas e históricas das artes marciais japonesas, bem como a história do país até o começo da era Meiji. No segundo, falaremos sobre o que é o Judô, suas origens no Japão, sua evolução até os dias atuais e sobre sua prática no Brasil e no mundo. No terceiro capítulo, abordaremos o Judô como objeto de aprendizagem, presente em ambientes tais quais escolinhas, clubes e projetos sociais. A discussão proposta estará centrada nos principais métodos de ensino desta arte marcial: o Kata, o Uchi-komi, o Nage-komi, o Tandoku-renshu e o Randori. No quarto capítulo, o foco recairá sobre a avaliação, primeiramente num âmbito geral, seguida de um recorte centrado na Pedagogia do Esporte e, por fim, no contexto do Judô. Relativamente ao Judô, nossa atenção estará voltada especialmente para o uso de faixas como medidor do progresso do aluno e para a avaliação feita com vistas ao avanço de etapa e aos elementos por ela observados. Finalmente, no quinto capítulo, será discutido se o exame de faixa é um instrumento capaz de avaliar o judoca plenamente e serão sinalizados indicativos sobre a necessidade de criação de outros instrumentos complementares ao exame.This study has as an objective analyze the main evaluation instrument utilized in Judo: the belt exam. Such analysis will be made based on the New Tendencies of Sport Pedagogy and it’s proposed referentials (technical-tactical, socio-educational and historic-cultural) and is divided in 5 chapters. In the first, we will recover the mythological and historic roots of Japanese martial arts, as well as the history of the country until the start of the Meiji era. In the second, we will talk about what is Judo, it’s origins in Japan, it’s evolution until the present day and about it’s practice in Brazil and in the world. In the third, we will address Judo as something to learn, present in Judo schools, clubs and social projects. The proposed discussion will be centered around the main teaching methods of this martial art: Kata, Uchi-komi, Nage-komi, Tandoku-renshu and Randori. In the fourth chapter, the focus will be placed upon evaluation, first in a generalized context, followed by a closer look in Sport Pedagogy, and, finally, in the context of Judo. Relative to Judo, our attention will be especially centered towards the use of belts as an indicator of the student’s progress and in the test done to advance to the next level and it’s observed elements. Finally, in the fifth chapter, it will be discussed if the belt exam is an instrument capable of fully evaluation the judoka and it will be signaled indicatives about the necessity of creating other instruments complementing the exam.Este estudio tiene como objetivo el análisis del principal instrumento de evaluación utilizado en el Judo: el examen de cinturón. Tal análisis se la hará con base en las Nuevas Tendencias de la Pedagogía del Deporte y en los referenciales por ella propuesta (técnico-táctico, socioeducativo e histórico-cultura) y está organizada en 5 capítulos. En el primero de ellos, recobraremos las raíces mitológicas e históricas de las artes marciales japonesas, así como la historia del país hasta el comienzo de la era Menji. En el segundo, hablaremos sobre qué es el Judo, sobre sus orígenes en Japón, su evolución hasta los días actuales y relativamente a su práctica en Brasil y en el mundo. En el tercer capítulo trataremos del Judo como objeto de aprendizaje, presente en ambientes como las escuelas de Judo, clubes y proyectos sociales. La discusión propuesta tendrá su eje en los principales métodos de enseñanza de este arte marcial: el Kata, el Uchi-komi, el Nage-komi, el Tandoku-renshu y el Randori. En el cuarto capítulo el tema tendrá su énfasis relativamente a la evaluación, primeramente en el ámbito general y luego bajo la perspectiva de la Pedagogía del Deporte para, finalmente, centrarse en el contexto del Judo. Relativamente al Judo, nuestra atención se volverá en especial al uso de cinturones como elemento de medida del progreso del alumno y como instrumento de la evaluación hecha con vistas al avance de etapa y a los elementos por ella observados. Finalmente, en el quinto capítulo, se discutirá si el examen de cinturón es un instrumento adecuado a la evaluación plena del practicante y se señalarán indicativos sobre la necesidad de creación de otros instrumentos complementarios a dicho examen.application/pdfporJudôAvaliaçãoPedagogia do esporteBelt examPedagogyFormative assessmentExamen de cinturónPedagogíaEvaluación formativaAvaliação no judô : reflexões sobre o exame de faixainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2021Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142533.pdf.txt001142533.pdf.txtExtracted Texttext/plain80461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240213/2/001142533.pdf.txt133f3b654b14f2e90644ce2407b63e20MD52ORIGINAL001142533.pdfTexto completoapplication/pdf1757291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240213/1/001142533.pdf39856364cc36ea37a1cd09d5e48bc831MD5110183/2402132022-06-15 04:46:51.272628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240213Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:46:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação no judô : reflexões sobre o exame de faixa
title Avaliação no judô : reflexões sobre o exame de faixa
spellingShingle Avaliação no judô : reflexões sobre o exame de faixa
Barros, Miguel Machado Mello Gomes de
Judô
Avaliação
Pedagogia do esporte
Belt exam
Pedagogy
Formative assessment
Examen de cinturón
Pedagogía
Evaluación formativa
title_short Avaliação no judô : reflexões sobre o exame de faixa
title_full Avaliação no judô : reflexões sobre o exame de faixa
title_fullStr Avaliação no judô : reflexões sobre o exame de faixa
title_full_unstemmed Avaliação no judô : reflexões sobre o exame de faixa
title_sort Avaliação no judô : reflexões sobre o exame de faixa
author Barros, Miguel Machado Mello Gomes de
author_facet Barros, Miguel Machado Mello Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Miguel Machado Mello Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leonardi, Thiago José
contributor_str_mv Leonardi, Thiago José
dc.subject.por.fl_str_mv Judô
Avaliação
Pedagogia do esporte
topic Judô
Avaliação
Pedagogia do esporte
Belt exam
Pedagogy
Formative assessment
Examen de cinturón
Pedagogía
Evaluación formativa
dc.subject.eng.fl_str_mv Belt exam
Pedagogy
Formative assessment
dc.subject.spa.fl_str_mv Examen de cinturón
Pedagogía
Evaluación formativa
description Este estudo tem como objetivo analisar o principal instrumento de avaliação utilizado no Judô: o exame de faixa. Tal análise será feita com base nas Novas Tendências da Pedagogia do Esporte e nos referenciais por ela propostos (técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural) e é dividida em 5 capítulos. No primeiro, resgataremos as raízes mitológicas e históricas das artes marciais japonesas, bem como a história do país até o começo da era Meiji. No segundo, falaremos sobre o que é o Judô, suas origens no Japão, sua evolução até os dias atuais e sobre sua prática no Brasil e no mundo. No terceiro capítulo, abordaremos o Judô como objeto de aprendizagem, presente em ambientes tais quais escolinhas, clubes e projetos sociais. A discussão proposta estará centrada nos principais métodos de ensino desta arte marcial: o Kata, o Uchi-komi, o Nage-komi, o Tandoku-renshu e o Randori. No quarto capítulo, o foco recairá sobre a avaliação, primeiramente num âmbito geral, seguida de um recorte centrado na Pedagogia do Esporte e, por fim, no contexto do Judô. Relativamente ao Judô, nossa atenção estará voltada especialmente para o uso de faixas como medidor do progresso do aluno e para a avaliação feita com vistas ao avanço de etapa e aos elementos por ela observados. Finalmente, no quinto capítulo, será discutido se o exame de faixa é um instrumento capaz de avaliar o judoca plenamente e serão sinalizados indicativos sobre a necessidade de criação de outros instrumentos complementares ao exame.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-14T04:42:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240213
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142533
url http://hdl.handle.net/10183/240213
identifier_str_mv 001142533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240213/2/001142533.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240213/1/001142533.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 133f3b654b14f2e90644ce2407b63e20
39856364cc36ea37a1cd09d5e48bc831
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224634827276288