A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leites, Bruno Bueno Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268262
Resumo: Este texto está orientado a problematizar as seguintes questões: o que quer dizer naturalismo em fotografia? Em que sentido podemos afirmar que o naturalismo insiste em certas fotografias de ocupação urbana? Finalmente, o que difere este naturalismo insistente de outras imagens de ocupação e auto-construção urbanas? O primeiro movimento deste artigo é retomar discursos sobre naturalismo e fotografia. O segundo movimento é analisar o naturalismo insistente em uma série de fotografias de ocupação urbana, no caso, Copacabana Palace, de Peter Bauza (2016). A análise de Copacabana Palace é feita em com-paração com outras imagens de ocupação e autoconstrução urbana: Marrocos (DI BELLA; CHRIST, 2017), Era o Hotel Cambridge (CAFFÉ, 2016), Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (BEMFICA; BASTOS; ARAÚJO; MAIA DE BRITO, 2018) e Construção (DA ROSA, 2020), entre outras. A estratégia comparativa é adequada para evidenciar uma insistência (naturalismo) e suas distâncias frente a imagens correlatas.
id UFRGS-2_17f2052131b24e51ca73473b25610492
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268262
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leites, Bruno Bueno Pinto2023-12-12T03:20:32Z20231415-0549http://hdl.handle.net/10183/268262001187981Este texto está orientado a problematizar as seguintes questões: o que quer dizer naturalismo em fotografia? Em que sentido podemos afirmar que o naturalismo insiste em certas fotografias de ocupação urbana? Finalmente, o que difere este naturalismo insistente de outras imagens de ocupação e auto-construção urbanas? O primeiro movimento deste artigo é retomar discursos sobre naturalismo e fotografia. O segundo movimento é analisar o naturalismo insistente em uma série de fotografias de ocupação urbana, no caso, Copacabana Palace, de Peter Bauza (2016). A análise de Copacabana Palace é feita em com-paração com outras imagens de ocupação e autoconstrução urbana: Marrocos (DI BELLA; CHRIST, 2017), Era o Hotel Cambridge (CAFFÉ, 2016), Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (BEMFICA; BASTOS; ARAÚJO; MAIA DE BRITO, 2018) e Construção (DA ROSA, 2020), entre outras. A estratégia comparativa é adequada para evidenciar uma insistência (naturalismo) e suas distâncias frente a imagens correlatas.This text problematizes the following questions: what does naturalism mean in photography? In what sense can we say that naturalism insists on certain photographs of urban occupation? Finally, what makes this insistent naturalism different from other images of urban occupation and self-construction? The first movement of this article is to resume discourses on naturalism and photogra-phy. The second movement is to analyze the surviving naturalism in a series of photographs of urban occupation: Copacabana Palace, by Peter Bauza (2016). The analysis of Copacabana Palace is made in comparison with other images of urban occupation and self-construction: Marrocos (DI BELLA; CHRIST, 2017), The Cambridge Squatter (CAFFÉ, 2016), Tell this to those who say we’ve been defeated(BEMFICA; BASTOS; ARAÚJO; MAIA DE BRITO, 2018) and Construction (DA ROSA, 2020), among others. The comparative strategy is suitable to evidence an insis-tence (naturalism) and its distances in relation to correlated images.Este texto está orientado a problematizar las siguientes preguntas: ¿qué significa el naturalismo en la fotografía? ¿En qué sentido podemos decir que el naturalismo insiste en ciertas fotografías de ocupación urbana? Finalmente, ¿en qué se diferencia este insistente naturalismo de otras imágenes de ocupación y autoconstrucción urbana? El primer movimiento de este artículo es retomar los discursos sobre el naturalismo y la fotografía. El segundo movimiento es ana-lizar el naturalismo insistente en una serie de fotografías de ocupación urbana: Copacabana Palace, de Peter Bauza (2016). El análisis de Copacabana Palacese hace en comparación con otras imágenes de ocupación y autoconstrucción urbanas: Marrocos (DI BELLA; CHRIST, 2017), Era o Hotel Cambridge (CAFFÉ, 2016), Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (BEMFICA; BASTOS; ARAÚJO; MAIA DE BRITO, 2018) y Construção (DA ROSA, 2020), entre otros. La estrategia comparativa es adecuada para resaltar una insistencia (el naturalismo) y sus distancias con relación a las imágenes correlacionadas.application/pdfporRevista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. Vol. 30, n. 1 (jan./dez. 2023), e-43824FotografiaOcupação urbanaNaturalismoPhotographyCinemaNaturalismPoliticsUrban occupationFotografíaCineNaturalismoImaginarioPolíticaOcupación urbanaA fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbanaPhotography, naturalism and politics in the images of urban occupation Fotografía, naturalismo y política en la imagen de ocupación urbana info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187981.pdf.txt001187981.pdf.txtExtracted Texttext/plain68686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268262/2/001187981.pdf.txt9ea384b046cef9ca538c41e465913b3bMD52ORIGINAL001187981.pdfTexto completoapplication/pdf681240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268262/1/001187981.pdfbbd362049504e80f7d9734b1b080f0ddMD5110183/2682622023-12-13 04:25:15.754184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268262Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-13T06:25:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Photography, naturalism and politics in the images of urban occupation
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Fotografía, naturalismo y política en la imagen de ocupación urbana
title A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana
spellingShingle A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana
Leites, Bruno Bueno Pinto
Fotografia
Ocupação urbana
Naturalismo
Photography
Cinema
Naturalism
Politics
Urban occupation
Fotografía
Cine
Naturalismo
Imaginario
Política
Ocupación urbana
title_short A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana
title_full A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana
title_fullStr A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana
title_full_unstemmed A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana
title_sort A fotografia, o naturalismo e a política na imagem de ocupação urbana
author Leites, Bruno Bueno Pinto
author_facet Leites, Bruno Bueno Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leites, Bruno Bueno Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Ocupação urbana
Naturalismo
topic Fotografia
Ocupação urbana
Naturalismo
Photography
Cinema
Naturalism
Politics
Urban occupation
Fotografía
Cine
Naturalismo
Imaginario
Política
Ocupación urbana
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Cinema
Naturalism
Politics
Urban occupation
Fotografía
dc.subject.spa.fl_str_mv Cine
Naturalismo
Imaginario
Política
Ocupación urbana
description Este texto está orientado a problematizar as seguintes questões: o que quer dizer naturalismo em fotografia? Em que sentido podemos afirmar que o naturalismo insiste em certas fotografias de ocupação urbana? Finalmente, o que difere este naturalismo insistente de outras imagens de ocupação e auto-construção urbanas? O primeiro movimento deste artigo é retomar discursos sobre naturalismo e fotografia. O segundo movimento é analisar o naturalismo insistente em uma série de fotografias de ocupação urbana, no caso, Copacabana Palace, de Peter Bauza (2016). A análise de Copacabana Palace é feita em com-paração com outras imagens de ocupação e autoconstrução urbana: Marrocos (DI BELLA; CHRIST, 2017), Era o Hotel Cambridge (CAFFÉ, 2016), Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (BEMFICA; BASTOS; ARAÚJO; MAIA DE BRITO, 2018) e Construção (DA ROSA, 2020), entre outras. A estratégia comparativa é adequada para evidenciar uma insistência (naturalismo) e suas distâncias frente a imagens correlatas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-12T03:20:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/268262
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-0549
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001187981
identifier_str_mv 1415-0549
001187981
url http://hdl.handle.net/10183/268262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. Vol. 30, n. 1 (jan./dez. 2023), e-43824
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268262/2/001187981.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268262/1/001187981.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ea384b046cef9ca538c41e465913b3b
bbd362049504e80f7d9734b1b080f0dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225106783993856