Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25698 |
Resumo: | A leitura e a escrita são atividades complexas, compostas por múltiplos processos. No Brasil, não há consenso sobre os desempenhos em leitura e escrita esperados para cada série escolar, além da diversidade de formas de avaliação destas habilidades. Este estudo visa analisar, em uma abordagem neuropsicológica cognitiva, a precisão no uso das rotas de leitura em voz alta e escrita de palavras isoladas de 109 crianças de segunda série de escolas estaduais. Os resultados evidenciaram maior precisão no uso da rota fonológica de leitura e de escrita, em função do melhor desempenho nas pseudopalavras do que nas palavras irregulares, dos fortes efeitos de regularidade e extensão e dos erros de neologismos e regularizações. Porém, houve indícios de que a rota lexical também é usada. Conclui-se que as crianças de 2ª série de escolas públicas usam ambas as rotas de leitura e de escrita de palavras isoladas, mas preferencialmente a rota fonológica. |
id |
UFRGS-2_1ba8034d38777b154a34099f3ac28b0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25698 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Salles, Jerusa Fumagalli dePimenta, Maria Alice de Mattos2010-09-11T04:21:23Z20070102-7972http://hdl.handle.net/10183/25698000627178A leitura e a escrita são atividades complexas, compostas por múltiplos processos. No Brasil, não há consenso sobre os desempenhos em leitura e escrita esperados para cada série escolar, além da diversidade de formas de avaliação destas habilidades. Este estudo visa analisar, em uma abordagem neuropsicológica cognitiva, a precisão no uso das rotas de leitura em voz alta e escrita de palavras isoladas de 109 crianças de segunda série de escolas estaduais. Os resultados evidenciaram maior precisão no uso da rota fonológica de leitura e de escrita, em função do melhor desempenho nas pseudopalavras do que nas palavras irregulares, dos fortes efeitos de regularidade e extensão e dos erros de neologismos e regularizações. Porém, houve indícios de que a rota lexical também é usada. Conclui-se que as crianças de 2ª série de escolas públicas usam ambas as rotas de leitura e de escrita de palavras isoladas, mas preferencialmente a rota fonológica.Reading and writing are complex activities, made up of multiple processes. In Brazil there is no consensus regarding the expected performance for reading and writing for each year of schooling, besides there being a diversity of evaluation forms for these abilities. This study aims to analyze, in a neuropsychological cognitive approach, the precision in the use of routes of oral reading and writing of isolated words in 109 children attending the 2nd grade in state schools. The results showed a greater precision in the use of the phonological reading and writing route, due to the better performance in the use of pseudo-words than in the use of irregular words, high effect of regularity and extension and, the mistakes in neologisms and regularizations. However, there were signs that the lexical route is also used. It can be concluded, that children of the 2nd grade of state schools, use both routes of reading and writing of isolated words, but preferably the phonological route.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2007), p.220-228.CriançaEnsino fundamentalLeituraEscritaAvaliaçãoNeuropsicologiaAvaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitivaEvaluation of reading and writing of words in 2nd grade children: neuropsychological cognitive approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000627178.pdf.txt000627178.pdf.txtExtracted Texttext/plain46221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/2/000627178.pdf.txtfcc3999258a2192fa13548d148084de0MD52ORIGINAL000627178.pdf000627178.pdfTexto completoapplication/pdf132899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/1/000627178.pdf061fbbd376842255b53c7b2f5b084d25MD51THUMBNAIL000627178.pdf.jpg000627178.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/3/000627178.pdf.jpg74a1374c5f6fdbff2b882f23c4fbc442MD5310183/256982018-11-29 02:46:50.841083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25698Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evaluation of reading and writing of words in 2nd grade children: neuropsychological cognitive approach |
title |
Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva |
spellingShingle |
Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva Salles, Jerusa Fumagalli de Criança Ensino fundamental Leitura Escrita Avaliação Neuropsicologia |
title_short |
Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva |
title_full |
Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva |
title_fullStr |
Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva |
title_full_unstemmed |
Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva |
title_sort |
Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva |
author |
Salles, Jerusa Fumagalli de |
author_facet |
Salles, Jerusa Fumagalli de Pimenta, Maria Alice de Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Maria Alice de Mattos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salles, Jerusa Fumagalli de Pimenta, Maria Alice de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Ensino fundamental Leitura Escrita Avaliação Neuropsicologia |
topic |
Criança Ensino fundamental Leitura Escrita Avaliação Neuropsicologia |
description |
A leitura e a escrita são atividades complexas, compostas por múltiplos processos. No Brasil, não há consenso sobre os desempenhos em leitura e escrita esperados para cada série escolar, além da diversidade de formas de avaliação destas habilidades. Este estudo visa analisar, em uma abordagem neuropsicológica cognitiva, a precisão no uso das rotas de leitura em voz alta e escrita de palavras isoladas de 109 crianças de segunda série de escolas estaduais. Os resultados evidenciaram maior precisão no uso da rota fonológica de leitura e de escrita, em função do melhor desempenho nas pseudopalavras do que nas palavras irregulares, dos fortes efeitos de regularidade e extensão e dos erros de neologismos e regularizações. Porém, houve indícios de que a rota lexical também é usada. Conclui-se que as crianças de 2ª série de escolas públicas usam ambas as rotas de leitura e de escrita de palavras isoladas, mas preferencialmente a rota fonológica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-11T04:21:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25698 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000627178 |
identifier_str_mv |
0102-7972 000627178 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2007), p.220-228. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/2/000627178.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/1/000627178.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25698/3/000627178.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcc3999258a2192fa13548d148084de0 061fbbd376842255b53c7b2f5b084d25 74a1374c5f6fdbff2b882f23c4fbc442 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224722766102528 |