A matemática do era uma vez
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36717 |
Resumo: | O presente estudo refere-se à Educação Matemática relacionada à Literatura Infantil nas classes de alfabetização. Teve como objetivo relacionar o aprendizado da Matemática com as histórias infantis, identificando e analisando a aprendizagem dos alunos. A principal questão norteadora desse projeto de pesquisa foi: A aprendizagem da matemática nas classes de alfabetização torna-se mais prazerosa e significativa quando relacionada à Literatura Infantil? O referencial teórico utilizado está baseado principalmente na teorias de Piaget, David Ausubel, Freud e nos estudos de Fanny Abramovick, Cléo Busatto e Diana e Mario Corso acerca da Literatura Infantil. A pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo e o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, tendo como a unidade de análise a aprendizagem da matemática através da Literatura Infantil em uma classe de alfabetização de uma escola da periferia de uma grande cidade do sul do Brasil. A partir do aprofundamento do tema e análise da prática de estágio curricular, percebi a importância que podem adquirir as histórias infantis nas aulas de matemática, como recurso potencialmente significativo capaz de dar sentido e contextualizar os conceitos matemáticos ensinados nas turmas iniciais do Ensino Fundamental, pois ela possibilita que cada aluno construa esses conceitos a partir de suas referências pessoais, uma vez que a criança faz associações entre os contos e sua vida afetiva, dando sentido às situações vividas pelos personagens. |
id |
UFRGS-2_17ce26269847c81701356437440103a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36717 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rysdyk, Márcia Regina de AzeredoRapkiewicz, Clevi Elena2012-01-19T01:20:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/36717000818224O presente estudo refere-se à Educação Matemática relacionada à Literatura Infantil nas classes de alfabetização. Teve como objetivo relacionar o aprendizado da Matemática com as histórias infantis, identificando e analisando a aprendizagem dos alunos. A principal questão norteadora desse projeto de pesquisa foi: A aprendizagem da matemática nas classes de alfabetização torna-se mais prazerosa e significativa quando relacionada à Literatura Infantil? O referencial teórico utilizado está baseado principalmente na teorias de Piaget, David Ausubel, Freud e nos estudos de Fanny Abramovick, Cléo Busatto e Diana e Mario Corso acerca da Literatura Infantil. A pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo e o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, tendo como a unidade de análise a aprendizagem da matemática através da Literatura Infantil em uma classe de alfabetização de uma escola da periferia de uma grande cidade do sul do Brasil. A partir do aprofundamento do tema e análise da prática de estágio curricular, percebi a importância que podem adquirir as histórias infantis nas aulas de matemática, como recurso potencialmente significativo capaz de dar sentido e contextualizar os conceitos matemáticos ensinados nas turmas iniciais do Ensino Fundamental, pois ela possibilita que cada aluno construa esses conceitos a partir de suas referências pessoais, uma vez que a criança faz associações entre os contos e sua vida afetiva, dando sentido às situações vividas pelos personagens.application/pdfporMatemáticaLiteratura infantilA matemática do era uma vezinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818224.pdf000818224.pdfTexto completoapplication/pdf2793494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/1/000818224.pdf34c4eb187c9afb127a097e06f3651a63MD51TEXT000818224.pdf.txt000818224.pdf.txtExtracted Texttext/plain88255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/2/000818224.pdf.txt2a86bb7c5905d95544389fa6084faaaeMD52THUMBNAIL000818224.pdf.jpg000818224.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/3/000818224.pdf.jpgc6582d3a1f3caa392e0c7cc45b31f032MD5310183/367172018-10-11 08:52:04.129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36717Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:52:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A matemática do era uma vez |
title |
A matemática do era uma vez |
spellingShingle |
A matemática do era uma vez Rysdyk, Márcia Regina de Azeredo Matemática Literatura infantil |
title_short |
A matemática do era uma vez |
title_full |
A matemática do era uma vez |
title_fullStr |
A matemática do era uma vez |
title_full_unstemmed |
A matemática do era uma vez |
title_sort |
A matemática do era uma vez |
author |
Rysdyk, Márcia Regina de Azeredo |
author_facet |
Rysdyk, Márcia Regina de Azeredo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rysdyk, Márcia Regina de Azeredo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Literatura infantil |
topic |
Matemática Literatura infantil |
description |
O presente estudo refere-se à Educação Matemática relacionada à Literatura Infantil nas classes de alfabetização. Teve como objetivo relacionar o aprendizado da Matemática com as histórias infantis, identificando e analisando a aprendizagem dos alunos. A principal questão norteadora desse projeto de pesquisa foi: A aprendizagem da matemática nas classes de alfabetização torna-se mais prazerosa e significativa quando relacionada à Literatura Infantil? O referencial teórico utilizado está baseado principalmente na teorias de Piaget, David Ausubel, Freud e nos estudos de Fanny Abramovick, Cléo Busatto e Diana e Mario Corso acerca da Literatura Infantil. A pesquisa teve caráter predominantemente qualitativo e o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, tendo como a unidade de análise a aprendizagem da matemática através da Literatura Infantil em uma classe de alfabetização de uma escola da periferia de uma grande cidade do sul do Brasil. A partir do aprofundamento do tema e análise da prática de estágio curricular, percebi a importância que podem adquirir as histórias infantis nas aulas de matemática, como recurso potencialmente significativo capaz de dar sentido e contextualizar os conceitos matemáticos ensinados nas turmas iniciais do Ensino Fundamental, pois ela possibilita que cada aluno construa esses conceitos a partir de suas referências pessoais, uma vez que a criança faz associações entre os contos e sua vida afetiva, dando sentido às situações vividas pelos personagens. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-19T01:20:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36717 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818224 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36717 |
identifier_str_mv |
000818224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/1/000818224.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/2/000818224.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36717/3/000818224.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34c4eb187c9afb127a097e06f3651a63 2a86bb7c5905d95544389fa6084faaae c6582d3a1f3caa392e0c7cc45b31f032 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447071233146880 |