Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103007 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão tem como temática a Alfabetização, mais especificamente, a análise da proposta de alfabetizar em 3 anos, a partir das orientações do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa – PNAIC (MEC/BRASIL, 2012). Para tanto, teve como campo de pesquisa uma escola pública da rede estadual da zona leste de Porto Alegre/RS. Tem como pergunta principal: Quais as relações entre avanço de ano e alfabetização no Ciclo de Alfabetização, a partir das orientações do Pacto? Para responder tal problemática, analisou as relações entre o avanço de ano e a alfabetização dos alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, valendo-se das narrativas de alunos e professores envolvidos nesta proposta. Como aporte teórico principal, reporta-se ao documento do Pacto, bem como, a autores que colaboraram com a elaboração deste documento, como Morais, Soares, entre outros. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras dos 1º, 2º e 3º anos e com grupos de alunos das turmas destas professoras. As narrativas dos sujeitos entrevistados convergiram para a necessidade de maior adesão aos princípios e práticas propostos pelo Programa, especialmente, a realização de trabalho pedagógico integrado entre os três anos do Ciclo de Alfabetização. |
id |
UFRGS-2_19cbd62a3569048a606507ce43bdbcf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103007 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Camila Barbosa Seabra dosJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2014-09-12T02:11:43Z2014http://hdl.handle.net/10183/103007000935783O presente Trabalho de Conclusão tem como temática a Alfabetização, mais especificamente, a análise da proposta de alfabetizar em 3 anos, a partir das orientações do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa – PNAIC (MEC/BRASIL, 2012). Para tanto, teve como campo de pesquisa uma escola pública da rede estadual da zona leste de Porto Alegre/RS. Tem como pergunta principal: Quais as relações entre avanço de ano e alfabetização no Ciclo de Alfabetização, a partir das orientações do Pacto? Para responder tal problemática, analisou as relações entre o avanço de ano e a alfabetização dos alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, valendo-se das narrativas de alunos e professores envolvidos nesta proposta. Como aporte teórico principal, reporta-se ao documento do Pacto, bem como, a autores que colaboraram com a elaboração deste documento, como Morais, Soares, entre outros. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras dos 1º, 2º e 3º anos e com grupos de alunos das turmas destas professoras. As narrativas dos sujeitos entrevistados convergiram para a necessidade de maior adesão aos princípios e práticas propostos pelo Programa, especialmente, a realização de trabalho pedagógico integrado entre os três anos do Ciclo de Alfabetização.application/pdfporAlfabetizaçãoPrática pedagógicaLetramentoEnsino fundamentalAlfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAICinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935783.pdf000935783.pdfTexto completoapplication/pdf508758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/1/000935783.pdfc262c89708d78bb92be9556e3820e3aaMD51TEXT000935783.pdf.txt000935783.pdf.txtExtracted Texttext/plain102189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/2/000935783.pdf.txt8a37c8e7d6053a1cea2c00bd13196338MD52THUMBNAIL000935783.pdf.jpg000935783.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/3/000935783.pdf.jpg5dd809ad071387c998fcbc5be8a7ecdfMD5310183/1030072018-10-23 09:25:33.09oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103007Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:25:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC |
title |
Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC |
spellingShingle |
Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC Santos, Camila Barbosa Seabra dos Alfabetização Prática pedagógica Letramento Ensino fundamental |
title_short |
Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC |
title_full |
Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC |
title_fullStr |
Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC |
title_full_unstemmed |
Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC |
title_sort |
Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC |
author |
Santos, Camila Barbosa Seabra dos |
author_facet |
Santos, Camila Barbosa Seabra dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Camila Barbosa Seabra dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
contributor_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Prática pedagógica Letramento Ensino fundamental |
topic |
Alfabetização Prática pedagógica Letramento Ensino fundamental |
description |
O presente Trabalho de Conclusão tem como temática a Alfabetização, mais especificamente, a análise da proposta de alfabetizar em 3 anos, a partir das orientações do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa – PNAIC (MEC/BRASIL, 2012). Para tanto, teve como campo de pesquisa uma escola pública da rede estadual da zona leste de Porto Alegre/RS. Tem como pergunta principal: Quais as relações entre avanço de ano e alfabetização no Ciclo de Alfabetização, a partir das orientações do Pacto? Para responder tal problemática, analisou as relações entre o avanço de ano e a alfabetização dos alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, valendo-se das narrativas de alunos e professores envolvidos nesta proposta. Como aporte teórico principal, reporta-se ao documento do Pacto, bem como, a autores que colaboraram com a elaboração deste documento, como Morais, Soares, entre outros. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras dos 1º, 2º e 3º anos e com grupos de alunos das turmas destas professoras. As narrativas dos sujeitos entrevistados convergiram para a necessidade de maior adesão aos princípios e práticas propostos pelo Programa, especialmente, a realização de trabalho pedagógico integrado entre os três anos do Ciclo de Alfabetização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-12T02:11:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/103007 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000935783 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/103007 |
identifier_str_mv |
000935783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/1/000935783.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/2/000935783.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/3/000935783.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c262c89708d78bb92be9556e3820e3aa 8a37c8e7d6053a1cea2c00bd13196338 5dd809ad071387c998fcbc5be8a7ecdf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471857594368 |