Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martignago, Daniel Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180742
Resumo: O conteúdo de Evolução Biológica é complexo e abstrato. Não é de se espantar que a maioria dos estudantes do Ensino Médio e, às vezes, até professores, entendam a evolução de maneira distorcida. Com o avanço da biotecnologia, mudanças globais do clima e modificações ecológicas, tanto os governantes quanto a população devem compreender o conteúdo de Evolução Bilógica para saberem opinar e tomar atitudes corretas em relação ao nosso planeta. Esses objetivos podem ser atingidos com intervenções pedagógicas lúdicas em sala de aula. Dito isso os objetivos deste trabalho foram: avaliar se a aplicação de um jogo acerca de Evolução Biológica teve efeito positivo na aprendizagem dos conceitos; e se a aplicação do jogo foi mais eficaz na aprendizagem quando jogado antes ou depois de uma aula expositiva. A pesquisa foi aplicada ao longo de três semanas em uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, em duas turmas no 1º ano do Ensino Médio, tendo um total de 86 alunos participantes. Os procedimentos metodológicos consistem na análise comparativa de questionários pré- e pós-intervenções, que foram iguais entre si, respondidos pelos alunos participantes. As intervenções pedagógicas foram a aplicação de um jogo inédito acerca de Evolução Biológica e a exposição de uma aula teórica dialogada com o auxílio de slides no Power Point. Os resultados mostraram uma melhora na compreensão dos alunos acerca do tema abordado, porém, não houve distinção entre as metodologias empregadas entre as turmas A e B.
id UFRGS-2_18014a21f8d4c1a97bafd0d8e0b362fe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180742
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martignago, Daniel CastroMoço, Maria Cecília de Chiara2018-07-28T02:46:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/180742001063405O conteúdo de Evolução Biológica é complexo e abstrato. Não é de se espantar que a maioria dos estudantes do Ensino Médio e, às vezes, até professores, entendam a evolução de maneira distorcida. Com o avanço da biotecnologia, mudanças globais do clima e modificações ecológicas, tanto os governantes quanto a população devem compreender o conteúdo de Evolução Bilógica para saberem opinar e tomar atitudes corretas em relação ao nosso planeta. Esses objetivos podem ser atingidos com intervenções pedagógicas lúdicas em sala de aula. Dito isso os objetivos deste trabalho foram: avaliar se a aplicação de um jogo acerca de Evolução Biológica teve efeito positivo na aprendizagem dos conceitos; e se a aplicação do jogo foi mais eficaz na aprendizagem quando jogado antes ou depois de uma aula expositiva. A pesquisa foi aplicada ao longo de três semanas em uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, em duas turmas no 1º ano do Ensino Médio, tendo um total de 86 alunos participantes. Os procedimentos metodológicos consistem na análise comparativa de questionários pré- e pós-intervenções, que foram iguais entre si, respondidos pelos alunos participantes. As intervenções pedagógicas foram a aplicação de um jogo inédito acerca de Evolução Biológica e a exposição de uma aula teórica dialogada com o auxílio de slides no Power Point. Os resultados mostraram uma melhora na compreensão dos alunos acerca do tema abordado, porém, não houve distinção entre as metodologias empregadas entre as turmas A e B.application/pdfporEvolução biológicaEnsino médioFormação de professoresAplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063405.pdfTexto parcialapplication/pdf1582578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/1/001063405.pdf92a1cd9f6e8a63e6ddb1cf46a96b7649MD51TEXT001063405.pdf.txt001063405.pdf.txtExtracted Texttext/plain100290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/2/001063405.pdf.txtecee2e1e96923e3767aaaa696e409f38MD52THUMBNAIL001063405.pdf.jpg001063405.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/3/001063405.pdf.jpg5fe4d4c8fad56775ad7041a14f6c50caMD5310183/1807422018-10-05 07:33:29.528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:33:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
title Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
spellingShingle Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
Martignago, Daniel Castro
Evolução biológica
Ensino médio
Formação de professores
title_short Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
title_full Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
title_fullStr Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
title_full_unstemmed Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
title_sort Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
author Martignago, Daniel Castro
author_facet Martignago, Daniel Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martignago, Daniel Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução biológica
Ensino médio
Formação de professores
topic Evolução biológica
Ensino médio
Formação de professores
description O conteúdo de Evolução Biológica é complexo e abstrato. Não é de se espantar que a maioria dos estudantes do Ensino Médio e, às vezes, até professores, entendam a evolução de maneira distorcida. Com o avanço da biotecnologia, mudanças globais do clima e modificações ecológicas, tanto os governantes quanto a população devem compreender o conteúdo de Evolução Bilógica para saberem opinar e tomar atitudes corretas em relação ao nosso planeta. Esses objetivos podem ser atingidos com intervenções pedagógicas lúdicas em sala de aula. Dito isso os objetivos deste trabalho foram: avaliar se a aplicação de um jogo acerca de Evolução Biológica teve efeito positivo na aprendizagem dos conceitos; e se a aplicação do jogo foi mais eficaz na aprendizagem quando jogado antes ou depois de uma aula expositiva. A pesquisa foi aplicada ao longo de três semanas em uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, em duas turmas no 1º ano do Ensino Médio, tendo um total de 86 alunos participantes. Os procedimentos metodológicos consistem na análise comparativa de questionários pré- e pós-intervenções, que foram iguais entre si, respondidos pelos alunos participantes. As intervenções pedagógicas foram a aplicação de um jogo inédito acerca de Evolução Biológica e a exposição de uma aula teórica dialogada com o auxílio de slides no Power Point. Os resultados mostraram uma melhora na compreensão dos alunos acerca do tema abordado, porém, não houve distinção entre as metodologias empregadas entre as turmas A e B.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-28T02:46:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180742
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063405
url http://hdl.handle.net/10183/180742
identifier_str_mv 001063405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/1/001063405.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/2/001063405.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/3/001063405.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 92a1cd9f6e8a63e6ddb1cf46a96b7649
ecee2e1e96923e3767aaaa696e409f38
5fe4d4c8fad56775ad7041a14f6c50ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447221799223296