O uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Patrick Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139279
Resumo: O presente trabalho relata a experiência vivenciada na utilização de um espaço de trabalho no PBworks como ferramenta tecnológica no ensino de Sociologia em duas turmas do ensino médio regular na escola estadual Francisco Vieira de Caldas Júnior. O objetivo principal foi o de investigar, utilizando a metodologia de estudo de caso, a viabilidade do seu uso nas aulas da disciplina na instituição. Além disso, buscou-se situar esse espaço como um complemento às aulas presenciais da disciplina, ao oferecer maior tempo e espaço à compreensão e debates sobre os conteúdos nelas ministrados. Com o benefício de oferecer aos estudantes, depois de um cadastro prévio junto ao professor, o livre acesso e consulta, a qualquer momento através de dispositivos usados na interação do estudante com a interface do local de trabalho no PBworks via acesso à rede mundial de computadores. Após as primeiras aulas com o espaço de trabalho da disciplina, os estudantes, reunidos em grupos, constituíram seus próprios espaços para a avaliação final do semestre, na tarefa de incentivá-los a serem os percussores nos seus processos de ensino e aprendizagem. As turmas envolvidas e o professor estagiário ponderaram sobre o uso do espaço de trabalho com a disciplina e perceberam a viabilidade do uso do PBworks como ferramenta complementar às aulas presenciais, que exige um planejamento antecipado e o máximo aproveitamento possível dos recursos tecnológicos a disposição do ensino de Sociologia.
id UFRGS-2_1aea6fb44ac0b7cc18bb1214ee55c3b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139279
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Patrick OliveiraRaizer, Leandro2016-04-20T02:07:01Z2015http://hdl.handle.net/10183/139279000989319O presente trabalho relata a experiência vivenciada na utilização de um espaço de trabalho no PBworks como ferramenta tecnológica no ensino de Sociologia em duas turmas do ensino médio regular na escola estadual Francisco Vieira de Caldas Júnior. O objetivo principal foi o de investigar, utilizando a metodologia de estudo de caso, a viabilidade do seu uso nas aulas da disciplina na instituição. Além disso, buscou-se situar esse espaço como um complemento às aulas presenciais da disciplina, ao oferecer maior tempo e espaço à compreensão e debates sobre os conteúdos nelas ministrados. Com o benefício de oferecer aos estudantes, depois de um cadastro prévio junto ao professor, o livre acesso e consulta, a qualquer momento através de dispositivos usados na interação do estudante com a interface do local de trabalho no PBworks via acesso à rede mundial de computadores. Após as primeiras aulas com o espaço de trabalho da disciplina, os estudantes, reunidos em grupos, constituíram seus próprios espaços para a avaliação final do semestre, na tarefa de incentivá-los a serem os percussores nos seus processos de ensino e aprendizagem. As turmas envolvidas e o professor estagiário ponderaram sobre o uso do espaço de trabalho com a disciplina e perceberam a viabilidade do uso do PBworks como ferramenta complementar às aulas presenciais, que exige um planejamento antecipado e o máximo aproveitamento possível dos recursos tecnológicos a disposição do ensino de Sociologia.The present work report the experience of the use of a workspace in PBworks as a technological tool in the sociology of education in two classes of the regular high school in the state school Francisco Antônio Vieira de Caldas Junior. The main objective was to investigate, using the case study methodology, the feasibility of its use in the classroom discipline in the institution. In addition, it sought to situate this space as a complement to face-to discipline, to provide more time and space to understand and debates about the contents taught in them. With the benefit of offering students, after prior registration with the teacher, free access and consultation at any time through devices used at the student's interaction with the Workplace interface in PBworks via access to the World Wide Web. After the first lessons with the workspace of the course, students gathered in groups, they formed their own spaces for the final evaluation of the semester, the task of encouraging them to be the precursors in their teaching and learning processes. The classes involved and the trainee teacher pondered the use of the workspace with discipline and realized the viability of PBworks use as a complementary tool to regular classes, which requires advance planning and the maximum possible use of technological resources at the disposal of education Sociology.application/pdfporEnsino de sociologiaEnsino médioPorto Alegre (RS)Ensino e aprendizagemEnsino e tecnologiaCooperative workEducationPBworksSociologyO uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989319.pdf000989319.pdfTexto completoapplication/pdf2435125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139279/1/000989319.pdf00cb0345e94aef07e2db2930f9d4df56MD51TEXT000989319.pdf.txt000989319.pdf.txtExtracted Texttext/plain69638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139279/2/000989319.pdf.txt8132821d1d7a86137a00a27c0b77553eMD52THUMBNAIL000989319.pdf.jpg000989319.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139279/3/000989319.pdf.jpg6774aced4563bea3d98f35dedea3764cMD5310183/1392792018-10-25 09:10:22.459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139279Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:10:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegre
title O uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegre
spellingShingle O uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegre
Silveira, Patrick Oliveira
Ensino de sociologia
Ensino médio
Porto Alegre (RS)
Ensino e aprendizagem
Ensino e tecnologia
Cooperative work
Education
PBworks
Sociology
title_short O uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegre
title_full O uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegre
title_fullStr O uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegre
title_full_unstemmed O uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegre
title_sort O uso do PBworks no ensino de sociologia do ensino médio de Porto Alegre
author Silveira, Patrick Oliveira
author_facet Silveira, Patrick Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Patrick Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raizer, Leandro
contributor_str_mv Raizer, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Ensino médio
Porto Alegre (RS)
Ensino e aprendizagem
Ensino e tecnologia
topic Ensino de sociologia
Ensino médio
Porto Alegre (RS)
Ensino e aprendizagem
Ensino e tecnologia
Cooperative work
Education
PBworks
Sociology
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperative work
Education
PBworks
Sociology
description O presente trabalho relata a experiência vivenciada na utilização de um espaço de trabalho no PBworks como ferramenta tecnológica no ensino de Sociologia em duas turmas do ensino médio regular na escola estadual Francisco Vieira de Caldas Júnior. O objetivo principal foi o de investigar, utilizando a metodologia de estudo de caso, a viabilidade do seu uso nas aulas da disciplina na instituição. Além disso, buscou-se situar esse espaço como um complemento às aulas presenciais da disciplina, ao oferecer maior tempo e espaço à compreensão e debates sobre os conteúdos nelas ministrados. Com o benefício de oferecer aos estudantes, depois de um cadastro prévio junto ao professor, o livre acesso e consulta, a qualquer momento através de dispositivos usados na interação do estudante com a interface do local de trabalho no PBworks via acesso à rede mundial de computadores. Após as primeiras aulas com o espaço de trabalho da disciplina, os estudantes, reunidos em grupos, constituíram seus próprios espaços para a avaliação final do semestre, na tarefa de incentivá-los a serem os percussores nos seus processos de ensino e aprendizagem. As turmas envolvidas e o professor estagiário ponderaram sobre o uso do espaço de trabalho com a disciplina e perceberam a viabilidade do uso do PBworks como ferramenta complementar às aulas presenciais, que exige um planejamento antecipado e o máximo aproveitamento possível dos recursos tecnológicos a disposição do ensino de Sociologia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-20T02:07:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139279
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989319
url http://hdl.handle.net/10183/139279
identifier_str_mv 000989319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139279/1/000989319.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139279/2/000989319.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139279/3/000989319.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 00cb0345e94aef07e2db2930f9d4df56
8132821d1d7a86137a00a27c0b77553e
6774aced4563bea3d98f35dedea3764c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447170415853568