A comicidade e a irmandade universal em Escritos da Casa Morta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Leonardo Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271676
Resumo: A presente monografia visa analisar a relação entre a comicidade e o teatro dentro da obra Escritos da Casa Morta, de Fiódor Dostoiévski, e os respectivos efeitos de sentido no projeto ativista do autor. Apesar de não ser uma obra hegemonicamente cômica, ao contrário de outros trabalhos do autor, ela estabelece um retrato de recursos humorísticos instantaneamente manifestados na realidade narrada. Para isso, foi necessário contextualizar a situação política, social e literária da Rússia durante o respectivo momento de escrita e publicação, bem como apresentar um panorama geral sobre o riso na cultura ocidental. Desse modo, é possível compreender o propósito de Dostoiévski em registrar momentos cômicos dentro de uma obra que não é rotulada como uma comédia, mas que dialoga com movimentações sociais que visam o riso e a renovação do instinto de libertação do povo para com suas autoridades.
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