Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35723 |
Resumo: | A presença das tecnologias está cada vez mais integrada às atividades educacionais e o professor deve ficar muito atento a estas mudanças. Os diferentes recursos tecnológicos estão se tornando aliados para que a educação se torne inovadora. Um curso superior de qualidade, como é o caso do PEAD-UFRGS, proporcionou a professores atuantes em sala de aula, perceber a importância da transformação pedagógica resultante da inclusão digital e a aplicabilidade das ferramentas disponíveis no mundo tecnológico no espaço educativo. A utilização da ferramenta Pbworks, recurso online e colaborativo, proporciona aos alunos uma educação digital diferenciada e inovadora, levando-os a adquirir uma autonomia na construção de seu conhecimento, transformando-os em protagonistas discentes do seu aprendizado. O professor passa a assumir um papel diferente, de detentor do conhecimento ele passa a ser também investigador na educação, juntamente com o aluno, interagindo e socializando o novo aprender, transformando a idéia de conhecimento unilateral para interdisciplinar. |
id |
UFRGS-2_7d78eddcd0501238a2956c8b534afcc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35723 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Seib, KathiaAlbuquerque, Paulo Peixoto de2011-12-20T01:19:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/35723000795180A presença das tecnologias está cada vez mais integrada às atividades educacionais e o professor deve ficar muito atento a estas mudanças. Os diferentes recursos tecnológicos estão se tornando aliados para que a educação se torne inovadora. Um curso superior de qualidade, como é o caso do PEAD-UFRGS, proporcionou a professores atuantes em sala de aula, perceber a importância da transformação pedagógica resultante da inclusão digital e a aplicabilidade das ferramentas disponíveis no mundo tecnológico no espaço educativo. A utilização da ferramenta Pbworks, recurso online e colaborativo, proporciona aos alunos uma educação digital diferenciada e inovadora, levando-os a adquirir uma autonomia na construção de seu conhecimento, transformando-os em protagonistas discentes do seu aprendizado. O professor passa a assumir um papel diferente, de detentor do conhecimento ele passa a ser também investigador na educação, juntamente com o aluno, interagindo e socializando o novo aprender, transformando a idéia de conhecimento unilateral para interdisciplinar.The presence of technology is increasingly integrated with educational activities and the teacher should be very attentive to these changes. The various technological resources are becoming allies to pass that education to innovative static. A degree of quality, as is the case of PEAD-UFRGS, provided the teachers working in the classroom, understand the importance of pedagogical transformation resulting from digital inclusion and the applicability of the tools available in the educational technology world. The use of the tool Pbworks, provides students with a differentiated and innovative digital education, leading them to acquire an autonomy in constructing their learning, turning them into protagonists students. The teacher becomes a different role, as holder of the knowledge he becomes a researcher in education, along with students, interacting and socializing the new learning, transforming the idea of unilateral interactional knowledge.application/pdfporAutonomiaProtagonismoStudents leadershipAutonomyPbworksComo o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795180.pdf.txt000795180.pdf.txtExtracted Texttext/plain65310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/2/000795180.pdf.txtc2f992ab5dc5f9dd8882fa274c9c4207MD52ORIGINAL000795180.pdf000795180.pdfTexto completoapplication/pdf2007459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/1/000795180.pdfd032e76615a785255906967b31436791MD51THUMBNAIL000795180.pdf.jpg000795180.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/3/000795180.pdf.jpg4db65ed6eabaa042458ab64338ffb1fdMD5310183/357232018-10-08 09:31:03.046oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35723Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:31:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem? |
title |
Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem? |
spellingShingle |
Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem? Seib, Kathia Autonomia Protagonismo Students leadership Autonomy Pbworks |
title_short |
Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem? |
title_full |
Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem? |
title_fullStr |
Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem? |
title_full_unstemmed |
Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem? |
title_sort |
Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem? |
author |
Seib, Kathia |
author_facet |
Seib, Kathia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seib, Kathia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Protagonismo |
topic |
Autonomia Protagonismo Students leadership Autonomy Pbworks |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Students leadership Autonomy Pbworks |
description |
A presença das tecnologias está cada vez mais integrada às atividades educacionais e o professor deve ficar muito atento a estas mudanças. Os diferentes recursos tecnológicos estão se tornando aliados para que a educação se torne inovadora. Um curso superior de qualidade, como é o caso do PEAD-UFRGS, proporcionou a professores atuantes em sala de aula, perceber a importância da transformação pedagógica resultante da inclusão digital e a aplicabilidade das ferramentas disponíveis no mundo tecnológico no espaço educativo. A utilização da ferramenta Pbworks, recurso online e colaborativo, proporciona aos alunos uma educação digital diferenciada e inovadora, levando-os a adquirir uma autonomia na construção de seu conhecimento, transformando-os em protagonistas discentes do seu aprendizado. O professor passa a assumir um papel diferente, de detentor do conhecimento ele passa a ser também investigador na educação, juntamente com o aluno, interagindo e socializando o novo aprender, transformando a idéia de conhecimento unilateral para interdisciplinar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35723 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795180 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35723 |
identifier_str_mv |
000795180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/2/000795180.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/1/000795180.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/3/000795180.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2f992ab5dc5f9dd8882fa274c9c4207 d032e76615a785255906967b31436791 4db65ed6eabaa042458ab64338ffb1fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069137043456 |