A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comerlato, Rafaela Simoni
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117649
Resumo: O estudo a seguir apresenta uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor do sistema de compartilhamento de bicicletas de Porto Alegre, o Bike Poa, com o objetivo de compreender os motivos pelos quais é utilizado. A fim de melhor compreender esse consumidor, também foram analisadas as formas de uso desse serviço e os motivos de não-uso. O estudo aborda também um referencial teórico alinhado à proposta, abrangendo o comportamento do consumidor, dentro de uma perspectiva de motivações, necessidades, desejos e fatores de influência, assim como uma pesquisa dados secundários referentes ao uso de bicicletas no Brasil, principalmente de programas governamentais que estão sendo implantados, e sobre as premissas dos sistemas de compartilhamento de bicicletas, sua evolução e papel dentro do consumo colaborativo. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro, com a coleta de 182 respostas válidas de usuários do Bike Poa, por meio de uma pesquisa do tipo survey. Foram analisadas as pontuações médias atribuídas pelos respondentes assim como a frequência de respostas das variáveis e seu desvio padrão. Após, foram feitas análises e reflexões acerca dos resultados obtidos assim como o cruzamento com o referencial teórico. Além dos objetivos propostos, também foi analisada a satisfação dos usuários com o serviço do Bike Poa e as percepções de Porto Alegre como uma cidade com potencial de adoção da cultura da bicicleta. O resultado obtido demonstra que esse serviço é principalmente utilizado pelos seguintes motivos: hábitos saudáveis, prazer e baixo custo. Ainda assim, o aspecto desmotivador encontrado foi referente às condições meteorológicas de Porto Alegre, a baixa satisfação com o serviço e com a infraestrutura da cidade.
id UFRGS-2_83006d3bea08b1cd7b9d273aed3f40c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117649
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Comerlato, Rafaela SimoniBarcellos, Marcia Dutra de2015-06-10T02:00:41Z2014http://hdl.handle.net/10183/117649000967428O estudo a seguir apresenta uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor do sistema de compartilhamento de bicicletas de Porto Alegre, o Bike Poa, com o objetivo de compreender os motivos pelos quais é utilizado. A fim de melhor compreender esse consumidor, também foram analisadas as formas de uso desse serviço e os motivos de não-uso. O estudo aborda também um referencial teórico alinhado à proposta, abrangendo o comportamento do consumidor, dentro de uma perspectiva de motivações, necessidades, desejos e fatores de influência, assim como uma pesquisa dados secundários referentes ao uso de bicicletas no Brasil, principalmente de programas governamentais que estão sendo implantados, e sobre as premissas dos sistemas de compartilhamento de bicicletas, sua evolução e papel dentro do consumo colaborativo. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro, com a coleta de 182 respostas válidas de usuários do Bike Poa, por meio de uma pesquisa do tipo survey. Foram analisadas as pontuações médias atribuídas pelos respondentes assim como a frequência de respostas das variáveis e seu desvio padrão. Após, foram feitas análises e reflexões acerca dos resultados obtidos assim como o cruzamento com o referencial teórico. Além dos objetivos propostos, também foi analisada a satisfação dos usuários com o serviço do Bike Poa e as percepções de Porto Alegre como uma cidade com potencial de adoção da cultura da bicicleta. O resultado obtido demonstra que esse serviço é principalmente utilizado pelos seguintes motivos: hábitos saudáveis, prazer e baixo custo. Ainda assim, o aspecto desmotivador encontrado foi referente às condições meteorológicas de Porto Alegre, a baixa satisfação com o serviço e com a infraestrutura da cidade.The following study presents a research about the behavior of the bike sharing system of Porto Alegre, the Bike Poa, with the goal to understand the reasons why it is used. In order to better understand this consumer, were also analyzed the ways of use of this service and the reasons of the nonuse. The study also approach a theoretical framework aligned to the proposal, covering the consumers behavior, in a motivation perspective, needs, wishes and influencing factors, as well as a research of secondary data about the bike use in Brazil, mainly about government programs which are being implanted, e about the bike sharing system assumptions, its evolution and function in a collaborative consumption. The data collection happened in October, with the obtaining 182 valid answers of the Bike Poa users, through a survey research. The average scores given by the respondents as well as the frequency responses of the variables and their standard deviation were analyzed. After, were made analyzes and reflections on the results obtained as the intersection with the theoretical framework. In addition to the proposed objectives, was also analyzed users satisfaction with the Bike Poa service and perceptions of Porto Alegre as a city with potential for adoption of bike culture. The result shows that this service is mainly used for the following reasons: adopting healthy habits, pleasure and low cost. Nevertheless, the demotivating aspect found was related to weather conditions in Porto Alegre, low satisfaction with the service and the infrastructure of the city.application/pdfporCompartilhamento de serviçosBicicletaBikesBike sharing systemBike PoaUrban mobilityA utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967428.pdf000967428.pdfTexto completoapplication/pdf1088677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117649/1/000967428.pdff1d88e944e77173d8c3676944bb0ec97MD51TEXT000967428.pdf.txt000967428.pdf.txtExtracted Texttext/plain169717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117649/2/000967428.pdf.txtb92cc2858ae3a01797e00474ada12900MD52THUMBNAIL000967428.pdf.jpg000967428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117649/3/000967428.pdf.jpgec0e6eb0c8ab2d148cf12f01fb7cd500MD5310183/1176492018-10-23 08:56:50.911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117649Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-23T11:56:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA
title A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA
spellingShingle A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA
Comerlato, Rafaela Simoni
Compartilhamento de serviços
Bicicleta
Bikes
Bike sharing system
Bike Poa
Urban mobility
title_short A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA
title_full A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA
title_fullStr A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA
title_full_unstemmed A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA
title_sort A utilização do sistema de aluguel de bicicletas na cidade de Porto Alegre : um estudo sobre as motivações dos usuários do Bike POA
author Comerlato, Rafaela Simoni
author_facet Comerlato, Rafaela Simoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Comerlato, Rafaela Simoni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barcellos, Marcia Dutra de
contributor_str_mv Barcellos, Marcia Dutra de
dc.subject.por.fl_str_mv Compartilhamento de serviços
Bicicleta
topic Compartilhamento de serviços
Bicicleta
Bikes
Bike sharing system
Bike Poa
Urban mobility
dc.subject.eng.fl_str_mv Bikes
Bike sharing system
Bike Poa
Urban mobility
description O estudo a seguir apresenta uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor do sistema de compartilhamento de bicicletas de Porto Alegre, o Bike Poa, com o objetivo de compreender os motivos pelos quais é utilizado. A fim de melhor compreender esse consumidor, também foram analisadas as formas de uso desse serviço e os motivos de não-uso. O estudo aborda também um referencial teórico alinhado à proposta, abrangendo o comportamento do consumidor, dentro de uma perspectiva de motivações, necessidades, desejos e fatores de influência, assim como uma pesquisa dados secundários referentes ao uso de bicicletas no Brasil, principalmente de programas governamentais que estão sendo implantados, e sobre as premissas dos sistemas de compartilhamento de bicicletas, sua evolução e papel dentro do consumo colaborativo. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro, com a coleta de 182 respostas válidas de usuários do Bike Poa, por meio de uma pesquisa do tipo survey. Foram analisadas as pontuações médias atribuídas pelos respondentes assim como a frequência de respostas das variáveis e seu desvio padrão. Após, foram feitas análises e reflexões acerca dos resultados obtidos assim como o cruzamento com o referencial teórico. Além dos objetivos propostos, também foi analisada a satisfação dos usuários com o serviço do Bike Poa e as percepções de Porto Alegre como uma cidade com potencial de adoção da cultura da bicicleta. O resultado obtido demonstra que esse serviço é principalmente utilizado pelos seguintes motivos: hábitos saudáveis, prazer e baixo custo. Ainda assim, o aspecto desmotivador encontrado foi referente às condições meteorológicas de Porto Alegre, a baixa satisfação com o serviço e com a infraestrutura da cidade.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-10T02:00:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117649
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967428
url http://hdl.handle.net/10183/117649
identifier_str_mv 000967428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117649/1/000967428.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117649/2/000967428.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117649/3/000967428.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f1d88e944e77173d8c3676944bb0ec97
b92cc2858ae3a01797e00474ada12900
ec0e6eb0c8ab2d148cf12f01fb7cd500
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724582722797568