A questão dos saberes na construção da docência em EJA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36364 |
Resumo: | No trabalho argumenta-se que não é suficiente uma formação teórica para o exercício da docência em geral e, em específico, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo tem como base empírica o diário de campo da experiência de estágio no curso de Pedagogia da UFRGS, numa turma de EJA, cujos registros são analisados à luz de ideias centrais dos referenciais teóricos utilizados. A importância da experiência de vida e de trabalho, do professor e do aluno, para o exercício da docência são analisadas e teorizadas com o apoio de autores do Campo da Educação sobre as relações entre teoria e prática na docência, como Tardif (2000) e Freire (1996). Conforme Freire (1996), o ser humano é educável por ser consciente de sua “inconclusão”, sendo assim o professor também se constitui na presença do aluno, pois quem ensina aprende e aquele que aprende ensina ao aprender. Tardif (2000) argumenta que o trabalho transforma o trabalhador e por sua vez o trabalhador coloca um pouco de si em seu trabalho. As práticas, experiências e saberes que vivenciamos são mobilizados no trabalho docente. Percebe-se com este estudo a importância de da formação teórica integrada à prática, onde são forjados saberes necessários para a docência. |
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