O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, João Francisco Staffa da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197245
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar as contribuições do uso do software de autoria Hot Potatoes no desenvolvimento de atividades relacionadas à alfabetização matemática para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de um grupo de estudantes de pedagogia. A fundamentação teórica está baseada em três eixos, quais sejam: 1) Educação de Jovens e Adultos (EJA) – pois os colaboradores são estudantes de um curso de Pedagogia e estão cursando a disciplina de Metodologia do Ensino da EJA; 2) uso de tecnologia computacional na educação – na medida em que a investigação faz o uso do computador em sala de aula; 3) O software de autoria Hot Potatoes – visto que esse foi o software eleito para a pesquisa. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo do tipo exploratória e contou com a participação de 22 participantes, que em sua maioria são estudantes de Pedagogia de uma instituição privada do Rio Grande do Sul e que estão cursando a disciplina de Metodologia de Ensino da EJA. Para a coleta de dados realizou-se uma oficina para apresentação do referido software e, em um segundo momento, os colaboradores tiveram a oportunidade de desenvolver uma atividade com o auxílio de um roteiro e do professor autor da pesquisa. Por último, os alunos responderam a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para que se pudesse traçar o perfil dos colaboradores, bem como coletar dados para posterior análise. Utilizou-se como procedimento de análise a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galizazzi (2011). Concluiu-se, por meio do presente estudo que a utilização do software de autoria Hot Potatoes para o desenvolvimento de atividades web, na percepção de futuros professores, possui vantagens, desvantagens e aspectos didáticos a serem considerados, quando da sua utilização.
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