A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268262 |
Resumo: | Este texto está orientado a problematizar as seguintes questões: o que quer dizer naturalismo em fotografia? Em que sentido podemos afirmar que o naturalismo insiste em certas fotografias de ocupação urbana? Finalmente, o que difere este naturalismo insistente de outras imagens de ocupação e auto-construção urbanas? O primeiro movimento deste artigo é retomar discursos sobre naturalismo e fotografia. O segundo movimento é analisar o naturalismo insistente em uma série de fotografias de ocupação urbana, no caso, Copacabana Palace, de Peter Bauza (2016). A análise de Copacabana Palace é feita em com-paração com outras imagens de ocupação e autoconstrução urbana: Marrocos (DI BELLA; CHRIST, 2017), Era o Hotel Cambridge (CAFFÉ, 2016), Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (BEMFICA; BASTOS; ARAÚJO; MAIA DE BRITO, 2018) e Construção (DA ROSA, 2020), entre outras. A estratégia comparativa é adequada para evidenciar uma insistência (naturalismo) e suas distâncias frente a imagens correlatas. |
id |
UFRGS-2_17f2052131b24e51ca73473b25610492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268262 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leites, Bruno Bueno Pinto2023-12-12T03:20:32Z20231415-0549http://hdl.handle.net/10183/268262001187981Este texto está orientado a problematizar as seguintes questões: o que quer dizer naturalismo em fotografia? Em que sentido podemos afirmar que o naturalismo insiste em certas fotografias de ocupação urbana? Finalmente, o que difere este naturalismo insistente de outras imagens de ocupação e auto-construção urbanas? O primeiro movimento deste artigo é retomar discursos sobre naturalismo e fotografia. O segundo movimento é analisar o naturalismo insistente em uma série de fotografias de ocupação urbana, no caso, Copacabana Palace, de Peter Bauza (2016). A análise de Copacabana Palace é feita em com-paração com outras imagens de ocupação e autoconstrução urbana: Marrocos (DI BELLA; CHRIST, 2017), Era o Hotel Cambridge (CAFFÉ, 2016), Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (BEMFICA; BASTOS; ARAÚJO; MAIA DE BRITO, 2018) e Construção (DA ROSA, 2020), entre outras. A estratégia comparativa é adequada para evidenciar uma insistência (naturalismo) e suas distâncias frente a imagens correlatas.This text problematizes the following questions: what does naturalism mean in photography? In what sense can we say that naturalism insists on certain photographs of urban occupation? Finally, what makes this insistent naturalism different from other images of urban occupation and self-construction? The first movement of this article is to resume discourses on naturalism and photogra-phy. The second movement is to analyze the surviving naturalism in a series of photographs of urban occupation: Copacabana Palace, by Peter Bauza (2016). The analysis of Copacabana Palace is made in comparison with other images of urban occupation and self-construction: Marrocos (DI BELLA; CHRIST, 2017), The Cambridge Squatter (CAFFÉ, 2016), Tell this to those who say we’ve been defeated(BEMFICA; BASTOS; ARAÚJO; MAIA DE BRITO, 2018) and Construction (DA ROSA, 2020), among others. The comparative strategy is suitable to evidence an insis-tence (naturalism) and its distances in relation to correlated images.Este texto está orientado a problematizar las siguientes preguntas: ¿qué significa el naturalismo en la fotografía? ¿En qué sentido podemos decir que el naturalismo insiste en ciertas fotografías de ocupación urbana? Finalmente, ¿en qué se diferencia este insistente naturalismo de otras imágenes de ocupación y autoconstrucción urbana? El primer movimiento de este artículo es retomar los discursos sobre el naturalismo y la fotografía. El segundo movimiento es ana-lizar el naturalismo insistente en una serie de fotografías de ocupación urbana: Copacabana Palace, de Peter Bauza (2016). El análisis de Copacabana Palacese hace en comparación con otras imágenes de ocupación y autoconstrucción urbanas: Marrocos (DI BELLA; CHRIST, 2017), Era o Hotel Cambridge (CAFFÉ, 2016), Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (BEMFICA; BASTOS; ARAÚJO; MAIA DE BRITO, 2018) y Construção (DA ROSA, 2020), entre otros. La estrategia comparativa es adecuada para resaltar una insistencia (el naturalismo) y sus distancias con relación a las imágenes correlacionadas.application/pdfporRevista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. Vol. 30, n. 1 (jan./dez. 2023), e-43824FotografiaOcupação urbanaNaturalismoPhotographyCinemaNaturalismPoliticsUrban occupationFotografíaCineNaturalismoImaginarioPolíticaOcupación urbanaA fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbanaPhotography, naturalism and politics in the images of urban occupation Fotografía, naturalismo y política en la imagen de ocupación urbana info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187981.pdf.txt001187981.pdf.txtExtracted Texttext/plain68686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268262/2/001187981.pdf.txt9ea384b046cef9ca538c41e465913b3bMD52ORIGINAL001187981.pdfTexto completoapplication/pdf681240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268262/1/001187981.pdfbbd362049504e80f7d9734b1b080f0ddMD5110183/2682622023-12-13 04:25:15.754184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268262Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-13T06:25:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Photography, naturalism and politics in the images of urban occupation |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Fotografía, naturalismo y política en la imagen de ocupación urbana |
title |
A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana |
spellingShingle |
A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana Leites, Bruno Bueno Pinto Fotografia Ocupação urbana Naturalismo Photography Cinema Naturalism Politics Urban occupation Fotografía Cine Naturalismo Imaginario Política Ocupación urbana |
title_short |
A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana |
title_full |
A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana |
title_fullStr |
A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana |
title_full_unstemmed |
A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana |
title_sort |
A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana |
author |
Leites, Bruno Bueno Pinto |
author_facet |
Leites, Bruno Bueno Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leites, Bruno Bueno Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Ocupação urbana Naturalismo |
topic |
Fotografia Ocupação urbana Naturalismo Photography Cinema Naturalism Politics Urban occupation Fotografía Cine Naturalismo Imaginario Política Ocupación urbana |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Photography Cinema Naturalism Politics Urban occupation Fotografía |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Cine Naturalismo Imaginario Política Ocupación urbana |
description |
Este texto está orientado a problematizar as seguintes questões: o que quer dizer naturalismo em fotografia? Em que sentido podemos afirmar que o naturalismo insiste em certas fotografias de ocupação urbana? Finalmente, o que difere este naturalismo insistente de outras imagens de ocupação e auto-construção urbanas? O primeiro movimento deste artigo é retomar discursos sobre naturalismo e fotografia. O segundo movimento é analisar o naturalismo insistente em uma série de fotografias de ocupação urbana, no caso, Copacabana Palace, de Peter Bauza (2016). A análise de Copacabana Palace é feita em com-paração com outras imagens de ocupação e autoconstrução urbana: Marrocos (DI BELLA; CHRIST, 2017), Era o Hotel Cambridge (CAFFÉ, 2016), Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (BEMFICA; BASTOS; ARAÚJO; MAIA DE BRITO, 2018) e Construção (DA ROSA, 2020), entre outras. A estratégia comparativa é adequada para evidenciar uma insistência (naturalismo) e suas distâncias frente a imagens correlatas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-12T03:20:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/268262 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-0549 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001187981 |
identifier_str_mv |
1415-0549 001187981 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/268262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. Vol. 30, n. 1 (jan./dez. 2023), e-43824 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268262/2/001187981.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268262/1/001187981.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ea384b046cef9ca538c41e465913b3b bbd362049504e80f7d9734b1b080f0dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225106783993856 |