Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlan, Monique Paschoal
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178494
Resumo: O estudo aqui realizado possui como tema principal a comunicação interna no terceiro setor. O objetivo principal compreender qual a principal contribuição e papel da comunicação interna no 3º setor, através das estratégias utilizadas pelos vencedores do Prêmio Excellence, da AIESEC no Brasil (2014 - 2016). Aqui, utilizou-se de análise documental acerca da organização e sua comunicação institucional, somada à um questionário quantitativo aplicado entre os presidentes de cada entidade vencedora em seu ano, com o intuito de compreender a realidade desses escritórios sob a luz de uma pesquisa bibliográfica previamente realizada sobre os temas de terceiro setor e comunicação interna. Para a análise dos dados obtidos, focou-se em entender semelhanças e aspectos específicos de cada um, com a intenção de identificar práticas de comunicação interna possíveis de serem replicadas. Ao final da pesquisa, a conclusão alcançada se delimitou à três pontos principais: a necessidade de mensagem clara com foco em resultados, o foco da comunicação na missão da organização, como equilíbrio entre trabalho e propósito e, por fim, a intenção de desenvolver uma comunicação interna participativa e que proporcione momentos e espaços de trocas entre membros e diretoria, para que todas as pessoas da organização possuam alinhamento e clareza sobre missão e ambição da organização.
id UFRGS-2_19c75c1450237a37d9b220ecb4035980
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178494
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Furlan, Monique PaschoalSchmitz, Vera Regina2018-05-18T02:27:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/178494001062935O estudo aqui realizado possui como tema principal a comunicação interna no terceiro setor. O objetivo principal compreender qual a principal contribuição e papel da comunicação interna no 3º setor, através das estratégias utilizadas pelos vencedores do Prêmio Excellence, da AIESEC no Brasil (2014 - 2016). Aqui, utilizou-se de análise documental acerca da organização e sua comunicação institucional, somada à um questionário quantitativo aplicado entre os presidentes de cada entidade vencedora em seu ano, com o intuito de compreender a realidade desses escritórios sob a luz de uma pesquisa bibliográfica previamente realizada sobre os temas de terceiro setor e comunicação interna. Para a análise dos dados obtidos, focou-se em entender semelhanças e aspectos específicos de cada um, com a intenção de identificar práticas de comunicação interna possíveis de serem replicadas. Ao final da pesquisa, a conclusão alcançada se delimitou à três pontos principais: a necessidade de mensagem clara com foco em resultados, o foco da comunicação na missão da organização, como equilíbrio entre trabalho e propósito e, por fim, a intenção de desenvolver uma comunicação interna participativa e que proporcione momentos e espaços de trocas entre membros e diretoria, para que todas as pessoas da organização possuam alinhamento e clareza sobre missão e ambição da organização.The study carried out here has as its main theme the internal communication in the third sector. The main objective is to understand the main contribution and role of internal communication in the 3rd sector, through the strategies used by the winners of the AIESEC Excellence Award in Brazil (2014 - 2016). Here we used documentary analysis about the organization and its institutional communication, added to a quantitative questionnaire applied between the presidents of each winning entity in its year, with the purpose of understanding the reality of these offices in the light of a previous bibliographical research held on the themes of third sector and internal communication. For the analysis of the data obtained, it focused on understanding similarities and specific aspects of each one, with the intention of identifying possible internal communication practices to be replicated. At the end of the research, the conclusion reached was limited to three main points: the need for a clear message focused on results, the focus of communication on the organization's mission, how to balance work and purpose, and, finally, the intention to develop a participatory internal communication and that provides moments and spaces of exchange between members and board, so that all the people of the organization have alignment and clarity on the mission and ambition of the organization.application/pdfporComunicação internaTerceiro setorInternal communicationsAIESECPublic relationsThird sectorHey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062935.pdf001062935.pdfTexto completoapplication/pdf1818265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178494/1/001062935.pdf06952dc05c609a3dfce6000bdf1c0330MD51TEXT001062935.pdf.txt001062935.pdf.txtExtracted Texttext/plain182194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178494/2/001062935.pdf.txt552024b74c7f90dc26f894027d367e8cMD5210183/1784942018-06-07 02:29:18.57798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178494Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:29:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor
title Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor
spellingShingle Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor
Furlan, Monique Paschoal
Comunicação interna
Terceiro setor
Internal communications
AIESEC
Public relations
Third sector
title_short Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor
title_full Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor
title_fullStr Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor
title_full_unstemmed Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor
title_sort Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor
author Furlan, Monique Paschoal
author_facet Furlan, Monique Paschoal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlan, Monique Paschoal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmitz, Vera Regina
contributor_str_mv Schmitz, Vera Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Terceiro setor
topic Comunicação interna
Terceiro setor
Internal communications
AIESEC
Public relations
Third sector
dc.subject.eng.fl_str_mv Internal communications
AIESEC
Public relations
Third sector
description O estudo aqui realizado possui como tema principal a comunicação interna no terceiro setor. O objetivo principal compreender qual a principal contribuição e papel da comunicação interna no 3º setor, através das estratégias utilizadas pelos vencedores do Prêmio Excellence, da AIESEC no Brasil (2014 - 2016). Aqui, utilizou-se de análise documental acerca da organização e sua comunicação institucional, somada à um questionário quantitativo aplicado entre os presidentes de cada entidade vencedora em seu ano, com o intuito de compreender a realidade desses escritórios sob a luz de uma pesquisa bibliográfica previamente realizada sobre os temas de terceiro setor e comunicação interna. Para a análise dos dados obtidos, focou-se em entender semelhanças e aspectos específicos de cada um, com a intenção de identificar práticas de comunicação interna possíveis de serem replicadas. Ao final da pesquisa, a conclusão alcançada se delimitou à três pontos principais: a necessidade de mensagem clara com foco em resultados, o foco da comunicação na missão da organização, como equilíbrio entre trabalho e propósito e, por fim, a intenção de desenvolver uma comunicação interna participativa e que proporcione momentos e espaços de trocas entre membros e diretoria, para que todas as pessoas da organização possuam alinhamento e clareza sobre missão e ambição da organização.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-18T02:27:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/178494
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062935
url http://hdl.handle.net/10183/178494
identifier_str_mv 001062935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178494/1/001062935.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178494/2/001062935.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 06952dc05c609a3dfce6000bdf1c0330
552024b74c7f90dc26f894027d367e8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224550250184704