A construção das marcas humanas de influenciadores digitais uma análise do Streamer Casimiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daneluz, Giovana Susin
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274283
Resumo: A presente monografia tem como tema principal a construção de marcas humanas de influenciadores digitais a partir da análise do streamer Casimiro. Como objetivo geral, busca-se identificar as características na produção de conteúdo do streamer que formaram a sua marca humana e o fizeram ser reconhecido como influenciador digital. Para isso, considera-se como objetivos específicos: compreender como se dá a construção de marcas humanas de influenciadores digitais; identificar as características da produção de conteúdo no canal Cortes do Casimito e discutir como as características contribuem para a consolidação do seu posicionamento e da sua marca humana. Nessa perspectiva, os capítulos teóricos versam sobre as noções de marca (Aaker, 1998; Kotler; Keller, 2018), identidade (Hall, 2006; Baldissera, 2007), identidade de marca (Perotto, 2007; Vásquez, 2007), marca humana (Sukhanko, 2021), performance e representação (Goffman, 1959; Sibilia, 2015; Polivanov; Carrera, 2019), internet e redes sociais (Castells, 2003; Burgess; Green, 2009; Recuero, 2014; Motta; Bittencourt; Viana, 2014) e influenciadores digitais (Karhawi, 2017; 2022; Primo, Matos e Monteiro, 2021). Realiza-se a metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (Johnson, 2010), empregando-a através da triangulação de técnicas, utilizando a observação encoberta e não participativa (Johnson, 2010) e a análise de conteúdo (Bardin, 1977). A partir da análise realizada e à luz do referencial teórico, foi possível concluir que o conteúdo de Casimiro possui características de horizontalidade, intimidade, coconstrução e narrativa identificatória. Esses atributos conferem autenticidade ao conteúdo e fazem com que o influenciador crie uma conexão com a audiência a partir da identificação com a sua marca humana.
id UFRGS-2_19c38573dae26ade3cb2bceb33765e21
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274283
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Daneluz, Giovana SusinAlves, Denise Avancini2024-03-27T06:39:01Z2024http://hdl.handle.net/10183/274283001199282A presente monografia tem como tema principal a construção de marcas humanas de influenciadores digitais a partir da análise do streamer Casimiro. Como objetivo geral, busca-se identificar as características na produção de conteúdo do streamer que formaram a sua marca humana e o fizeram ser reconhecido como influenciador digital. Para isso, considera-se como objetivos específicos: compreender como se dá a construção de marcas humanas de influenciadores digitais; identificar as características da produção de conteúdo no canal Cortes do Casimito e discutir como as características contribuem para a consolidação do seu posicionamento e da sua marca humana. Nessa perspectiva, os capítulos teóricos versam sobre as noções de marca (Aaker, 1998; Kotler; Keller, 2018), identidade (Hall, 2006; Baldissera, 2007), identidade de marca (Perotto, 2007; Vásquez, 2007), marca humana (Sukhanko, 2021), performance e representação (Goffman, 1959; Sibilia, 2015; Polivanov; Carrera, 2019), internet e redes sociais (Castells, 2003; Burgess; Green, 2009; Recuero, 2014; Motta; Bittencourt; Viana, 2014) e influenciadores digitais (Karhawi, 2017; 2022; Primo, Matos e Monteiro, 2021). Realiza-se a metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (Johnson, 2010), empregando-a através da triangulação de técnicas, utilizando a observação encoberta e não participativa (Johnson, 2010) e a análise de conteúdo (Bardin, 1977). A partir da análise realizada e à luz do referencial teórico, foi possível concluir que o conteúdo de Casimiro possui características de horizontalidade, intimidade, coconstrução e narrativa identificatória. Esses atributos conferem autenticidade ao conteúdo e fazem com que o influenciador crie uma conexão com a audiência a partir da identificação com a sua marca humana.The main theme of this monograph is the construction of the human brands of digital influencers through the analysis of the streamer Casimiro. The general objective is to identify the characteristics of the streamer's content production that shaped his human brand and led to his recognition as a digital influencer. To achieve this, the specific objectives include understanding how the construction of human brands of digital influencers takes place, identifying the characteristics of content production on the Youtube channel "Cortes do Casimito" and discussing how these features contribute to the consolidation of his positioning and human brand. From this perspective, the theoretical chapters cover notions of brand (Aaker, 1998; Kotler; Keller, 2018), identity (Hall, 2006; Baldissera, 2007), brand identity (Perotto, 2007; Vásquez, 2007), human brand (Sukhanko, 2021), performance and representation (Goffman, 1959; Sibilia, 2015; Polivanov; Carrera, 2019), internet and social media (Castells, 2003; Burgess; Green, 2009; Recuero, 2014; Motta; Bittencourt; Viana, 2014) and digital influencers (Karhawi, 2017; 2022; Primo, Matos and Monteiro, 2021). The methodology is computer-mediated empirical research (Johnson, 2010), using triangulation of techniques, covert and non-participatory observation (Johnson, 2010) and content analysis (Bardin, 1977). Based on the analysis carried out and the theoretical framework, it was possible to conclude that Casimiro's content has characteristics of horizontality, intimacy, co-construction and identificatory narrative. These attributes give the content authenticity and enable the influencer to establish a connection with the audience through identification with their human brand.application/pdfporInfluenciador digitalGestão de marcasYouTube (Site)CasimiroDigital influencerHuman brandContent productionYoutubeA construção das marcas humanas de influenciadores digitais uma análise do Streamer Casimiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199282.pdf.txt001199282.pdf.txtExtracted Texttext/plain207884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274283/2/001199282.pdf.txt9ad1452d66dc1bc98bc288df45f45140MD52ORIGINAL001199282.pdfTexto completoapplication/pdf29102246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274283/1/001199282.pdfa663f03cba32c792c890219ecea333d2MD5110183/2742832024-05-26 06:38:55.585061oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274283Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-26T09:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção das marcas humanas de influenciadores digitais uma análise do Streamer Casimiro
title A construção das marcas humanas de influenciadores digitais uma análise do Streamer Casimiro
spellingShingle A construção das marcas humanas de influenciadores digitais uma análise do Streamer Casimiro
Daneluz, Giovana Susin
Influenciador digital
Gestão de marcas
YouTube (Site)
Casimiro
Digital influencer
Human brand
Content production
Youtube
title_short A construção das marcas humanas de influenciadores digitais uma análise do Streamer Casimiro
title_full A construção das marcas humanas de influenciadores digitais uma análise do Streamer Casimiro
title_fullStr A construção das marcas humanas de influenciadores digitais uma análise do Streamer Casimiro
title_full_unstemmed A construção das marcas humanas de influenciadores digitais uma análise do Streamer Casimiro
title_sort A construção das marcas humanas de influenciadores digitais uma análise do Streamer Casimiro
author Daneluz, Giovana Susin
author_facet Daneluz, Giovana Susin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daneluz, Giovana Susin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Denise Avancini
contributor_str_mv Alves, Denise Avancini
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciador digital
Gestão de marcas
YouTube (Site)
topic Influenciador digital
Gestão de marcas
YouTube (Site)
Casimiro
Digital influencer
Human brand
Content production
Youtube
dc.subject.eng.fl_str_mv Casimiro
Digital influencer
Human brand
Content production
Youtube
description A presente monografia tem como tema principal a construção de marcas humanas de influenciadores digitais a partir da análise do streamer Casimiro. Como objetivo geral, busca-se identificar as características na produção de conteúdo do streamer que formaram a sua marca humana e o fizeram ser reconhecido como influenciador digital. Para isso, considera-se como objetivos específicos: compreender como se dá a construção de marcas humanas de influenciadores digitais; identificar as características da produção de conteúdo no canal Cortes do Casimito e discutir como as características contribuem para a consolidação do seu posicionamento e da sua marca humana. Nessa perspectiva, os capítulos teóricos versam sobre as noções de marca (Aaker, 1998; Kotler; Keller, 2018), identidade (Hall, 2006; Baldissera, 2007), identidade de marca (Perotto, 2007; Vásquez, 2007), marca humana (Sukhanko, 2021), performance e representação (Goffman, 1959; Sibilia, 2015; Polivanov; Carrera, 2019), internet e redes sociais (Castells, 2003; Burgess; Green, 2009; Recuero, 2014; Motta; Bittencourt; Viana, 2014) e influenciadores digitais (Karhawi, 2017; 2022; Primo, Matos e Monteiro, 2021). Realiza-se a metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (Johnson, 2010), empregando-a através da triangulação de técnicas, utilizando a observação encoberta e não participativa (Johnson, 2010) e a análise de conteúdo (Bardin, 1977). A partir da análise realizada e à luz do referencial teórico, foi possível concluir que o conteúdo de Casimiro possui características de horizontalidade, intimidade, coconstrução e narrativa identificatória. Esses atributos conferem autenticidade ao conteúdo e fazem com que o influenciador crie uma conexão com a audiência a partir da identificação com a sua marca humana.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T06:39:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199282
url http://hdl.handle.net/10183/274283
identifier_str_mv 001199282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274283/2/001199282.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274283/1/001199282.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ad1452d66dc1bc98bc288df45f45140
a663f03cba32c792c890219ecea333d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224681161752576