Contadores de histórias, vaqueiros e um boi encantado : narrativas orais em Uma estória de amor e Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi, de Guimarães Rosa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Roberto Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157927
Resumo: O presente trabalho tem como propósito analisar como é elaborado o contexto de emergência da oralidade e da tradição oral na novela Uma estória de amor e no conto Os três homens e o boi dos três homens que inventaram um boi, de Guimarães Rosa. Dois pressupostos orientam esta reflexão: (1) a compreensão da obra do escritor mineiro como contituinte de um zona de contato em que elementos tipicamente de contextos orais emergem dentro da literatura escrita de origem europeia; (2) a apreenção da oralidade presente no universo sertanejo de Rosa como um discurso do encantamento, em que não há fronteira que separa o real e imaginário. Para tanto, asão abarcados nesta análise os contadores de histórias e suas performances narrativas, a (re)criação e circulação dos contos orais pertencentes ao ciclo do boi e o modo estes contos repercutem no imaginário e na significação do mundo dos personagens do serão, imersos nesta comunidade oral. A análise evidenciou que a compreensão da obra de Rosa evidencia zonas de contato, enquandrando-a naquela que Lienhard chama de Literatura Escrita Alternativa, é um campo em aberto, capaz de suscitar diversas novas hipóteses interpretativas e novas significações para o estudo da oralidade e do universo sertanejo criados pelo escritor mineiro.
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