O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197245 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo verificar as contribuições do uso do software de autoria Hot Potatoes no desenvolvimento de atividades relacionadas à alfabetização matemática para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de um grupo de estudantes de pedagogia. A fundamentação teórica está baseada em três eixos, quais sejam: 1) Educação de Jovens e Adultos (EJA) – pois os colaboradores são estudantes de um curso de Pedagogia e estão cursando a disciplina de Metodologia do Ensino da EJA; 2) uso de tecnologia computacional na educação – na medida em que a investigação faz o uso do computador em sala de aula; 3) O software de autoria Hot Potatoes – visto que esse foi o software eleito para a pesquisa. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo do tipo exploratória e contou com a participação de 22 participantes, que em sua maioria são estudantes de Pedagogia de uma instituição privada do Rio Grande do Sul e que estão cursando a disciplina de Metodologia de Ensino da EJA. Para a coleta de dados realizou-se uma oficina para apresentação do referido software e, em um segundo momento, os colaboradores tiveram a oportunidade de desenvolver uma atividade com o auxílio de um roteiro e do professor autor da pesquisa. Por último, os alunos responderam a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para que se pudesse traçar o perfil dos colaboradores, bem como coletar dados para posterior análise. Utilizou-se como procedimento de análise a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galizazzi (2011). Concluiu-se, por meio do presente estudo que a utilização do software de autoria Hot Potatoes para o desenvolvimento de atividades web, na percepção de futuros professores, possui vantagens, desvantagens e aspectos didáticos a serem considerados, quando da sua utilização. |
id |
UFRGS-2_df0b1eab2dadc18da0faf8f5a9fe70fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197245 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, João Francisco Staffa daDebus, Adriano Rodrigo2019-07-20T02:34:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/197245001097744Esta pesquisa tem como objetivo verificar as contribuições do uso do software de autoria Hot Potatoes no desenvolvimento de atividades relacionadas à alfabetização matemática para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de um grupo de estudantes de pedagogia. A fundamentação teórica está baseada em três eixos, quais sejam: 1) Educação de Jovens e Adultos (EJA) – pois os colaboradores são estudantes de um curso de Pedagogia e estão cursando a disciplina de Metodologia do Ensino da EJA; 2) uso de tecnologia computacional na educação – na medida em que a investigação faz o uso do computador em sala de aula; 3) O software de autoria Hot Potatoes – visto que esse foi o software eleito para a pesquisa. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo do tipo exploratória e contou com a participação de 22 participantes, que em sua maioria são estudantes de Pedagogia de uma instituição privada do Rio Grande do Sul e que estão cursando a disciplina de Metodologia de Ensino da EJA. Para a coleta de dados realizou-se uma oficina para apresentação do referido software e, em um segundo momento, os colaboradores tiveram a oportunidade de desenvolver uma atividade com o auxílio de um roteiro e do professor autor da pesquisa. Por último, os alunos responderam a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para que se pudesse traçar o perfil dos colaboradores, bem como coletar dados para posterior análise. Utilizou-se como procedimento de análise a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galizazzi (2011). Concluiu-se, por meio do presente estudo que a utilização do software de autoria Hot Potatoes para o desenvolvimento de atividades web, na percepção de futuros professores, possui vantagens, desvantagens e aspectos didáticos a serem considerados, quando da sua utilização.This research aims to verify the contributions of the use of the software Hot Potatoes in the development of activities related to mathematical literacy for the Education of Young and Adults (EJA) in the view of a group of students of pedagogy. The theoretical basis is based on three axes, namely: 1) Youth and Adult Education (EJA) - because the employees are students of a course of Pedagogy and are studying the discipline of Teaching Methodology of the EJA; 2) use of computational technology in education - to the extent that research makes use of the computer in the classroom; 3) The authoring software Hot Potatoes - since this was the software chosen for the research. This is a qualitative research of the exploratory type and counted on the participation of 22 participants, who are mostly students of Pedagogy from a private institution in Rio Grande do Sul and who are studying the discipline of Teaching Methodology of the EJA . For the data collection, a workshop was held to present the software and, in a second moment, the collaborators had the opportunity to develop an activity with the help of a script and the professor who authored the research. Finally, the students answered a questionnaire containing open and closed questions so that the profile of the collaborators could be traced, as well as collect data for later analysis. The Discursive Textual Analysis (ATD) of Moraes and Galizazzi (2011) was used as the analysis procedure. It was concluded, through the present study, that the use of the Hot Potatoes software for the development of web activities, in the perception of future teachers, has advantages, disadvantages and didactic aspects to be considered when using them.application/pdfporInformática na educaçãoEducação de jovens e adultosO uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097744.pdf.txt001097744.pdf.txtExtracted Texttext/plain153333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197245/2/001097744.pdf.txte8c821628ca127ba9e5340b00b1cfaa0MD52ORIGINAL001097744.pdfTexto completoapplication/pdf8624048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197245/1/001097744.pdff9c58fe15b3cb70fa4d5c864b463ad13MD5110183/1972452019-07-21 02:43:04.19586oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197245Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-21T05:43:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores |
title |
O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores |
spellingShingle |
O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores Costa, João Francisco Staffa da Informática na educação Educação de jovens e adultos |
title_short |
O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores |
title_full |
O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores |
title_fullStr |
O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores |
title_full_unstemmed |
O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores |
title_sort |
O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores |
author |
Costa, João Francisco Staffa da |
author_facet |
Costa, João Francisco Staffa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, João Francisco Staffa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Debus, Adriano Rodrigo |
contributor_str_mv |
Debus, Adriano Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Educação de jovens e adultos |
topic |
Informática na educação Educação de jovens e adultos |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo verificar as contribuições do uso do software de autoria Hot Potatoes no desenvolvimento de atividades relacionadas à alfabetização matemática para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de um grupo de estudantes de pedagogia. A fundamentação teórica está baseada em três eixos, quais sejam: 1) Educação de Jovens e Adultos (EJA) – pois os colaboradores são estudantes de um curso de Pedagogia e estão cursando a disciplina de Metodologia do Ensino da EJA; 2) uso de tecnologia computacional na educação – na medida em que a investigação faz o uso do computador em sala de aula; 3) O software de autoria Hot Potatoes – visto que esse foi o software eleito para a pesquisa. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo do tipo exploratória e contou com a participação de 22 participantes, que em sua maioria são estudantes de Pedagogia de uma instituição privada do Rio Grande do Sul e que estão cursando a disciplina de Metodologia de Ensino da EJA. Para a coleta de dados realizou-se uma oficina para apresentação do referido software e, em um segundo momento, os colaboradores tiveram a oportunidade de desenvolver uma atividade com o auxílio de um roteiro e do professor autor da pesquisa. Por último, os alunos responderam a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para que se pudesse traçar o perfil dos colaboradores, bem como coletar dados para posterior análise. Utilizou-se como procedimento de análise a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galizazzi (2011). Concluiu-se, por meio do presente estudo que a utilização do software de autoria Hot Potatoes para o desenvolvimento de atividades web, na percepção de futuros professores, possui vantagens, desvantagens e aspectos didáticos a serem considerados, quando da sua utilização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-20T02:34:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197245 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001097744 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197245 |
identifier_str_mv |
001097744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197245/2/001097744.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197245/1/001097744.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8c821628ca127ba9e5340b00b1cfaa0 f9c58fe15b3cb70fa4d5c864b463ad13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447244941295616 |