Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seib, Kathia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35723
Resumo: A presença das tecnologias está cada vez mais integrada às atividades educacionais e o professor deve ficar muito atento a estas mudanças. Os diferentes recursos tecnológicos estão se tornando aliados para que a educação se torne inovadora. Um curso superior de qualidade, como é o caso do PEAD-UFRGS, proporcionou a professores atuantes em sala de aula, perceber a importância da transformação pedagógica resultante da inclusão digital e a aplicabilidade das ferramentas disponíveis no mundo tecnológico no espaço educativo. A utilização da ferramenta Pbworks, recurso online e colaborativo, proporciona aos alunos uma educação digital diferenciada e inovadora, levando-os a adquirir uma autonomia na construção de seu conhecimento, transformando-os em protagonistas discentes do seu aprendizado. O professor passa a assumir um papel diferente, de detentor do conhecimento ele passa a ser também investigador na educação, juntamente com o aluno, interagindo e socializando o novo aprender, transformando a idéia de conhecimento unilateral para interdisciplinar.
id UFRGS-2_7d78eddcd0501238a2956c8b534afcc2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35723
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Seib, KathiaAlbuquerque, Paulo Peixoto de2011-12-20T01:19:40Z2010http://hdl.handle.net/10183/35723000795180A presença das tecnologias está cada vez mais integrada às atividades educacionais e o professor deve ficar muito atento a estas mudanças. Os diferentes recursos tecnológicos estão se tornando aliados para que a educação se torne inovadora. Um curso superior de qualidade, como é o caso do PEAD-UFRGS, proporcionou a professores atuantes em sala de aula, perceber a importância da transformação pedagógica resultante da inclusão digital e a aplicabilidade das ferramentas disponíveis no mundo tecnológico no espaço educativo. A utilização da ferramenta Pbworks, recurso online e colaborativo, proporciona aos alunos uma educação digital diferenciada e inovadora, levando-os a adquirir uma autonomia na construção de seu conhecimento, transformando-os em protagonistas discentes do seu aprendizado. O professor passa a assumir um papel diferente, de detentor do conhecimento ele passa a ser também investigador na educação, juntamente com o aluno, interagindo e socializando o novo aprender, transformando a idéia de conhecimento unilateral para interdisciplinar.The presence of technology is increasingly integrated with educational activities and the teacher should be very attentive to these changes. The various technological resources are becoming allies to pass that education to innovative static. A degree of quality, as is the case of PEAD-UFRGS, provided the teachers working in the classroom, understand the importance of pedagogical transformation resulting from digital inclusion and the applicability of the tools available in the educational technology world. The use of the tool Pbworks, provides students with a differentiated and innovative digital education, leading them to acquire an autonomy in constructing their learning, turning them into protagonists students. The teacher becomes a different role, as holder of the knowledge he becomes a researcher in education, along with students, interacting and socializing the new learning, transforming the idea of unilateral interactional knowledge.application/pdfporAutonomiaProtagonismoStudents leadershipAutonomyPbworksComo o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795180.pdf.txt000795180.pdf.txtExtracted Texttext/plain65310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/2/000795180.pdf.txtc2f992ab5dc5f9dd8882fa274c9c4207MD52ORIGINAL000795180.pdf000795180.pdfTexto completoapplication/pdf2007459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/1/000795180.pdfd032e76615a785255906967b31436791MD51THUMBNAIL000795180.pdf.jpg000795180.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/3/000795180.pdf.jpg4db65ed6eabaa042458ab64338ffb1fdMD5310183/357232018-10-08 09:31:03.046oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35723Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:31:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?
title Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?
spellingShingle Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?
Seib, Kathia
Autonomia
Protagonismo
Students leadership
Autonomy
Pbworks
title_short Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?
title_full Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?
title_fullStr Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?
title_full_unstemmed Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?
title_sort Como o pbworks pode contribuir na construção do processo de ensino e aprendizagem?
author Seib, Kathia
author_facet Seib, Kathia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seib, Kathia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Protagonismo
topic Autonomia
Protagonismo
Students leadership
Autonomy
Pbworks
dc.subject.eng.fl_str_mv Students leadership
Autonomy
Pbworks
description A presença das tecnologias está cada vez mais integrada às atividades educacionais e o professor deve ficar muito atento a estas mudanças. Os diferentes recursos tecnológicos estão se tornando aliados para que a educação se torne inovadora. Um curso superior de qualidade, como é o caso do PEAD-UFRGS, proporcionou a professores atuantes em sala de aula, perceber a importância da transformação pedagógica resultante da inclusão digital e a aplicabilidade das ferramentas disponíveis no mundo tecnológico no espaço educativo. A utilização da ferramenta Pbworks, recurso online e colaborativo, proporciona aos alunos uma educação digital diferenciada e inovadora, levando-os a adquirir uma autonomia na construção de seu conhecimento, transformando-os em protagonistas discentes do seu aprendizado. O professor passa a assumir um papel diferente, de detentor do conhecimento ele passa a ser também investigador na educação, juntamente com o aluno, interagindo e socializando o novo aprender, transformando a idéia de conhecimento unilateral para interdisciplinar.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35723
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795180
url http://hdl.handle.net/10183/35723
identifier_str_mv 000795180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/2/000795180.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/1/000795180.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35723/3/000795180.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c2f992ab5dc5f9dd8882fa274c9c4207
d032e76615a785255906967b31436791
4db65ed6eabaa042458ab64338ffb1fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069137043456