Informática educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schramm, Carmen Regina Borges
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71983
Resumo: O presente trabalho tem como tema central a Informática Educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nas séries iniciais. Apresenta a importância que tem a informática atualmente e o que a mesma representou durante os trabalhos realizados com uma turma de 2º ano de 9 anos em fase de alfabetização e letramento em uma escola municipal de Novo Hamburgo/RS. Também mostra o papel do professor frente às novas tecnologias e a importância da formação continuada para que possa conhecer e administrar estes novos conhecimentos, sentindo-se apto em aplicá-los em sala de aula. Para demonstrar o objetivo da investigação, foi levado em consideração as ideias de Freire, Valente, Pellanda, Warschauer e outros, assim como a prática pedagógica realizada durante o período de estágio obrigatório, as observações feitas no Laboratório de Informática, os apontamentos no diário de campo, assim como avaliação e autoavaliação dos planejamentos realizados. É apresentado um breve histórico da Informática Educativa e a proposta pedagógica desenvolvida no estágio, exemplificando algumas atividades realizadas com a turma, assim como a denominação de Letramento e Letramento Digital.
id UFRGS-2_1a20a05e98623d0694fc5f4014b65086
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71983
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schramm, Carmen Regina BorgesGenro, Maria Elly Herz2013-05-28T01:45:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/71983000880604O presente trabalho tem como tema central a Informática Educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nas séries iniciais. Apresenta a importância que tem a informática atualmente e o que a mesma representou durante os trabalhos realizados com uma turma de 2º ano de 9 anos em fase de alfabetização e letramento em uma escola municipal de Novo Hamburgo/RS. Também mostra o papel do professor frente às novas tecnologias e a importância da formação continuada para que possa conhecer e administrar estes novos conhecimentos, sentindo-se apto em aplicá-los em sala de aula. Para demonstrar o objetivo da investigação, foi levado em consideração as ideias de Freire, Valente, Pellanda, Warschauer e outros, assim como a prática pedagógica realizada durante o período de estágio obrigatório, as observações feitas no Laboratório de Informática, os apontamentos no diário de campo, assim como avaliação e autoavaliação dos planejamentos realizados. É apresentado um breve histórico da Informática Educativa e a proposta pedagógica desenvolvida no estágio, exemplificando algumas atividades realizadas com a turma, assim como a denominação de Letramento e Letramento Digital.application/pdfporInformática na educaçãoMaterial didático digitalPrática pedagógicaPrimeiro cicloLetramentoInformática educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880604.pdf000880604.pdfTexto completoapplication/pdf686737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71983/1/000880604.pdfb046ae7bb3aec7b5a1acbf726c1d3ec8MD51TEXT000880604.pdf.txt000880604.pdf.txtExtracted Texttext/plain54797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71983/2/000880604.pdf.txt87c1426d63c1b5d3b781b395905989c6MD52THUMBNAIL000880604.pdf.jpg000880604.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71983/3/000880604.pdf.jpgdbcd42edbe137d7cf8651b8711a9f2feMD5310183/719832018-10-09 09:11:37.723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71983Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:11:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informática educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nos anos iniciais
title Informática educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nos anos iniciais
spellingShingle Informática educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nos anos iniciais
Schramm, Carmen Regina Borges
Informática na educação
Material didático digital
Prática pedagógica
Primeiro ciclo
Letramento
title_short Informática educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nos anos iniciais
title_full Informática educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nos anos iniciais
title_fullStr Informática educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nos anos iniciais
title_full_unstemmed Informática educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nos anos iniciais
title_sort Informática educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nos anos iniciais
author Schramm, Carmen Regina Borges
author_facet Schramm, Carmen Regina Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schramm, Carmen Regina Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Genro, Maria Elly Herz
contributor_str_mv Genro, Maria Elly Herz
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Material didático digital
Prática pedagógica
Primeiro ciclo
Letramento
topic Informática na educação
Material didático digital
Prática pedagógica
Primeiro ciclo
Letramento
description O presente trabalho tem como tema central a Informática Educativa como ferramenta de ensino-aprendizagem e letramento nas séries iniciais. Apresenta a importância que tem a informática atualmente e o que a mesma representou durante os trabalhos realizados com uma turma de 2º ano de 9 anos em fase de alfabetização e letramento em uma escola municipal de Novo Hamburgo/RS. Também mostra o papel do professor frente às novas tecnologias e a importância da formação continuada para que possa conhecer e administrar estes novos conhecimentos, sentindo-se apto em aplicá-los em sala de aula. Para demonstrar o objetivo da investigação, foi levado em consideração as ideias de Freire, Valente, Pellanda, Warschauer e outros, assim como a prática pedagógica realizada durante o período de estágio obrigatório, as observações feitas no Laboratório de Informática, os apontamentos no diário de campo, assim como avaliação e autoavaliação dos planejamentos realizados. É apresentado um breve histórico da Informática Educativa e a proposta pedagógica desenvolvida no estágio, exemplificando algumas atividades realizadas com a turma, assim como a denominação de Letramento e Letramento Digital.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-28T01:45:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71983
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880604
url http://hdl.handle.net/10183/71983
identifier_str_mv 000880604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71983/1/000880604.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71983/2/000880604.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71983/3/000880604.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b046ae7bb3aec7b5a1acbf726c1d3ec8
87c1426d63c1b5d3b781b395905989c6
dbcd42edbe137d7cf8651b8711a9f2fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486769105108992