Práticas orais na disciplina de língua portuguesa: ensino do gênero entrevista de emprego
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15465 |
Resumo: | Baseado nos estudos da Linguística Textual e a partir de uma concepção sociointeracionista, que entende a língua como instrumento social, buscou-se refletir e desenvolver, no presente trabalho, uma atividade pedagógica relacionada à oralidade. Para tanto, apresentamos o projeto “Práticas orais: simulando uma entrevista de emprego”, desenvolvido por meio de sequência didática, com alunos de uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atendando-se ao fato de que o ensino da língua materna deve direciornar-se às práticas comunicativas contextualizadas, de acordo com seu uso sociocultural, em distintas possibilidades comunicativas, salientou-se a importância da oralidade como uma modalidade de comunicação a ser trabalhada e desenvolvida no ambiente escolar. Todavia, poucos são os materiais e práticas pedagógicas voltadas a essa aprendizagem. Observou-se, assim, que, na realidade de sala de aula, ainda há a valoração da escrita em relação à oralidade por grande parte dos professores. Desse modo, diante de tal problemática, sugeriu-se que os profissionais da área reavaliem e reformulem o ensino da modalidade oral com o objetivo de ampliar a capacidade linguística do aluno, fazê-lo refletir sobre a relevância da fala em diferentes contextos a fim de torná-lo capaz de se manifestar oralmente em diversos ambientes sociais, em variados níveis de formalidade. Assim, de acordo, com Marcuschi (2010), quando afirma que a comunicação verbal só é possível por meio de algum gênero textual, sendo este uma entidade sociodiscursiva, e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que afirmam que o trabalho com os gêneros abordam aspectos sociais, culturais, comunicativos e linguísticos, defendeu-se o estudo da língua por meio de tal processo. Neste tocante, como é dever da escola permitir que o aluno tenha acesso aos gêneros orais formais, fora sugerido o trabalho com o gênero oral entrevista de emprego, adequando-o às necessidades e perspectivas do público selecionado. Pautada na pesquisa-ação, foram utilizados como instrumentos de análise os materias teóricos e metodológicos ofertados pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e um questionário, elaborado pela pesquisadora e respondido por professores de Língua Portuguesa concursados da SME-RJ, com o objetivo de verificar como a modalidade oral está presente em suas práticas de aula. Notou-se que tanto o material quanto o corpo docente pouco ainda deixam muito a desejar em relação ao estudo e análise da modalidade oral formal da língua na rotina escolar. Posto isso, observada a necessidade de ofertar a mesma importância da escrita e da oralidade, aplicou-se a intervenção didática, que culminou na confecção de um vídeo que simula uma entrevista de emprego. Embora não seja fácil, verificou-se que o trabalho com os gêneros orais é fundamental para o desenvolvimento crítico, reflexivo, autônomo do aluno e para sua formação como cidadão |
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Para tanto, apresentamos o projeto “Práticas orais: simulando uma entrevista de emprego”, desenvolvido por meio de sequência didática, com alunos de uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atendando-se ao fato de que o ensino da língua materna deve direciornar-se às práticas comunicativas contextualizadas, de acordo com seu uso sociocultural, em distintas possibilidades comunicativas, salientou-se a importância da oralidade como uma modalidade de comunicação a ser trabalhada e desenvolvida no ambiente escolar. Todavia, poucos são os materiais e práticas pedagógicas voltadas a essa aprendizagem. Observou-se, assim, que, na realidade de sala de aula, ainda há a valoração da escrita em relação à oralidade por grande parte dos professores. Desse modo, diante de tal problemática, sugeriu-se que os profissionais da área reavaliem e reformulem o ensino da modalidade oral com o objetivo de ampliar a capacidade linguística do aluno, fazê-lo refletir sobre a relevância da fala em diferentes contextos a fim de torná-lo capaz de se manifestar oralmente em diversos ambientes sociais, em variados níveis de formalidade. Assim, de acordo, com Marcuschi (2010), quando afirma que a comunicação verbal só é possível por meio de algum gênero textual, sendo este uma entidade sociodiscursiva, e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que afirmam que o trabalho com os gêneros abordam aspectos sociais, culturais, comunicativos e linguísticos, defendeu-se o estudo da língua por meio de tal processo. Neste tocante, como é dever da escola permitir que o aluno tenha acesso aos gêneros orais formais, fora sugerido o trabalho com o gênero oral entrevista de emprego, adequando-o às necessidades e perspectivas do público selecionado. Pautada na pesquisa-ação, foram utilizados como instrumentos de análise os materias teóricos e metodológicos ofertados pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e um questionário, elaborado pela pesquisadora e respondido por professores de Língua Portuguesa concursados da SME-RJ, com o objetivo de verificar como a modalidade oral está presente em suas práticas de aula. Notou-se que tanto o material quanto o corpo docente pouco ainda deixam muito a desejar em relação ao estudo e análise da modalidade oral formal da língua na rotina escolar. Posto isso, observada a necessidade de ofertar a mesma importância da escrita e da oralidade, aplicou-se a intervenção didática, que culminou na confecção de um vídeo que simula uma entrevista de emprego. Embora não seja fácil, verificou-se que o trabalho com os gêneros orais é fundamental para o desenvolvimento crítico, reflexivo, autônomo do aluno e para sua formação como cidadãoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBased on the studies of Textual Linguistics and from a socio-interactionist conception, which understands the language as a social instrument, it was sought to reflect and develop, in the present work, a pedagogical activity related to orality. To do so, we present the project "Oral Practices: Simulating a Job Interview", developed through a didactic sequence, with students from a class from the ninth grade of the Public School of Rio de Janeiro City. Considering that the teaching of the mother tongue should be directed to contextualized communicative practices, according to their sociocultural use, in different communicative possibilities, the importance of orality was emphasized as a modality of communication to be worked and developed in the school environment. However, there are few pedagogical materials and practices aimed at this learning. It was observed, therefore, that in the classroom reality, there is still the evaluation of writing in relation to orality by most teachers. Thus, in the face of such problems, it was suggested that professionals in the area re-evaluate and reformulate the teaching of the oral modality in order to increase the linguistic capacity of the student, make him reflect on the relevance of speech in different contexts in order to make it capable of manifesting orally in various social settings, at varying levels of formality. Thus, according to Marcuschi (2010), when he states that verbal communication is only possible through some textual genre, which is a sociodiscursive entity, and according to the National Curriculum Parameters (NCP), which state that the work with the genders addressing social, cultural, communicative and linguistic aspects, the study of language through this process was defended. In this regard, as it is the school's duty to allow the student access to the formal oral genres, it had been suggested to work with the oral gender job interview, adapting it to the needs and perspectives of the selected public. Based on action research, the theoretical and methodological materials offered by the Municipal Department of Education of the City of Rio de Janeiro and a questionnaire, prepared by the researcher and answered by Portuguese Language teachers with SME-RJ, were used as tools of analysis. the objective of verifying how the oral modality is present in their classroom practices. It was noticed that both the material and the teaching staff do not leave much to be desired in relation to the study and analysis of the formal oral modality of the language in the school routine. Given this, given the need to offer the same importance of writing and orality, didactic intervention was applied, culminating in the production of a video that simulates a job interview. Although not easy, it has been found that working with oral genres is critical for the critical, reflexive, autonomous development of the student and for his / her training as a citizenapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisEnsinoGênero textualOralidadeTeachingTextual genreOralityLinguísticaPráticas orais na disciplina de língua portuguesa: ensino do gênero entrevista de empregoOral practices in the discipline of portuguese language: teaching of gender job interviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisASSUNÇÃO, C. A. A. de, MENDONÇA, M. C. C. & DELPHINO, R. M. Pouca ênfase no desenvolvimento da competência oral dos alunos. In: BORTONI-RICARDO, S. M. & MACHADO, V. R. (orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, p. 165-177, 2013. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. 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V. 3: As Abordagens Campinas: Unicamp/FAPESP, p. 75–98.https://tede.ufrrj.br/retrieve/67458/2017%20-%20Bianka%20Thompson%20Alves.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5218Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-11-03T15:09:53Z No. of bitstreams: 1 2017 - Bianka Thompson Alves.pdf: 4673585 bytes, checksum: 36d220e10555b388151b442a4431c54e (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-03T15:09:53Z (GMT). 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Linguística |
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Baseado nos estudos da Linguística Textual e a partir de uma concepção sociointeracionista, que entende a língua como instrumento social, buscou-se refletir e desenvolver, no presente trabalho, uma atividade pedagógica relacionada à oralidade. Para tanto, apresentamos o projeto “Práticas orais: simulando uma entrevista de emprego”, desenvolvido por meio de sequência didática, com alunos de uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atendando-se ao fato de que o ensino da língua materna deve direciornar-se às práticas comunicativas contextualizadas, de acordo com seu uso sociocultural, em distintas possibilidades comunicativas, salientou-se a importância da oralidade como uma modalidade de comunicação a ser trabalhada e desenvolvida no ambiente escolar. Todavia, poucos são os materiais e práticas pedagógicas voltadas a essa aprendizagem. Observou-se, assim, que, na realidade de sala de aula, ainda há a valoração da escrita em relação à oralidade por grande parte dos professores. Desse modo, diante de tal problemática, sugeriu-se que os profissionais da área reavaliem e reformulem o ensino da modalidade oral com o objetivo de ampliar a capacidade linguística do aluno, fazê-lo refletir sobre a relevância da fala em diferentes contextos a fim de torná-lo capaz de se manifestar oralmente em diversos ambientes sociais, em variados níveis de formalidade. Assim, de acordo, com Marcuschi (2010), quando afirma que a comunicação verbal só é possível por meio de algum gênero textual, sendo este uma entidade sociodiscursiva, e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que afirmam que o trabalho com os gêneros abordam aspectos sociais, culturais, comunicativos e linguísticos, defendeu-se o estudo da língua por meio de tal processo. Neste tocante, como é dever da escola permitir que o aluno tenha acesso aos gêneros orais formais, fora sugerido o trabalho com o gênero oral entrevista de emprego, adequando-o às necessidades e perspectivas do público selecionado. Pautada na pesquisa-ação, foram utilizados como instrumentos de análise os materias teóricos e metodológicos ofertados pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e um questionário, elaborado pela pesquisadora e respondido por professores de Língua Portuguesa concursados da SME-RJ, com o objetivo de verificar como a modalidade oral está presente em suas práticas de aula. Notou-se que tanto o material quanto o corpo docente pouco ainda deixam muito a desejar em relação ao estudo e análise da modalidade oral formal da língua na rotina escolar. Posto isso, observada a necessidade de ofertar a mesma importância da escrita e da oralidade, aplicou-se a intervenção didática, que culminou na confecção de um vídeo que simula uma entrevista de emprego. Embora não seja fácil, verificou-se que o trabalho com os gêneros orais é fundamental para o desenvolvimento crítico, reflexivo, autônomo do aluno e para sua formação como cidadão |
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2017 |
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ALVES, Bianka Thompson. Práticas orais na disciplina de língua portuguesa: ensino do gênero entrevista de emprego. 2017.101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. |
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