Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poleto, Camilla da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29205
Resumo: A problemática da iniciação à Álgebra no Ensino Fundamental tem chamado a atenção de professores e pesquisadores da Educação Matemática. O material manipulativo Algeplan foi criado com o objetivo de possibilitar uma melhora no ensino da Álgebra, através de relações com a Geometria. Sob a lente teórica do filósofo Ludwig Wittgenstein e suas considerações sobre a linguagem e a constituição dos sentidos, é possível pensar que as práticas matemáticas constituem jogos de linguagem, cada um com uma série de regras a serem seguidas. Dessa forma, consideramos também o Algeplan como um jogo de linguagem, no qual podemos identificar apenas semelhanças de família com a Álgebra e a Geometria.
id UFRGS-2_182adee25e14d2cb90cf4664fdc77f6e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29205
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Poleto, Camilla da SilvaLópez Bello, Samuel Edmundo2011-05-27T06:00:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/29205000775979A problemática da iniciação à Álgebra no Ensino Fundamental tem chamado a atenção de professores e pesquisadores da Educação Matemática. O material manipulativo Algeplan foi criado com o objetivo de possibilitar uma melhora no ensino da Álgebra, através de relações com a Geometria. Sob a lente teórica do filósofo Ludwig Wittgenstein e suas considerações sobre a linguagem e a constituição dos sentidos, é possível pensar que as práticas matemáticas constituem jogos de linguagem, cada um com uma série de regras a serem seguidas. Dessa forma, consideramos também o Algeplan como um jogo de linguagem, no qual podemos identificar apenas semelhanças de família com a Álgebra e a Geometria.The issue of initiation to Algebra in elementary school has attracted the attention of teachers and researchers in Mathematics education. The manipulative game Algeplan was created with the goal of enabling an improvement in the Algebra’s teaching through Geometry relations. Under the theoretical lens of the philosopher Ludwig Wittgenstein and his remarks on language and the sense’s constitution, one might think that mathematical practices are language games, each with a series of rules to follow. Thus, we consider also the Algeplan as a language game in which we can identify only family similarities with Algebra and Geometry.application/pdfporÁlgebraGeometriaAlgeplanJogos de linguagemAlgeplanLanguage gamesWittgensteinAlgebra’s teachingFollow a ruleAlgeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775979.pdf.txt000775979.pdf.txtExtracted Texttext/plain77093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29205/2/000775979.pdf.txt002f48ff6df302a58d5e369dd784edf3MD52ORIGINAL000775979.pdf000775979.pdfTexto completoapplication/pdf573370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29205/1/000775979.pdf00427389a0a0b49df809e53c2e863de4MD51THUMBNAIL000775979.pdf.jpg000775979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29205/3/000775979.pdf.jpga441de0799db4796dbd517d0d00e1505MD5310183/292052019-02-10 02:32:32.520964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29205Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-10T04:32:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem
title Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem
spellingShingle Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem
Poleto, Camilla da Silva
Álgebra
Geometria
Algeplan
Jogos de linguagem
Algeplan
Language games
Wittgenstein
Algebra’s teaching
Follow a rule
title_short Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem
title_full Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem
title_fullStr Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem
title_full_unstemmed Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem
title_sort Algeplan, Álgebra e Geometria : entendendo práticas matemáticas como jogos de linguagem
author Poleto, Camilla da Silva
author_facet Poleto, Camilla da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poleto, Camilla da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
contributor_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra
Geometria
Algeplan
Jogos de linguagem
topic Álgebra
Geometria
Algeplan
Jogos de linguagem
Algeplan
Language games
Wittgenstein
Algebra’s teaching
Follow a rule
dc.subject.eng.fl_str_mv Algeplan
Language games
Wittgenstein
Algebra’s teaching
Follow a rule
description A problemática da iniciação à Álgebra no Ensino Fundamental tem chamado a atenção de professores e pesquisadores da Educação Matemática. O material manipulativo Algeplan foi criado com o objetivo de possibilitar uma melhora no ensino da Álgebra, através de relações com a Geometria. Sob a lente teórica do filósofo Ludwig Wittgenstein e suas considerações sobre a linguagem e a constituição dos sentidos, é possível pensar que as práticas matemáticas constituem jogos de linguagem, cada um com uma série de regras a serem seguidas. Dessa forma, consideramos também o Algeplan como um jogo de linguagem, no qual podemos identificar apenas semelhanças de família com a Álgebra e a Geometria.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-27T06:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29205
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775979
url http://hdl.handle.net/10183/29205
identifier_str_mv 000775979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29205/2/000775979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29205/1/000775979.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29205/3/000775979.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 002f48ff6df302a58d5e369dd784edf3
00427389a0a0b49df809e53c2e863de4
a441de0799db4796dbd517d0d00e1505
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224409128632320