A construção de uma tipologia dos consumidores para resposta à insatisfação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217752 |
Resumo: | Este estudo objetiva responder a três questões: como os clientes insatisfeitos reagem à insatisfação; quais os tipos de estilos de resposta são utilizados e qual o perfil de cliente compõe cada um dos estilos encontrados. A metodologia constituiu-se de uma primeira fase qualitativa, após a qual foi realizado um estudo experimental com estudantes de graduação de duas universidades. Entre os resultados, o agrupamento de variáveis confirmou as três dimensões de resposta à insatisfação: a comunicação boca a boca negativa, a troca de empresa e a reclamação à empresa. O agrupamento de indivíduos indicou quatro clusters de clientes com diferentes estilos de resposta à insatisfação – irados, passivos, desleais e fiéis. Para responder à última questão, foi aplicada análise discriminante com variáveis demográficas, atitudinais, de personalidade e específicas do episódio de reclamação. Os irados apresentaram níveis mais altos de autoconfiança e grau de relacionamento com a empresa baixo; os passivos apresentaram grau elevado de relacionamento com a empresa e uma baixa atitude frente ao ato de reclamar; os desleais demonstraram os níveis mais baixos de autoconfiança e de atitude frente à reclamação e probabilidade de sucesso da reclamação; e os fiéis apresentam renda mais elevada, atitude positiva frente à reclamação, elevada autoconfiança e alto nível relacionamento com a empresa. Por fim, as implicações acadêmicas e gerenciais são discutidas, e as limitações do estudo são apresentadas. |
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Santos, Cristiane Pizzutti dosFernandes, Daniel Von der Heyde2021-02-05T04:05:16Z20101807-054Xhttp://hdl.handle.net/10183/217752000741649Este estudo objetiva responder a três questões: como os clientes insatisfeitos reagem à insatisfação; quais os tipos de estilos de resposta são utilizados e qual o perfil de cliente compõe cada um dos estilos encontrados. A metodologia constituiu-se de uma primeira fase qualitativa, após a qual foi realizado um estudo experimental com estudantes de graduação de duas universidades. Entre os resultados, o agrupamento de variáveis confirmou as três dimensões de resposta à insatisfação: a comunicação boca a boca negativa, a troca de empresa e a reclamação à empresa. O agrupamento de indivíduos indicou quatro clusters de clientes com diferentes estilos de resposta à insatisfação – irados, passivos, desleais e fiéis. Para responder à última questão, foi aplicada análise discriminante com variáveis demográficas, atitudinais, de personalidade e específicas do episódio de reclamação. Os irados apresentaram níveis mais altos de autoconfiança e grau de relacionamento com a empresa baixo; os passivos apresentaram grau elevado de relacionamento com a empresa e uma baixa atitude frente ao ato de reclamar; os desleais demonstraram os níveis mais baixos de autoconfiança e de atitude frente à reclamação e probabilidade de sucesso da reclamação; e os fiéis apresentam renda mais elevada, atitude positiva frente à reclamação, elevada autoconfiança e alto nível relacionamento com a empresa. Por fim, as implicações acadêmicas e gerenciais são discutidas, e as limitações do estudo são apresentadas.This study aims to answer the following three questions: how dissatisfied customers answer to dissatisfaction, what types of response styles do consumers utilize and which customer profile composes each one of the styles. After the initial qualitative phase, an experimental study with undergraduate students from two universities was accomplished. The groups of variables confirmed the three dimensions of responses to the dissatisfaction: negative word-of-mouth communication; company switch; complaint addressed to the company. The groups of individuals indicated four clusters of customers with different response styles - irate, passive, disloyal and compromised. To answer the last question, discriminant analysis with demographic, attitudinal, personality and specific to the complaint episode variables was applied. The irate ones presented higher levels of self-confidence and low level of relationship with the company; the passive ones presented high level of relationship and negative attitude toward the complaining; the disloyal ones demonstrated the lowest levels of self-confidence and perceived likelihood of successful complaint, and the most negative attitude toward the complaining act; and the compromised clients presented higher income, positive attitude toward the complaining act, high self-confidence and high degree of relationship with the company. Finally, the academic and managerial implications are discussed, and the limitations of the study are presented.application/pdfporBASE : revista de administração e contabilidade da Unisinos. São Leopoldo, RS. Vol. 7, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 25-41Satisfação do consumidorMarketingTypologyDissatisfaction responsesConsumer profilesComplaintNegative word-ofmouthA construção de uma tipologia dos consumidores para resposta à insatisfaçãoThe construction of a typology of consumer response to dissatisfaction info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000741649.pdf.txt000741649.pdf.txtExtracted Texttext/plain82590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217752/2/000741649.pdf.txtc01705f99d36e0475a7999781695a6dfMD52ORIGINAL000741649.pdfTexto completoapplication/pdf500491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217752/1/000741649.pdf4423d65cfd07dc9b3ba19a2e0f6b93fbMD5110183/2177522021-03-09 04:27:01.585286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:27:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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