As conseqüências da insatisfação dos clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daniel Von der Heyde
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61595
Resumo: O propósito deste trabalho é realizar uma investigação sobre o comportamento do consumidor pós-insatisfação com restaurantes. Primeiramente, revisam-se os fundamentos teóricos relativos ao tema. A seguir, apresenta-se a metodologia empregada, ressaltando-se as três etapas de pesquisa realizadas. Na primeira, qualitativa, realizou-se 16 entrevistas em profundidade, que deram origem ao questionário e aos cenários do estudo. Na segunda, a eficácia da manipulação das variáveis experimentais controladas (nível de insatisfação e relacionamento) foi testada qualitativamente. E na última, quantitativa, os dados foram coletados e analisados estatisticamente. Finalmente, os resultados são apresentados e, com base na estrutura teórica, são feitas algumas conclusões. Sobre as relações entre as variáveis, o estudo mostrou que o impacto do nível de insatisfação nas intenções de comunicação boca-aboca negativa e troca de empresa é alto. Em relação à intenção de reclamação, o impacto da autoconfiança do consumidor é superior à influência das demais variáveis. A atitude frente à reclamação apareceu como variável moderadora entre os antecedentes e a intenção de reclamação. Ainda, o nível de relacionamento entre cliente e empresa pareceu influenciar as intenções de comunicação boca-a-boca negativa e troca de empresa, porém não a reclamação. Os dados descritivos mostram que entre os clientes insatisfeitos, 72,7% trocarão de fornecedor com grande probabilidade, 63,2% indicaram alta propensão a falar mal da empresa e 52,1% provavelmente reclamarão à empresa. Esses dados ressaltam o impacto do nível de insatisfação na troca e na comunicação boca-a-boca negativa e sugerem às empresas atentarem a motivar o cliente a reclamar e expressar seu descontentamento.
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