Uma análise das fugas para piano de Bruno Kiefer: padrões estilísticos na sua escrita contrapontística
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258973 |
Resumo: | Este trabalho oferece um estudo dos padrões estilísticos definidos através da análise dos processos contrapontísticos encontrados no terceiro movimento da Sonata I, Fuga e Toccata e do movimento final de Duas peças Sérias da obra para piano de Bruno Kiefer. Considerando a diversidade de possibilidades estéticas na música do século XX, e os aspectos tradicionais da escrita fugal, faz-se mister investigar como Kiefer tratou uma técnica composicional consagrada, preservando de modo singular e consistente o estilo inovador sempre atribuído às suas obras |
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Liebich, RafaelCarvalho, Any Raquel Souza deGerling, Cristina Maria Pavan Capparelli2023-06-13T03:27:01Z20050103-7412http://hdl.handle.net/10183/258973000537640Este trabalho oferece um estudo dos padrões estilísticos definidos através da análise dos processos contrapontísticos encontrados no terceiro movimento da Sonata I, Fuga e Toccata e do movimento final de Duas peças Sérias da obra para piano de Bruno Kiefer. Considerando a diversidade de possibilidades estéticas na música do século XX, e os aspectos tradicionais da escrita fugal, faz-se mister investigar como Kiefer tratou uma técnica composicional consagrada, preservando de modo singular e consistente o estilo inovador sempre atribuído às suas obrasThis study offers a view of the stylistic patterns defined by the analysis of the contrapuntal processes used in the third movement of Sonata I, Fuga e Toccata, and the final movement of Duas peças sérias [Two serious pieces], from the piano works of Bruno Kiefer. Considering the diversity of aesthetic possibilities in twentieth-century music, and the traditional aspects of fugal writing, it is appropriate to investigate how Kiefer dealt with such a technique, preserving an innovating style in a consistent manner, which has always been attributed to his musicapplication/pdfporOpus : revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Vol. 11, n.11 (2005); p. 35-57Kiefer, Bruno, 1923-1987Música : Século XX : BrasilPolifoniaAnálise musicalFuga : MusicaMusical AnalysisFugueUma análise das fugas para piano de Bruno Kiefer: padrões estilísticos na sua escrita contrapontísticaAn Analysis of Bruno's piano fugues Kiefer: stylistic patterns in his writting counterpointisticsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000537640.pdf.txt000537640.pdf.txtExtracted Texttext/plain37097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258973/2/000537640.pdf.txtff444465d8a831a7ede236a6ac82f250MD52ORIGINAL000537640.pdfTexto completoapplication/pdf291167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258973/1/000537640.pdf3cdc039845d3939294058d8b4c338b3bMD5110183/2589732023-06-14 03:28:47.579849oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258973Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-14T06:28:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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