Gêneros orais em uma turma de 3º ano do ensino fundamental : muito além da conversa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107934 |
Resumo: | O presente artigo objetiva investigar e analisar como um planejamento pedagógico dirigido a uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre contempla os gêneros orais. Ancorada nos postulados de Mikhail Bakhtin e inspirada nos conceitos de gêneros discursivos e sequência didática de Joaquim Dolz, Michèlle Noverraz e Bernard Schneuwly, analiso quais gêneros orais são privilegiados neste planejamento, como são considerados e quais práticas de linguagem estão relacionadas às atividades desenvolvidas. Para operacionalização deste estudo de caso, foram realizadas análises documentais de planejamentos de quatro semanas letivas e observações em sala de aula registradas em um diário de campo. A partir dos dados obtidos, elegi, para análise, um gênero primário e um secundário. A conversa, como gênero primário, destacou-se por ser o de maior ocorrência nas práticas acompanhadas e também por ser orientado pela professora com a finalidade de levar os alunos a perceberem e respeitarem as regras conversacionais. Como gênero secundário, selecionei o seminário para analisar a proposta de uma sequência didática desenvolvida na turma a partir da qual foi possível encontrar pontos coincidentes com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); dentre eles, evidenciou-se tanto a progressão das habilidades orais exigidas quanto a retomada da estrutura do gênero para a produção final. Como considerações finais, destaco a importância do trabalho pedagógico com gêneros primários para o desenvolvimento das capacidades discursivas dos alunos em direção aos gêneros secundários. |
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