Das margens ao centro : quando a arte habita o menor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235268 |
Resumo: | Este texto aborda um modo de produção do espaço urbano que é problematizado a partir da arte. Nosso olhar crítico recai sobre um saber-fazer oriundo da arquitetura e do urbanismo, validado pelo mercado, seguidor de modelos de excelência e de conhecimento técnico formal, legitimado pela Academia – aqui identificado com a ideia de arquitetura maior. O fundamento teórico é a noção de menor em Gilles Deleuze e Félix Guattari (2015), entrecruzada com as noções de estética e política em Jacques Rancière (2009). Já o mote empírico é a prática artística do mexicano Héctor Zamora, aqui representada por dois trabalhos recentes: Paracaidista, Av. Revolución 1608 Bis, 2004; e Bar Las Divas (Sustracción/ Adición), de 2007. O resultado é um tensionamento, disparado pela arte, desse saber-fazer hegemônico. Nas experiências estéticas de Zamora, o tradicional movimento centro-margens é invertido para margens-centro, nos convidando a refletir sobre modos informais e menores de produção do espaço. |
id |
UFRGS-2_184333c3c09b6a6858129e085cdbf4a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235268 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reyes, Paulo Edison BeloKonrath, Germana2022-02-18T04:33:42Z20222526-7310http://hdl.handle.net/10183/235268001137398Este texto aborda um modo de produção do espaço urbano que é problematizado a partir da arte. Nosso olhar crítico recai sobre um saber-fazer oriundo da arquitetura e do urbanismo, validado pelo mercado, seguidor de modelos de excelência e de conhecimento técnico formal, legitimado pela Academia – aqui identificado com a ideia de arquitetura maior. O fundamento teórico é a noção de menor em Gilles Deleuze e Félix Guattari (2015), entrecruzada com as noções de estética e política em Jacques Rancière (2009). Já o mote empírico é a prática artística do mexicano Héctor Zamora, aqui representada por dois trabalhos recentes: Paracaidista, Av. Revolución 1608 Bis, 2004; e Bar Las Divas (Sustracción/ Adición), de 2007. O resultado é um tensionamento, disparado pela arte, desse saber-fazer hegemônico. Nas experiências estéticas de Zamora, o tradicional movimento centro-margens é invertido para margens-centro, nos convidando a refletir sobre modos informais e menores de produção do espaço.This text addresses the production of urban space which is problematized by art. Our critical gaze rests on a know-how derived from architecture and urbanism, validated by the market, following models of excellence and formal technical knowledge, legitimized by the Academy – here identified with the idea of great architecture. The theoretical basis is the notion of minor in Gilles Deleuze and Félix Guattari (2015), intertwined with notions of aesthetics and politics in Jacques Rancière (2009). The empirical motto, on the other hand, is the practice of Mexican artist Héctor Zamora, represented here by two recent works: Paracaidista, Av. Revolución 1608 Bis, 2004; and Bar Las Divas (Sustracción/ Adición), 2007. The result is a tension, triggered by art, of this hegemonic know-how. In Zamora’s aesthetic experiences, the traditional center-margins movement is inverted to margins-center, inviting us to reflect on informal and minor modes of urban space production.application/pdfporPixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas. Vol. 6, n.20(2022), p. 104-117Espaco urbano : ProducaoArte contemporâneaProduction of spaceCenter-marginContemporary artDas margens ao centro : quando a arte habita o menorFrom the margins to the center : when art inhabits the minorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137398.pdf.txt001137398.pdf.txtExtracted Texttext/plain38943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235268/2/001137398.pdf.txt9cc87d40fad20baa912f714bd66f633bMD52ORIGINAL001137398.pdfTexto completoapplication/pdf815931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235268/1/001137398.pdfc97d2d8b8d929ad6598a68f0d1fb0b1aMD5110183/2352682022-02-22 04:49:23.273625oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235268Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:49:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Das margens ao centro : quando a arte habita o menor |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
From the margins to the center : when art inhabits the minor |
title |
Das margens ao centro : quando a arte habita o menor |
spellingShingle |
Das margens ao centro : quando a arte habita o menor Reyes, Paulo Edison Belo Espaco urbano : Producao Arte contemporânea Production of space Center-margin Contemporary art |
title_short |
Das margens ao centro : quando a arte habita o menor |
title_full |
Das margens ao centro : quando a arte habita o menor |
title_fullStr |
Das margens ao centro : quando a arte habita o menor |
title_full_unstemmed |
Das margens ao centro : quando a arte habita o menor |
title_sort |
Das margens ao centro : quando a arte habita o menor |
author |
Reyes, Paulo Edison Belo |
author_facet |
Reyes, Paulo Edison Belo Konrath, Germana |
author_role |
author |
author2 |
Konrath, Germana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reyes, Paulo Edison Belo Konrath, Germana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaco urbano : Producao Arte contemporânea |
topic |
Espaco urbano : Producao Arte contemporânea Production of space Center-margin Contemporary art |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Production of space Center-margin Contemporary art |
description |
Este texto aborda um modo de produção do espaço urbano que é problematizado a partir da arte. Nosso olhar crítico recai sobre um saber-fazer oriundo da arquitetura e do urbanismo, validado pelo mercado, seguidor de modelos de excelência e de conhecimento técnico formal, legitimado pela Academia – aqui identificado com a ideia de arquitetura maior. O fundamento teórico é a noção de menor em Gilles Deleuze e Félix Guattari (2015), entrecruzada com as noções de estética e política em Jacques Rancière (2009). Já o mote empírico é a prática artística do mexicano Héctor Zamora, aqui representada por dois trabalhos recentes: Paracaidista, Av. Revolución 1608 Bis, 2004; e Bar Las Divas (Sustracción/ Adición), de 2007. O resultado é um tensionamento, disparado pela arte, desse saber-fazer hegemônico. Nas experiências estéticas de Zamora, o tradicional movimento centro-margens é invertido para margens-centro, nos convidando a refletir sobre modos informais e menores de produção do espaço. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-18T04:33:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235268 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2526-7310 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137398 |
identifier_str_mv |
2526-7310 001137398 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas. Vol. 6, n.20(2022), p. 104-117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235268/2/001137398.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235268/1/001137398.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9cc87d40fad20baa912f714bd66f633b c97d2d8b8d929ad6598a68f0d1fb0b1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447783411286016 |