Guidelines for eBook design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possatti, Giovana Marzari
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Regio Pierre da, Perry, Gabriela Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188117
Resumo: Neste artigo pretendemos propor diretrizes para designers iniciantes, ou seja, sem experiência anterior com o design de e-books. O primeiro passo foi uma revisão sistemática da literatura, que resultou em 1052 diretrizes, que foram analisadas iterativamente até serem reduzidas para uma quantidade menor. Depois disso, 15 designers experientes avaliaram a utilidade dessas diretrizes e excluíram as que consideraram não úteis (para designers iniciantes). Em um esforço para incorporar conhecimento especializado, pedimos a estudantes de doutorado para proporem diretrizes, que passaram pelo mesmo processo de análise e avaliação por pares, e foram adicionadas ao conjunto anterior, o que resultou em 38 diretrizes. Finalmente, três estudantes de doutorado que também são designers com experiência em design de eBooks, comentaram cada diretriz e definiram o conjunto final. O resultado é um conjunto de 13 diretrizes.
id UFRGS-2_1b15c227b3fbe512f06f802a62585776
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188117
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Possatti, Giovana MarzariSilva, Regio Pierre daPerry, Gabriela Trindade2019-01-25T02:35:47Z20181808-5377http://hdl.handle.net/10183/188117001086219Neste artigo pretendemos propor diretrizes para designers iniciantes, ou seja, sem experiência anterior com o design de e-books. O primeiro passo foi uma revisão sistemática da literatura, que resultou em 1052 diretrizes, que foram analisadas iterativamente até serem reduzidas para uma quantidade menor. Depois disso, 15 designers experientes avaliaram a utilidade dessas diretrizes e excluíram as que consideraram não úteis (para designers iniciantes). Em um esforço para incorporar conhecimento especializado, pedimos a estudantes de doutorado para proporem diretrizes, que passaram pelo mesmo processo de análise e avaliação por pares, e foram adicionadas ao conjunto anterior, o que resultou em 38 diretrizes. Finalmente, três estudantes de doutorado que também são designers com experiência em design de eBooks, comentaram cada diretriz e definiram o conjunto final. O resultado é um conjunto de 13 diretrizes.In this paper we intended to propose guidelines for novice designers, i.e., without prior experience with eBook design. The first step was a systematic literature review, which resulted in 1052 guidelines, which were iteratively analysed until reduced to a smaller amount. After that, 15 practicing designers evaluated the utility of these guidelines, and excluded the ones they considered not useful (to novice designers). In an effort to embed expert knowledge, we asked doctoral students to propose guidelines, which went through the same process of analysis and peer evaluation, and were added to the previous set, which resulted in 38 unique design guidelines. Finally, three doctoral students who also are practicing designers with experience in eBook design, commented each guideline and defined the final set. The result is a set of 13 guidelines.application/pdfengInfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 15, n.2 (2018), p. 197-213Design digitalPublicação eletrônicaDesign editorialLivro eletrônicoeBookDesignGuidelinesPublicação digitalGuidelines for eBook designinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086219.pdf.txt001086219.pdf.txtExtracted Texttext/plain42910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188117/2/001086219.pdf.txtdde3ef3ec907230d2f8fe34b221b4823MD52ORIGINAL001086219.pdfTexto completo (inglês)application/pdf241516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188117/1/001086219.pdf9857abb6bfa8c3b07fd8cdbd68ae94daMD5110183/1881172019-01-26 02:35:07.524805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188117Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-26T04:35:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Guidelines for eBook design
title Guidelines for eBook design
spellingShingle Guidelines for eBook design
Possatti, Giovana Marzari
Design digital
Publicação eletrônica
Design editorial
Livro eletrônico
eBook
Design
Guidelines
Publicação digital
title_short Guidelines for eBook design
title_full Guidelines for eBook design
title_fullStr Guidelines for eBook design
title_full_unstemmed Guidelines for eBook design
title_sort Guidelines for eBook design
author Possatti, Giovana Marzari
author_facet Possatti, Giovana Marzari
Silva, Regio Pierre da
Perry, Gabriela Trindade
author_role author
author2 Silva, Regio Pierre da
Perry, Gabriela Trindade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possatti, Giovana Marzari
Silva, Regio Pierre da
Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Design digital
Publicação eletrônica
Design editorial
Livro eletrônico
topic Design digital
Publicação eletrônica
Design editorial
Livro eletrônico
eBook
Design
Guidelines
Publicação digital
dc.subject.eng.fl_str_mv eBook
Design
Guidelines
Publicação digital
description Neste artigo pretendemos propor diretrizes para designers iniciantes, ou seja, sem experiência anterior com o design de e-books. O primeiro passo foi uma revisão sistemática da literatura, que resultou em 1052 diretrizes, que foram analisadas iterativamente até serem reduzidas para uma quantidade menor. Depois disso, 15 designers experientes avaliaram a utilidade dessas diretrizes e excluíram as que consideraram não úteis (para designers iniciantes). Em um esforço para incorporar conhecimento especializado, pedimos a estudantes de doutorado para proporem diretrizes, que passaram pelo mesmo processo de análise e avaliação por pares, e foram adicionadas ao conjunto anterior, o que resultou em 38 diretrizes. Finalmente, três estudantes de doutorado que também são designers com experiência em design de eBooks, comentaram cada diretriz e definiram o conjunto final. O resultado é um conjunto de 13 diretrizes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-25T02:35:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188117
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-5377
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086219
identifier_str_mv 1808-5377
001086219
url http://hdl.handle.net/10183/188117
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv InfoDesign : Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 15, n.2 (2018), p. 197-213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188117/2/001086219.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188117/1/001086219.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dde3ef3ec907230d2f8fe34b221b4823
9857abb6bfa8c3b07fd8cdbd68ae94da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224961296171008