Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178494 |
Resumo: | O estudo aqui realizado possui como tema principal a comunicação interna no terceiro setor. O objetivo principal compreender qual a principal contribuição e papel da comunicação interna no 3º setor, através das estratégias utilizadas pelos vencedores do Prêmio Excellence, da AIESEC no Brasil (2014 - 2016). Aqui, utilizou-se de análise documental acerca da organização e sua comunicação institucional, somada à um questionário quantitativo aplicado entre os presidentes de cada entidade vencedora em seu ano, com o intuito de compreender a realidade desses escritórios sob a luz de uma pesquisa bibliográfica previamente realizada sobre os temas de terceiro setor e comunicação interna. Para a análise dos dados obtidos, focou-se em entender semelhanças e aspectos específicos de cada um, com a intenção de identificar práticas de comunicação interna possíveis de serem replicadas. Ao final da pesquisa, a conclusão alcançada se delimitou à três pontos principais: a necessidade de mensagem clara com foco em resultados, o foco da comunicação na missão da organização, como equilíbrio entre trabalho e propósito e, por fim, a intenção de desenvolver uma comunicação interna participativa e que proporcione momentos e espaços de trocas entre membros e diretoria, para que todas as pessoas da organização possuam alinhamento e clareza sobre missão e ambição da organização. |
id |
UFRGS-2_19c75c1450237a37d9b220ecb4035980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178494 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Furlan, Monique PaschoalSchmitz, Vera Regina2018-05-18T02:27:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/178494001062935O estudo aqui realizado possui como tema principal a comunicação interna no terceiro setor. O objetivo principal compreender qual a principal contribuição e papel da comunicação interna no 3º setor, através das estratégias utilizadas pelos vencedores do Prêmio Excellence, da AIESEC no Brasil (2014 - 2016). Aqui, utilizou-se de análise documental acerca da organização e sua comunicação institucional, somada à um questionário quantitativo aplicado entre os presidentes de cada entidade vencedora em seu ano, com o intuito de compreender a realidade desses escritórios sob a luz de uma pesquisa bibliográfica previamente realizada sobre os temas de terceiro setor e comunicação interna. Para a análise dos dados obtidos, focou-se em entender semelhanças e aspectos específicos de cada um, com a intenção de identificar práticas de comunicação interna possíveis de serem replicadas. Ao final da pesquisa, a conclusão alcançada se delimitou à três pontos principais: a necessidade de mensagem clara com foco em resultados, o foco da comunicação na missão da organização, como equilíbrio entre trabalho e propósito e, por fim, a intenção de desenvolver uma comunicação interna participativa e que proporcione momentos e espaços de trocas entre membros e diretoria, para que todas as pessoas da organização possuam alinhamento e clareza sobre missão e ambição da organização.The study carried out here has as its main theme the internal communication in the third sector. The main objective is to understand the main contribution and role of internal communication in the 3rd sector, through the strategies used by the winners of the AIESEC Excellence Award in Brazil (2014 - 2016). Here we used documentary analysis about the organization and its institutional communication, added to a quantitative questionnaire applied between the presidents of each winning entity in its year, with the purpose of understanding the reality of these offices in the light of a previous bibliographical research held on the themes of third sector and internal communication. For the analysis of the data obtained, it focused on understanding similarities and specific aspects of each one, with the intention of identifying possible internal communication practices to be replicated. At the end of the research, the conclusion reached was limited to three main points: the need for a clear message focused on results, the focus of communication on the organization's mission, how to balance work and purpose, and, finally, the intention to develop a participatory internal communication and that provides moments and spaces of exchange between members and board, so that all the people of the organization have alignment and clarity on the mission and ambition of the organization.application/pdfporComunicação internaTerceiro setorInternal communicationsAIESECPublic relationsThird sectorHey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062935.pdf001062935.pdfTexto completoapplication/pdf1818265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178494/1/001062935.pdf06952dc05c609a3dfce6000bdf1c0330MD51TEXT001062935.pdf.txt001062935.pdf.txtExtracted Texttext/plain182194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178494/2/001062935.pdf.txt552024b74c7f90dc26f894027d367e8cMD5210183/1784942018-06-07 02:29:18.57798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178494Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T05:29:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor |
title |
Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor |
spellingShingle |
Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor Furlan, Monique Paschoal Comunicação interna Terceiro setor Internal communications AIESEC Public relations Third sector |
title_short |
Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor |
title_full |
Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor |
title_fullStr |
Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor |
title_full_unstemmed |
Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor |
title_sort |
Hey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setor |
author |
Furlan, Monique Paschoal |
author_facet |
Furlan, Monique Paschoal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furlan, Monique Paschoal |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmitz, Vera Regina |
contributor_str_mv |
Schmitz, Vera Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Terceiro setor |
topic |
Comunicação interna Terceiro setor Internal communications AIESEC Public relations Third sector |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Internal communications AIESEC Public relations Third sector |
description |
O estudo aqui realizado possui como tema principal a comunicação interna no terceiro setor. O objetivo principal compreender qual a principal contribuição e papel da comunicação interna no 3º setor, através das estratégias utilizadas pelos vencedores do Prêmio Excellence, da AIESEC no Brasil (2014 - 2016). Aqui, utilizou-se de análise documental acerca da organização e sua comunicação institucional, somada à um questionário quantitativo aplicado entre os presidentes de cada entidade vencedora em seu ano, com o intuito de compreender a realidade desses escritórios sob a luz de uma pesquisa bibliográfica previamente realizada sobre os temas de terceiro setor e comunicação interna. Para a análise dos dados obtidos, focou-se em entender semelhanças e aspectos específicos de cada um, com a intenção de identificar práticas de comunicação interna possíveis de serem replicadas. Ao final da pesquisa, a conclusão alcançada se delimitou à três pontos principais: a necessidade de mensagem clara com foco em resultados, o foco da comunicação na missão da organização, como equilíbrio entre trabalho e propósito e, por fim, a intenção de desenvolver uma comunicação interna participativa e que proporcione momentos e espaços de trocas entre membros e diretoria, para que todas as pessoas da organização possuam alinhamento e clareza sobre missão e ambição da organização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-18T02:27:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/178494 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062935 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/178494 |
identifier_str_mv |
001062935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178494/1/001062935.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178494/2/001062935.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06952dc05c609a3dfce6000bdf1c0330 552024b74c7f90dc26f894027d367e8c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447216885596160 |