Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Jerusa Fumagalli de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pimenta, Maria Alice de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25698
Resumo: A leitura e a escrita são atividades complexas, compostas por múltiplos processos. No Brasil, não há consenso sobre os desempenhos em leitura e escrita esperados para cada série escolar, além da diversidade de formas de avaliação destas habilidades. Este estudo visa analisar, em uma abordagem neuropsicológica cognitiva, a precisão no uso das rotas de leitura em voz alta e escrita de palavras isoladas de 109 crianças de segunda série de escolas estaduais. Os resultados evidenciaram maior precisão no uso da rota fonológica de leitura e de escrita, em função do melhor desempenho nas pseudopalavras do que nas palavras irregulares, dos fortes efeitos de regularidade e extensão e dos erros de neologismos e regularizações. Porém, houve indícios de que a rota lexical também é usada. Conclui-se que as crianças de 2ª série de escolas públicas usam ambas as rotas de leitura e de escrita de palavras isoladas, mas preferencialmente a rota fonológica.
id UFRGS-2_1ba8034d38777b154a34099f3ac28b0a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25698
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Salles, Jerusa Fumagalli dePimenta, Maria Alice de Mattos2010-09-11T04:21:23Z20070102-7972http://hdl.handle.net/10183/25698000627178A leitura e a escrita são atividades complexas, compostas por múltiplos processos. No Brasil, não há consenso sobre os desempenhos em leitura e escrita esperados para cada série escolar, além da diversidade de formas de avaliação destas habilidades. Este estudo visa analisar, em uma abordagem neuropsicológica cognitiva, a precisão no uso das rotas de leitura em voz alta e escrita de palavras isoladas de 109 crianças de segunda série de escolas estaduais. Os resultados evidenciaram maior precisão no uso da rota fonológica de leitura e de escrita, em função do melhor desempenho nas pseudopalavras do que nas palavras irregulares, dos fortes efeitos de regularidade e extensão e dos erros de neologismos e regularizações. Porém, houve indícios de que a rota lexical também é usada. Conclui-se que as crianças de 2ª série de escolas públicas usam ambas as rotas de leitura e de escrita de palavras isoladas, mas preferencialmente a rota fonológica.Reading and writing are complex activities, made up of multiple processes. In Brazil there is no consensus regarding the expected performance for reading and writing for each year of schooling, besides there being a diversity of evaluation forms for these abilities. This study aims to analyze, in a neuropsychological cognitive approach, the precision in the use of routes of oral reading and writing of isolated words in 109 children attending the 2nd grade in state schools. The results showed a greater precision in the use of the phonological reading and writing route, due to the better performance in the use of pseudo-words than in the use of irregular words, high effect of regularity and extension and, the mistakes in neologisms and regularizations. However, there were signs that the lexical route is also used. It can be concluded, that children of the 2nd grade of state schools, use both routes of reading and writing of isolated words, but preferably the phonological route.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2007), p.220-228.CriançaEnsino fundamentalLeituraEscritaAvaliaçãoNeuropsicologiaAvaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitivaEvaluation of reading and writing of words in 2nd grade children: neuropsychological cognitive approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000627178.pdf.txt000627178.pdf.txtExtracted Texttext/plain46221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/2/000627178.pdf.txtfcc3999258a2192fa13548d148084de0MD52ORIGINAL000627178.pdf000627178.pdfTexto completoapplication/pdf132899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/1/000627178.pdf061fbbd376842255b53c7b2f5b084d25MD51THUMBNAIL000627178.pdf.jpg000627178.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/3/000627178.pdf.jpg74a1374c5f6fdbff2b882f23c4fbc442MD5310183/256982018-11-29 02:46:50.841083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of reading and writing of words in 2nd grade children: neuropsychological cognitive approach
title Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva
spellingShingle Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva
Salles, Jerusa Fumagalli de
Criança
Ensino fundamental
Leitura
Escrita
Avaliação
Neuropsicologia
title_short Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva
title_full Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva
title_fullStr Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva
title_full_unstemmed Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva
title_sort Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva
author Salles, Jerusa Fumagalli de
author_facet Salles, Jerusa Fumagalli de
Pimenta, Maria Alice de Mattos
author_role author
author2 Pimenta, Maria Alice de Mattos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
Pimenta, Maria Alice de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Ensino fundamental
Leitura
Escrita
Avaliação
Neuropsicologia
topic Criança
Ensino fundamental
Leitura
Escrita
Avaliação
Neuropsicologia
description A leitura e a escrita são atividades complexas, compostas por múltiplos processos. No Brasil, não há consenso sobre os desempenhos em leitura e escrita esperados para cada série escolar, além da diversidade de formas de avaliação destas habilidades. Este estudo visa analisar, em uma abordagem neuropsicológica cognitiva, a precisão no uso das rotas de leitura em voz alta e escrita de palavras isoladas de 109 crianças de segunda série de escolas estaduais. Os resultados evidenciaram maior precisão no uso da rota fonológica de leitura e de escrita, em função do melhor desempenho nas pseudopalavras do que nas palavras irregulares, dos fortes efeitos de regularidade e extensão e dos erros de neologismos e regularizações. Porém, houve indícios de que a rota lexical também é usada. Conclui-se que as crianças de 2ª série de escolas públicas usam ambas as rotas de leitura e de escrita de palavras isoladas, mas preferencialmente a rota fonológica.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:21:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25698
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000627178
identifier_str_mv 0102-7972
000627178
url http://hdl.handle.net/10183/25698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2007), p.220-228.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/2/000627178.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/1/000627178.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/3/000627178.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fcc3999258a2192fa13548d148084de0
061fbbd376842255b53c7b2f5b084d25
74a1374c5f6fdbff2b882f23c4fbc442
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722766102528