Gêneros orais em uma turma de 3º ano do ensino fundamental : muito além da conversa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Rachel Pinheiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107934
Resumo: O presente artigo objetiva investigar e analisar como um planejamento pedagógico dirigido a uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre contempla os gêneros orais. Ancorada nos postulados de Mikhail Bakhtin e inspirada nos conceitos de gêneros discursivos e sequência didática de Joaquim Dolz, Michèlle Noverraz e Bernard Schneuwly, analiso quais gêneros orais são privilegiados neste planejamento, como são considerados e quais práticas de linguagem estão relacionadas às atividades desenvolvidas. Para operacionalização deste estudo de caso, foram realizadas análises documentais de planejamentos de quatro semanas letivas e observações em sala de aula registradas em um diário de campo. A partir dos dados obtidos, elegi, para análise, um gênero primário e um secundário. A conversa, como gênero primário, destacou-se por ser o de maior ocorrência nas práticas acompanhadas e também por ser orientado pela professora com a finalidade de levar os alunos a perceberem e respeitarem as regras conversacionais. Como gênero secundário, selecionei o seminário para analisar a proposta de uma sequência didática desenvolvida na turma a partir da qual foi possível encontrar pontos coincidentes com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); dentre eles, evidenciou-se tanto a progressão das habilidades orais exigidas quanto a retomada da estrutura do gênero para a produção final. Como considerações finais, destaco a importância do trabalho pedagógico com gêneros primários para o desenvolvimento das capacidades discursivas dos alunos em direção aos gêneros secundários.
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