O uso das redes sociais na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Paula da Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95925
Resumo: O objetivo deste trabalho é de quebrar os paradigmas apresentados até então pela educação formal onde tínhamos uma boa aula apenas quando utilizávamos o quadro, o marcador, caderno, lápis, borracha, onde o professor era o dono do conhecimento. Hoje, com todo o avanço tecnológico, estamos inseridos em um mundo digital e, nossos alunos dominam estes recursos tão bem que se a escola não souber aproveitá-los, tornar-se-á maçante, arcaica, perdendo seus alunos, pois o mundo lá fora é atrativo, surpreendente e deveras encantador. A pesquisa foi realizada em escolas municipais do município de Nova Prata – RS, uma da periferia e outra do centro, ambas com turmas de Ensino Fundamental, porém duas turmas de ensino regular e outra de EJA com alunos de idade entre 15 e 76 anos. Para a metodologia realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, onde foram analisados questionários aplicados aos alunos e professores com o intuito de verificar o uso das redes sociais pelos mesmos no ensino, no recinto escolar e fora do mesmo. A partir do resultado obtido, onde a maior parte dos alunos utiliza o Facebook em seu cotidiano, realizei meu projeto utilizando esta rede social.
id UFRGS-2_17e260714ff0278a909e3bbb59b826e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95925
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, Ana Paula da CostaMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2014-06-03T02:03:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/95925000911650O objetivo deste trabalho é de quebrar os paradigmas apresentados até então pela educação formal onde tínhamos uma boa aula apenas quando utilizávamos o quadro, o marcador, caderno, lápis, borracha, onde o professor era o dono do conhecimento. Hoje, com todo o avanço tecnológico, estamos inseridos em um mundo digital e, nossos alunos dominam estes recursos tão bem que se a escola não souber aproveitá-los, tornar-se-á maçante, arcaica, perdendo seus alunos, pois o mundo lá fora é atrativo, surpreendente e deveras encantador. A pesquisa foi realizada em escolas municipais do município de Nova Prata – RS, uma da periferia e outra do centro, ambas com turmas de Ensino Fundamental, porém duas turmas de ensino regular e outra de EJA com alunos de idade entre 15 e 76 anos. Para a metodologia realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, onde foram analisados questionários aplicados aos alunos e professores com o intuito de verificar o uso das redes sociais pelos mesmos no ensino, no recinto escolar e fora do mesmo. A partir do resultado obtido, onde a maior parte dos alunos utiliza o Facebook em seu cotidiano, realizei meu projeto utilizando esta rede social.application/pdfporRedes sociaisEducação de jovens e adultosInformática na educaçãoO uso das redes sociais na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911650.pdf000911650.pdfTexto completoapplication/pdf2263895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95925/1/000911650.pdfa02658753c7d9a6da72756204ed26713MD51TEXT000911650.pdf.txt000911650.pdf.txtExtracted Texttext/plain76843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95925/2/000911650.pdf.txt55f823ec4a0cff439d6fed16c43bd4d1MD52THUMBNAIL000911650.pdf.jpg000911650.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95925/3/000911650.pdf.jpg610d5edd2117f82986dd98422f425993MD5310183/959252018-10-16 07:57:24.961oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das redes sociais na educação de jovens e adultos
title O uso das redes sociais na educação de jovens e adultos
spellingShingle O uso das redes sociais na educação de jovens e adultos
Lopes, Ana Paula da Costa
Redes sociais
Educação de jovens e adultos
Informática na educação
title_short O uso das redes sociais na educação de jovens e adultos
title_full O uso das redes sociais na educação de jovens e adultos
title_fullStr O uso das redes sociais na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed O uso das redes sociais na educação de jovens e adultos
title_sort O uso das redes sociais na educação de jovens e adultos
author Lopes, Ana Paula da Costa
author_facet Lopes, Ana Paula da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Paula da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
contributor_str_mv Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Educação de jovens e adultos
Informática na educação
topic Redes sociais
Educação de jovens e adultos
Informática na educação
description O objetivo deste trabalho é de quebrar os paradigmas apresentados até então pela educação formal onde tínhamos uma boa aula apenas quando utilizávamos o quadro, o marcador, caderno, lápis, borracha, onde o professor era o dono do conhecimento. Hoje, com todo o avanço tecnológico, estamos inseridos em um mundo digital e, nossos alunos dominam estes recursos tão bem que se a escola não souber aproveitá-los, tornar-se-á maçante, arcaica, perdendo seus alunos, pois o mundo lá fora é atrativo, surpreendente e deveras encantador. A pesquisa foi realizada em escolas municipais do município de Nova Prata – RS, uma da periferia e outra do centro, ambas com turmas de Ensino Fundamental, porém duas turmas de ensino regular e outra de EJA com alunos de idade entre 15 e 76 anos. Para a metodologia realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, onde foram analisados questionários aplicados aos alunos e professores com o intuito de verificar o uso das redes sociais pelos mesmos no ensino, no recinto escolar e fora do mesmo. A partir do resultado obtido, onde a maior parte dos alunos utiliza o Facebook em seu cotidiano, realizei meu projeto utilizando esta rede social.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95925
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911650
url http://hdl.handle.net/10183/95925
identifier_str_mv 000911650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95925/1/000911650.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95925/2/000911650.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95925/3/000911650.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a02658753c7d9a6da72756204ed26713
55f823ec4a0cff439d6fed16c43bd4d1
610d5edd2117f82986dd98422f425993
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127137976320