Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Barbosa Seabra dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103007
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão tem como temática a Alfabetização, mais especificamente, a análise da proposta de alfabetizar em 3 anos, a partir das orientações do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa – PNAIC (MEC/BRASIL, 2012). Para tanto, teve como campo de pesquisa uma escola pública da rede estadual da zona leste de Porto Alegre/RS. Tem como pergunta principal: Quais as relações entre avanço de ano e alfabetização no Ciclo de Alfabetização, a partir das orientações do Pacto? Para responder tal problemática, analisou as relações entre o avanço de ano e a alfabetização dos alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, valendo-se das narrativas de alunos e professores envolvidos nesta proposta. Como aporte teórico principal, reporta-se ao documento do Pacto, bem como, a autores que colaboraram com a elaboração deste documento, como Morais, Soares, entre outros. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras dos 1º, 2º e 3º anos e com grupos de alunos das turmas destas professoras. As narrativas dos sujeitos entrevistados convergiram para a necessidade de maior adesão aos princípios e práticas propostos pelo Programa, especialmente, a realização de trabalho pedagógico integrado entre os três anos do Ciclo de Alfabetização.
id UFRGS-2_19cbd62a3569048a606507ce43bdbcf8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103007
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Camila Barbosa Seabra dosJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2014-09-12T02:11:43Z2014http://hdl.handle.net/10183/103007000935783O presente Trabalho de Conclusão tem como temática a Alfabetização, mais especificamente, a análise da proposta de alfabetizar em 3 anos, a partir das orientações do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa – PNAIC (MEC/BRASIL, 2012). Para tanto, teve como campo de pesquisa uma escola pública da rede estadual da zona leste de Porto Alegre/RS. Tem como pergunta principal: Quais as relações entre avanço de ano e alfabetização no Ciclo de Alfabetização, a partir das orientações do Pacto? Para responder tal problemática, analisou as relações entre o avanço de ano e a alfabetização dos alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, valendo-se das narrativas de alunos e professores envolvidos nesta proposta. Como aporte teórico principal, reporta-se ao documento do Pacto, bem como, a autores que colaboraram com a elaboração deste documento, como Morais, Soares, entre outros. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras dos 1º, 2º e 3º anos e com grupos de alunos das turmas destas professoras. As narrativas dos sujeitos entrevistados convergiram para a necessidade de maior adesão aos princípios e práticas propostos pelo Programa, especialmente, a realização de trabalho pedagógico integrado entre os três anos do Ciclo de Alfabetização.application/pdfporAlfabetizaçãoPrática pedagógicaLetramentoEnsino fundamentalAlfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAICinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935783.pdf000935783.pdfTexto completoapplication/pdf508758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/1/000935783.pdfc262c89708d78bb92be9556e3820e3aaMD51TEXT000935783.pdf.txt000935783.pdf.txtExtracted Texttext/plain102189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/2/000935783.pdf.txt8a37c8e7d6053a1cea2c00bd13196338MD52THUMBNAIL000935783.pdf.jpg000935783.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/3/000935783.pdf.jpg5dd809ad071387c998fcbc5be8a7ecdfMD5310183/1030072018-10-23 09:25:33.09oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103007Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:25:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
title Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
spellingShingle Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Santos, Camila Barbosa Seabra dos
Alfabetização
Prática pedagógica
Letramento
Ensino fundamental
title_short Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
title_full Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
title_fullStr Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
title_full_unstemmed Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
title_sort Alfabetizar até o final do 3º ano : reflexões sobre a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
author Santos, Camila Barbosa Seabra dos
author_facet Santos, Camila Barbosa Seabra dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Camila Barbosa Seabra dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Prática pedagógica
Letramento
Ensino fundamental
topic Alfabetização
Prática pedagógica
Letramento
Ensino fundamental
description O presente Trabalho de Conclusão tem como temática a Alfabetização, mais especificamente, a análise da proposta de alfabetizar em 3 anos, a partir das orientações do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa – PNAIC (MEC/BRASIL, 2012). Para tanto, teve como campo de pesquisa uma escola pública da rede estadual da zona leste de Porto Alegre/RS. Tem como pergunta principal: Quais as relações entre avanço de ano e alfabetização no Ciclo de Alfabetização, a partir das orientações do Pacto? Para responder tal problemática, analisou as relações entre o avanço de ano e a alfabetização dos alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, valendo-se das narrativas de alunos e professores envolvidos nesta proposta. Como aporte teórico principal, reporta-se ao documento do Pacto, bem como, a autores que colaboraram com a elaboração deste documento, como Morais, Soares, entre outros. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras dos 1º, 2º e 3º anos e com grupos de alunos das turmas destas professoras. As narrativas dos sujeitos entrevistados convergiram para a necessidade de maior adesão aos princípios e práticas propostos pelo Programa, especialmente, a realização de trabalho pedagógico integrado entre os três anos do Ciclo de Alfabetização.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-12T02:11:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103007
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000935783
url http://hdl.handle.net/10183/103007
identifier_str_mv 000935783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/1/000935783.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/2/000935783.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103007/3/000935783.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c262c89708d78bb92be9556e3820e3aa
8a37c8e7d6053a1cea2c00bd13196338
5dd809ad071387c998fcbc5be8a7ecdf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471857594368