A matemática do era uma vez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rysdyk, Márcia Regina de Azeredo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36717
Resumo: O presente estudo refere-se à Educação Matemática relacionada à Literatura Infantil nas classes de alfabetização. Teve como objetivo relacionar o aprendizado da Matemática com as histórias infantis, identificando e analisando a aprendizagem dos alunos. A principal questão norteadora desse projeto de pesquisa foi: A aprendizagem da matemática nas classes de alfabetização torna-se mais prazerosa e significativa quando relacionada à Literatura Infantil? O referencial teórico utilizado está baseado principalmente na teorias de Piaget, David Ausubel, Freud e nos estudos de Fanny Abramovick, Cléo Busatto e Diana e Mario Corso acerca da Literatura Infantil. A pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo e o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, tendo como a unidade de análise a aprendizagem da matemática através da Literatura Infantil em uma classe de alfabetização de uma escola da periferia de uma grande cidade do sul do Brasil. A partir do aprofundamento do tema e análise da prática de estágio curricular, percebi a importância que podem adquirir as histórias infantis nas aulas de matemática, como recurso potencialmente significativo capaz de dar sentido e contextualizar os conceitos matemáticos ensinados nas turmas iniciais do Ensino Fundamental, pois ela possibilita que cada aluno construa esses conceitos a partir de suas referências pessoais, uma vez que a criança faz associações entre os contos e sua vida afetiva, dando sentido às situações vividas pelos personagens.
id UFRGS-2_17ce26269847c81701356437440103a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36717
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rysdyk, Márcia Regina de AzeredoRapkiewicz, Clevi Elena2012-01-19T01:20:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/36717000818224O presente estudo refere-se à Educação Matemática relacionada à Literatura Infantil nas classes de alfabetização. Teve como objetivo relacionar o aprendizado da Matemática com as histórias infantis, identificando e analisando a aprendizagem dos alunos. A principal questão norteadora desse projeto de pesquisa foi: A aprendizagem da matemática nas classes de alfabetização torna-se mais prazerosa e significativa quando relacionada à Literatura Infantil? O referencial teórico utilizado está baseado principalmente na teorias de Piaget, David Ausubel, Freud e nos estudos de Fanny Abramovick, Cléo Busatto e Diana e Mario Corso acerca da Literatura Infantil. A pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo e o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, tendo como a unidade de análise a aprendizagem da matemática através da Literatura Infantil em uma classe de alfabetização de uma escola da periferia de uma grande cidade do sul do Brasil. A partir do aprofundamento do tema e análise da prática de estágio curricular, percebi a importância que podem adquirir as histórias infantis nas aulas de matemática, como recurso potencialmente significativo capaz de dar sentido e contextualizar os conceitos matemáticos ensinados nas turmas iniciais do Ensino Fundamental, pois ela possibilita que cada aluno construa esses conceitos a partir de suas referências pessoais, uma vez que a criança faz associações entre os contos e sua vida afetiva, dando sentido às situações vividas pelos personagens.application/pdfporMatemáticaLiteratura infantilA matemática do era uma vezinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818224.pdf000818224.pdfTexto completoapplication/pdf2793494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/1/000818224.pdf34c4eb187c9afb127a097e06f3651a63MD51TEXT000818224.pdf.txt000818224.pdf.txtExtracted Texttext/plain88255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/2/000818224.pdf.txt2a86bb7c5905d95544389fa6084faaaeMD52THUMBNAIL000818224.pdf.jpg000818224.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/3/000818224.pdf.jpgc6582d3a1f3caa392e0c7cc45b31f032MD5310183/367172018-10-11 08:52:04.129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36717Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:52:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A matemática do era uma vez
title A matemática do era uma vez
spellingShingle A matemática do era uma vez
Rysdyk, Márcia Regina de Azeredo
Matemática
Literatura infantil
title_short A matemática do era uma vez
title_full A matemática do era uma vez
title_fullStr A matemática do era uma vez
title_full_unstemmed A matemática do era uma vez
title_sort A matemática do era uma vez
author Rysdyk, Márcia Regina de Azeredo
author_facet Rysdyk, Márcia Regina de Azeredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rysdyk, Márcia Regina de Azeredo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Literatura infantil
topic Matemática
Literatura infantil
description O presente estudo refere-se à Educação Matemática relacionada à Literatura Infantil nas classes de alfabetização. Teve como objetivo relacionar o aprendizado da Matemática com as histórias infantis, identificando e analisando a aprendizagem dos alunos. A principal questão norteadora desse projeto de pesquisa foi: A aprendizagem da matemática nas classes de alfabetização torna-se mais prazerosa e significativa quando relacionada à Literatura Infantil? O referencial teórico utilizado está baseado principalmente na teorias de Piaget, David Ausubel, Freud e nos estudos de Fanny Abramovick, Cléo Busatto e Diana e Mario Corso acerca da Literatura Infantil. A pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo e o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, tendo como a unidade de análise a aprendizagem da matemática através da Literatura Infantil em uma classe de alfabetização de uma escola da periferia de uma grande cidade do sul do Brasil. A partir do aprofundamento do tema e análise da prática de estágio curricular, percebi a importância que podem adquirir as histórias infantis nas aulas de matemática, como recurso potencialmente significativo capaz de dar sentido e contextualizar os conceitos matemáticos ensinados nas turmas iniciais do Ensino Fundamental, pois ela possibilita que cada aluno construa esses conceitos a partir de suas referências pessoais, uma vez que a criança faz associações entre os contos e sua vida afetiva, dando sentido às situações vividas pelos personagens.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-19T01:20:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36717
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818224
url http://hdl.handle.net/10183/36717
identifier_str_mv 000818224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/1/000818224.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/2/000818224.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/3/000818224.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 34c4eb187c9afb127a097e06f3651a63
2a86bb7c5905d95544389fa6084faaae
c6582d3a1f3caa392e0c7cc45b31f032
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447071233146880