Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180742 |
Resumo: | O conteúdo de Evolução Biológica é complexo e abstrato. Não é de se espantar que a maioria dos estudantes do Ensino Médio e, às vezes, até professores, entendam a evolução de maneira distorcida. Com o avanço da biotecnologia, mudanças globais do clima e modificações ecológicas, tanto os governantes quanto a população devem compreender o conteúdo de Evolução Bilógica para saberem opinar e tomar atitudes corretas em relação ao nosso planeta. Esses objetivos podem ser atingidos com intervenções pedagógicas lúdicas em sala de aula. Dito isso os objetivos deste trabalho foram: avaliar se a aplicação de um jogo acerca de Evolução Biológica teve efeito positivo na aprendizagem dos conceitos; e se a aplicação do jogo foi mais eficaz na aprendizagem quando jogado antes ou depois de uma aula expositiva. A pesquisa foi aplicada ao longo de três semanas em uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, em duas turmas no 1º ano do Ensino Médio, tendo um total de 86 alunos participantes. Os procedimentos metodológicos consistem na análise comparativa de questionários pré- e pós-intervenções, que foram iguais entre si, respondidos pelos alunos participantes. As intervenções pedagógicas foram a aplicação de um jogo inédito acerca de Evolução Biológica e a exposição de uma aula teórica dialogada com o auxílio de slides no Power Point. Os resultados mostraram uma melhora na compreensão dos alunos acerca do tema abordado, porém, não houve distinção entre as metodologias empregadas entre as turmas A e B. |
id |
UFRGS-2_18014a21f8d4c1a97bafd0d8e0b362fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180742 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martignago, Daniel CastroMoço, Maria Cecília de Chiara2018-07-28T02:46:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/180742001063405O conteúdo de Evolução Biológica é complexo e abstrato. Não é de se espantar que a maioria dos estudantes do Ensino Médio e, às vezes, até professores, entendam a evolução de maneira distorcida. Com o avanço da biotecnologia, mudanças globais do clima e modificações ecológicas, tanto os governantes quanto a população devem compreender o conteúdo de Evolução Bilógica para saberem opinar e tomar atitudes corretas em relação ao nosso planeta. Esses objetivos podem ser atingidos com intervenções pedagógicas lúdicas em sala de aula. Dito isso os objetivos deste trabalho foram: avaliar se a aplicação de um jogo acerca de Evolução Biológica teve efeito positivo na aprendizagem dos conceitos; e se a aplicação do jogo foi mais eficaz na aprendizagem quando jogado antes ou depois de uma aula expositiva. A pesquisa foi aplicada ao longo de três semanas em uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, em duas turmas no 1º ano do Ensino Médio, tendo um total de 86 alunos participantes. Os procedimentos metodológicos consistem na análise comparativa de questionários pré- e pós-intervenções, que foram iguais entre si, respondidos pelos alunos participantes. As intervenções pedagógicas foram a aplicação de um jogo inédito acerca de Evolução Biológica e a exposição de uma aula teórica dialogada com o auxílio de slides no Power Point. Os resultados mostraram uma melhora na compreensão dos alunos acerca do tema abordado, porém, não houve distinção entre as metodologias empregadas entre as turmas A e B.application/pdfporEvolução biológicaEnsino médioFormação de professoresAplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063405.pdfTexto parcialapplication/pdf1582578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/1/001063405.pdf92a1cd9f6e8a63e6ddb1cf46a96b7649MD51TEXT001063405.pdf.txt001063405.pdf.txtExtracted Texttext/plain100290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/2/001063405.pdf.txtecee2e1e96923e3767aaaa696e409f38MD52THUMBNAIL001063405.pdf.jpg001063405.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/3/001063405.pdf.jpg5fe4d4c8fad56775ad7041a14f6c50caMD5310183/1807422018-10-05 07:33:29.528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:33:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica |
title |
Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica |
spellingShingle |
Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica Martignago, Daniel Castro Evolução biológica Ensino médio Formação de professores |
title_short |
Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica |
title_full |
Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica |
title_fullStr |
Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica |
title_full_unstemmed |
Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica |
title_sort |
Aplicação de um jogo como facilitador na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre Evolução Biológica |
author |
Martignago, Daniel Castro |
author_facet |
Martignago, Daniel Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martignago, Daniel Castro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
contributor_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evolução biológica Ensino médio Formação de professores |
topic |
Evolução biológica Ensino médio Formação de professores |
description |
O conteúdo de Evolução Biológica é complexo e abstrato. Não é de se espantar que a maioria dos estudantes do Ensino Médio e, às vezes, até professores, entendam a evolução de maneira distorcida. Com o avanço da biotecnologia, mudanças globais do clima e modificações ecológicas, tanto os governantes quanto a população devem compreender o conteúdo de Evolução Bilógica para saberem opinar e tomar atitudes corretas em relação ao nosso planeta. Esses objetivos podem ser atingidos com intervenções pedagógicas lúdicas em sala de aula. Dito isso os objetivos deste trabalho foram: avaliar se a aplicação de um jogo acerca de Evolução Biológica teve efeito positivo na aprendizagem dos conceitos; e se a aplicação do jogo foi mais eficaz na aprendizagem quando jogado antes ou depois de uma aula expositiva. A pesquisa foi aplicada ao longo de três semanas em uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre, em duas turmas no 1º ano do Ensino Médio, tendo um total de 86 alunos participantes. Os procedimentos metodológicos consistem na análise comparativa de questionários pré- e pós-intervenções, que foram iguais entre si, respondidos pelos alunos participantes. As intervenções pedagógicas foram a aplicação de um jogo inédito acerca de Evolução Biológica e a exposição de uma aula teórica dialogada com o auxílio de slides no Power Point. Os resultados mostraram uma melhora na compreensão dos alunos acerca do tema abordado, porém, não houve distinção entre as metodologias empregadas entre as turmas A e B. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-28T02:46:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180742 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001063405 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180742 |
identifier_str_mv |
001063405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/1/001063405.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/2/001063405.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180742/3/001063405.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92a1cd9f6e8a63e6ddb1cf46a96b7649 ecee2e1e96923e3767aaaa696e409f38 5fe4d4c8fad56775ad7041a14f6c50ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447221799223296 |