A ressignificação do espaço na arte contemporânea. Três casos de intervenções espaciais sutis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-18122017-162404/ |
Resumo: | Este trabalho estuda três obras de arte contemporânea que têm como proposta intervenções espaciais sutis e a consequente ressignificação dos espaços em que estão inseridas. Partimos de uma revisão histórica da apropriação do espaço na obra de arte, desde a expansão da escultura moderna para o espaço até o formato instalação, no qual a obra trabalha o espaço de forma específica. Em seguida, discutimos a relação entre os conceitos de tempo e duração, bem como sua relação com o espaço, como embasamento para análise das obras escolhidas. A partir daí, nos dedicamos ao estudo de três obras contemporâneas: a instalação Alter Bahnhof Video Walk (2012) [Vídeo-caminhada Alter Bahnhof (2012)] de Janet Cardiff & George Bures Miller, realizada na estação central de trens de Kassel, Alemanha; a instalação I Need Some Meaning I Can Memorise (The Invisible Pull) [Eu preciso de algum significado que eu possa memorizar (A piscina invisível)] (2012) de Ryan Gander realizada no museu Friedericianum, Kassel, Alemanha - ambas apresentadas durante a 13ª Documenta de Kassel (2012); e a instalação Sem título de Fernanda Gomes, apresentada na 30ª Bienal de São Paulo (2012). O interesse deste trabalho é apontar como tais obras interferem no espaço existente, sem necessariamente alterá-lo fisicamente, desde a ideia de vazio, analisandoos criticamente em relação aos seus precedentes. |
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A ressignificação do espaço na arte contemporânea. Três casos de intervenções espaciais sutisThe reaignification of space in contemporary art. Three cases of subtle space interventionsArte ContemporâneaContemporary ArtDuraçãoDurationEspaçoSpaceTempoTimeEste trabalho estuda três obras de arte contemporânea que têm como proposta intervenções espaciais sutis e a consequente ressignificação dos espaços em que estão inseridas. Partimos de uma revisão histórica da apropriação do espaço na obra de arte, desde a expansão da escultura moderna para o espaço até o formato instalação, no qual a obra trabalha o espaço de forma específica. Em seguida, discutimos a relação entre os conceitos de tempo e duração, bem como sua relação com o espaço, como embasamento para análise das obras escolhidas. A partir daí, nos dedicamos ao estudo de três obras contemporâneas: a instalação Alter Bahnhof Video Walk (2012) [Vídeo-caminhada Alter Bahnhof (2012)] de Janet Cardiff & George Bures Miller, realizada na estação central de trens de Kassel, Alemanha; a instalação I Need Some Meaning I Can Memorise (The Invisible Pull) [Eu preciso de algum significado que eu possa memorizar (A piscina invisível)] (2012) de Ryan Gander realizada no museu Friedericianum, Kassel, Alemanha - ambas apresentadas durante a 13ª Documenta de Kassel (2012); e a instalação Sem título de Fernanda Gomes, apresentada na 30ª Bienal de São Paulo (2012). O interesse deste trabalho é apontar como tais obras interferem no espaço existente, sem necessariamente alterá-lo fisicamente, desde a ideia de vazio, analisandoos criticamente em relação aos seus precedentes.This dissertation studies three works of contemporary art that have as their purpose subtle space interventions and the consequent redetermination of the spaces in which they are inserted. We start with a historical revision of the appropriation of space regarding the work of art, from the expansion of modern sculpture into space to the installation format, in which the work uses the space in a particular way. Next, we discuss the relationship between the concepts of time and duration, as well as their relationship with space, as a basis for analyzing the works selected. Hence, we study and analyze three contemporary works: Alter Bahnhof Video Walk (2012) by Janet Cardiff & George Bures Miller, designed for the central train station in Kassel, Germany; I Need Some Meaning I Can Memorize (The Invisible Pull) (2012) by Ryan Gander, at the Friedericianum Museum, Kassel, Germany - both presented during the 13th Documenta, Kassel (2012); and Untitled by Fernanda Gomes, presented at the 30th São Paulo Biennial (2012). This paper aims to point out how such works interfere in the existing space - the idea of emptiness, analyzing them critically in relation to its precedents - without necessarily changing it physically.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFarias, Agnaldo Aricê CaldasFerrari, Anna2017-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-18122017-162404/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-18122017-162404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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