Sistemas automáticos de aluguel de bicicletas: viabilidade físico-econômica da implantação na cidade de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39153 |
Resumo: | Sistemas de aluguel de bicicletas têm recebido crescente atenção nos últimos anos com as iniciativas para aumentar o uso da bicicleta, melhor atender a demanda de um público em busca de maior mobilidade e diminuir os impactos ambientais causados pelas atividades de transporte convencionais. Em 1996, um sistema automatizado de aluguel de bicicletas foi lançado pela primeira vez no Reino Unido, levando a um crescente número de programas implantados em toda a Europa e Ásia. No entanto, tais programas ainda são pouco utilizados no Brasil. A infraestrutura das cidades brasileiras ainda está longe do ideal para atender os usuários deste modo de transporte. Nesse contexto, a cidade de Porto Alegre/RS aprovou, em 2009, o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), projetando a construção de uma rede com aproximadamente 400 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas integradas, abrangendo todas as regiões da cidade. Este trabalho de conclusão de curso analisa o potencial de sucesso da implantação de um sistema automático de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre/RS, no que se refere à viabilidade física e econômica do sistema de acordo com a realidade do cotidiano da Cidade. Tal análise foi realizada através de estudos comparativos com alguns dos principais sistemas atualmente em operação. Com a caracterização física e econômica desses sistemas, foi possível elaborar um projeto-piloto para a Cidade, respeitando suas necessidades e limitações. Com a finalidade de analisar o atendimento às necessidades dos usuários em potencial, o projeto piloto foi apresentado a uma parcela da população, verificando-se o nível de aceitação do mesmo. |
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